placardpt
Técnico do Famalicão em entrevista

Famalicão e o desfecho da II Divisão: «Se for para jogar duas vezes por semana não vejo problema nenhum»

2020/04/07 19:40
E0

Com todos os campeonatos em suspenso e sem qualquer conhecimento de qual vai ser o desfecho escolhido pela Federação Portuguesa de Futebol, o zerozero esteve à conversa com os quatros treinadores que, à segunda jornada da fase de apuramento de campeão da II Divisão Feminina, somam seis pontos em seis possíveis.

Depois de ter terminado a fase regular com distinção ao vencer a Série B com 14 vitórias em 14 jogos e mais de 200 golos marcados, o FC Famalicão é o líder atual da fase de apuramento de subida a norte, com seis pontos em dois jogos, em igualdade pontual com o SC Fiães. 

Nesse sentido, o zerozero resolveu falar com João Marques, técnico da equipa famalicense, sobre como tem adaptado o seu planeamento e ainda sobre qual será desfecho dos campeonatos femininos, em específico, a II Divisão Nacional. 

zz: Como treinador, de que forma é que tem lidado com a situação? Quais são as indicações que tem dado às suas jogadoras?

JM: «Esta é uma situação pela qual nunca tínhamos passado. É uma situação difícil. Como treinador, vejo esta situação com alguma dificuldade,  porque não sabemos o que vai acontecer. É uma situação complicada, mas neste momento a prioridade é a saúde das atletas e de todos nós. Depois, quando tudo isto estiver resolvido é que nos vamos preocupar com as outras coisas. Ainda assim, continuamos a trabalhar da forma que nos é possível. As jogadoras continuam a fazer os seus treinos individuais e eu e minha equipa técnica tivemos o cuidado de enviar um conjunto de treinos semanal para elas poderem fazer todos os dias. Estamos também a fazer um acompanhamento diário com as atletas. Já sabemos que não é a mesma coisa, mas sempre é muito melhor do que não fazer nada. Estamos a aguardar pelas decisões para sabermos»

zz: Qual o desfecho que acha que a FPF vai dar ao Campeonato? E qual é aquele que considera que deve ser aplicado?

JM: «A melhor opção, neste momento, é preservar a saúde de todas as atletas e todos os intervenientes, neste caso, no futebol. Mas a vida não pára e nós também não estamos à espera que esta situação se arraste para sempre. Na minha opinião, e sem qualquer informação oficial, penso que os campeonatos vão recomeçar. Se será mais tarde? Penso que sim. E acho que vai acabar por terminarem mais tarde, porque estamos a falar de equipas que fizeram grandes investimentos e há muita coisa em causa: contratos de jogadoras, por exemplo».

«Realço novamente que a saúde é o mais importante, mas isto vai acabar por passar. Em Portugal, penso que a população está a ter uma atitude de louvar e julgo que as coisas, mais dia menos dia, vão acabar por se resolver. Em relação ao futebol, acho que os campeonatos femininos se vão realizar. Estamos a aguardar por datas, até porque as competições só serão retomadas assim que estiverem reunidas as condições ideais, mas penso que se vai jogar o resto que falta, até para ditar quem sobe e quem desce».

zz: Se for para jogar até julho ou agosto, o FC Famalicão está disponível? A próxima época não fica em risco?

JM: «Se houver continuação deste campeonato, penso que a Federação também vai ter isso em conta no que respeita às datas do próximo campeonato, mas acho que ainda há tempo para cumprir prazos, porque acho que num mês, mês e pouco se consegue acabar o campeonato»

zz: Jogar durante a semana não é um problema?

JM: «Quanto à possibilidade de haver jogos durante a semana e ao fim de semana acho que isso é possível. Se uma equipa treinava à noite durante a semana, também pode jogar à noite durante a semana. No meu entender, se for para jogar durante a semana não vejo problema nenhum. As atletas até preferem ir jogar do que ir treinar, como todos nós que andamos no futebol. O Famalicão entrou nesta competição para subir e queremos fazê-lo dentro do campo.  Se a FPF achar que o melhor é jogar na hora dos treinos à noite, não vejo mal nenhum nisso. Apesar de todos dizerem que as jogadoras do Famalicão são profissionais, isso não é verdade. Temos quatro ou cinco jogadores profissionais, é verdade. Mas o resto são todas amadoras e algumas delas nem ganham dinheiro. Temos as mesmas condicionantes que os outros clubes têm, porque não são profissionais.

©FC Famalicão
O projeto da equipa do Famalicão é a profissionalização. É poder treinar de manhã e dar condições à jogadora, neste caso, à mulher. Continuo a dizer, há uma desigualdade muito grande entre homem e mulher. Sou alguém que tem lutado para as que condições do futebol feminino melhorem, porque elas têm os mesmos direitos do que os homens, e nós treinadores somos muito responsáveis também no apelo a que haja mais igualdade.

Não me importo que os outros clubes paguem muito, isso é bom sinal. Eu quero é que as jogadoras ganhem, porque isso é um sinal de que o feminino está a crescer e é um direito delas. Se elas vão treinar no mesmo tempo que os homens, se fazem o mesmo, porquê que a desigualdade é tanta? Eu não vejo a mulher de maneira diferente, antes pelo contrário, vejo igual. E luto por essa igualdade. Acho muito importante que todos os dirigentes desportivos façam este apelo. Elas têm o mesmo direito. Já treinei masculino e feminino e apesar de ter convites para o masculino, não saio do feminino porque essa é a minha aposta e, no que depender de mim, irei tentar sempre dar as melhores condições à minha equipa».

Veja aqui qual a posição tomada pelos restantes treinadores:

Tópicos Relacionados

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Treinador do FC Porto dissertou sobre momento
Treinador do FC Porto puxou dos galões para falar dos sete anos ao serviço do clube e ainda falou do «timing» da sua renovação, antes do ato eleitoral

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

FC
Fcpflaw2506 29-04-2024, 10:08
Maxaqueen 29-04-2024, 10:06
ricardolouromartins 29-04-2024, 10:06
Maxaqueen 29-04-2024, 10:02
BL
Bluetrain 29-04-2024, 09:47
FC
Fcpflaw2506 29-04-2024, 09:39
Platinum-Returns 29-04-2024, 09:33
FC
Fcpflaw2506 29-04-2024, 09:32
AS
asa_scouting 29-04-2024, 09:27
zirel 29-04-2024, 09:26
ZY
zyxw4321 29-04-2024, 09:23
Riba21 29-04-2024, 09:22
FC
Fcpflaw2506 29-04-2024, 09:14
FC
Fcpflaw2506 29-04-2024, 09:08
FC
Fcpflaw2506 29-04-2024, 09:04
telmogomes 29-04-2024, 08:40