placardpt
      Ingleses conquistaram Supertaça Europeia

      Nas linhas da ineficácia, City escreveu capítulo de história

      2023/08/16 22:54

      Depois de ter levantado a sua primeira Liga dos Campeões no passado mês de maio, o Manchester City voltou a festejar a conquista de um troféu pela primeira vez, isto na medida em que conta agora com uma Supertaça Europeia no seu palmarés.

      Para tal desfecho, o conjunto de Pep Guardiola teve de saber sofrer frente ao Sevilla, clube ao qual só se conseguiu superiorizar nos penáltis (triunfo por 5-4, isto após um empate a uma bola no tempo regulamentar). De resto, do jogo disputado na Grécia é preciso realçar as ocasiões desperdiçadas pelos espanhóis em momentos críticos do jogo, num cenário que acabou por motivar o City.

      Uma lição bem estudada

      Apesar de, na teoria, ambas as equipas se terem apresentado em 4x2x3x1, a verdade é que as dinâmicas apresentadas pelos dois clubes não podiam ser mais diferentes. Pep Guardiola apostou em Akanji para fazer o papel de John Stones (defesa-central a jogar subido no meio-campo) e o Sevilla tentou aproveitar.

      Pressionando o suíço, o conjunto de José Luis Mendilibar ganhou conforto no jogo e, mesmo nunca tendo muita bola, conseguiu conter as intenções do adversário.

      Perante este cenário, foi sem grande surpresa que o Sevilla se conseguiu adiantar no marcador à passagem do minuto 25, isto depois de En-Nesyri ter respondido da melhor forma a um cruzamento milimétrico de Acuña. Até ao intervalo, o Manchester City intensificou a circulação de bola, mas não conseguiu criar real perigo junto da baliza de Bono.

      Após o descanso, todos esperavam um City a toda a força e a encostar o adversário ao seu setor recuado, mas a verdade é que tal não se verificou. Disciplinados taticamente e inteligentes na forma como saíram para o contra-ataque, os sevilhanos tiveram uma mão cheia de boas ocasiões a abrir a etapa complementar, com um denominador comum: En-Nesyri

      Logo aos 49 minutos, o avançado marroquino apareceu isolado no interior da área, após ser bem lançado por Ocampos, mas não conseguiu fazer melhor do que atirar contra Ederson.

      Sem que nada o fizesse prever, e num lance totalmente contra a corrente do jogo, o Manchester City chegou ao golo aos 63'. Lançado na área com um cruzamento de grande nível de Rodri, o jovem Cole Palmer não tremeu na cara de Bono e, de cabeça, colocou a partida de novo empatada.

      Quando muitos adeptos do City ainda festejavam, o Sevilla voltou a 'cheirar' o golo. Novamente isolado, En-Nesyri- o atacante vai ter pesadelos esta noite- atirou contra Ederson, num cenário que desmotivou por completo o conjunto que havia viajado desde o sul de Espanha.

      A partir daqui, e até ao final da 2ª parte, só deu Manchester City. A formação orientada por Pep Guardiola pressinou e acercou-se da baliza de Bono (que teve defesas importantes), mas não conseguiu chegar ao tão desejado golo, surgindo assim o apito do árbitro com o 1-1 no marcador.

      Sonho espanhol esbarrou na barra

      Perante este cenário, a Supertaça Europeia acabou por ser decidida nos penáltis. 

      Halaand, Julian Álvarez, Kovacic, Jack Grealish e Kyle Walker marcaram para o Manchester City, ao passo que Ocampos, Rafa Mir, Rakitic e Montiel festejaram para o lado do Sevilla. No entanto, no último penálti da série de cinco batidos, Gudelj rematou com estrondo à barra da baliza de Ederson e permitiu a festa inglesa.

      Desta forma, o Manchester City tornou-se o 25º vencedor desta competição europeia.

       

      jogos históricos
      U Quarta, 16 Agosto 2023 - 20:00
      Georgios Karaiskakis Stadium
      François Letexier
      1-1
      (5-4 g.p.)
      Cole Palmer 63'
      Youssef En-Nesyri 25'
      jogos históricos
      U Quarta, 16 Agosto 2023 - 20:00
      Georgios Karaiskakis Stadium
      François Letexier
      1-1
      (5-4 g.p.)
      Cole Palmer 63'
      Youssef En-Nesyri 25'

      ESTÁDIO

      Georgios Karaiskakis Stadium
      Lotação33 334
      Medidas105x68
      Inauguração2004
      Positivo
      Guardiola recordista

      Com o triunfo do Manchester City sobre o Sevilla, Pep Guardiola tornou-se o primeiro treinador da história a conquistar a Supertaça Europeia por três clubes diferentes (já havia ganho pelo Barcelona e pelo Bayern Munique). Para além disso, o espanhol tem agora tantas conquistas na prova, no caso quatro, como Carlo Ancelotti.

      Negativo
      Aquelas duas chances de En-Nesyri...

      En-Nesyri esteve no melhor e no pior dos espanhóis. É certo que colocou a sua equipa na frente do marcador, mas as oportunidades que desperdiçou na cara de Ederson, aos 49' e aos 63', deitaram por terra as esperanças sevilhanas.

      Forma
      Manchester City
      2023/2024
      3J
      1V
      2E
      0D
      5-2G
      Sevilla
      2023/2024
      3J
      0V
      2E
      1D
      3-4G
      O Árbitro

      Apesar da tenra idade (tem apenas 34 anos) não se deixou intimidar pelo facto de estar num grande palco europeu e fez uma exibição segura. Teve um critério adequado à dimensão da partida e o maior elogio que se pode fazer está relacionado com o facto de ter passado quase despercebido nesta final.

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      MANCHESTER CITY
      EMPATE
      SEVILLA

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      nicolas_gaitan
      2023-08-17 16h01m por PotentEagle
      O Olmo vai estar muito caro agora, pois o Leipzig já encaixou muito com Nkunku e Gvardiol, sendo que o espanhol também marcou agora um hat-trick ao Bayern. Paquetá deve ser a escolha. Na ala qualquer um dos dois é bom mas acredito que seja Doku, por ser mais jovem e barato, se bem que Pep já treinou Coman em Munique com êxito, aliás, foi ele que trouxe o francês para o Bayern.
      City
      2023-08-17 15h01m por nicolas_gaitan
      Não tenho gostado das últimas exibições, falta um médio-ofensivo (Dani Olmo) e um extremo direito (Coman ou Doku).
      Vasconeves08
      2023-08-17 14h01m por DanielCosta19
      Tem andado a def esquerdo e sempre fez essa posição, já no dinamo zagreb jogava grande parte das vezes a def esquerdo, só no leipzig é que jogou quase exclusivamente como central
      VA
      MonarchOfHell27
      2023-08-17 12h58m por vasconeves08
      O Gvardiol tem passado a defesa esquerdo, não foi tão ousado quanto isso.
      City
      2023-08-17 05h57m por moumu
      Mais um troféu apesar de ter havido várias baixas com o Sevilla a dar grande réplica (pudera me provas a eliminar!), também acho que De Bruyne vai fazer falta, ele tem muita clarividência a soltar a bola e cria perigo, parabéns ao City desta vez não tremeram no penalties como na supertaça inglesa!
      Supertaça
      2023-08-17 00h15m por PotentEagle
      Em abono da verdade, foi um jogo algo enfadonho, mas ver num ambiente divertido acabou por mitigar esse facto. Verificou-se um City ressentido, profundamente, das ausências de KDB e Bernardo, os dois principais criativos, sendo que Foden e Grealish não casam bem, pela procura igual que fazem dos espaços (esquerda para o centro). Jogarem em simultâneo não é o ideal. Kovacic também não é nenhum Gündogan, pelo menos em termos de se adequar ao esquema de Guardiola, cujo (quase) homónimo ...ler comentário completo »
      zyxw4321
      2023-08-16 23h17m por H2OReturns
      Também acho uma aberração não ter havido prolongamento.
      Madelo
      2023-08-16 23h16m por ManCityArsenal
      Sou do FCP e a nível internacional adoro acompanhar o Man. City pelo seu estilo do jogo. . . Já bem antes de Guardiola mas com ele foi a cereja no topo do bolo mesmo.
      O Arsenal não me diz nada
      ZY
      Supertaça
      2023-08-16 23h02m por zyxw4321
      Fui apanhado desprevenido pela ausência de prolongamento. Isso não era assim até há pouco tempo.

      Parabéns ao City por mais um troféu. O Mundial de Clubes há-de ser to próximo.
      ManCityArsenal
      2023-08-16 23h02m por madelo
      És do City, do arsenal e do Porto?
      City
      2023-08-16 22h58m por ManCityArsenal
      Finalmente após tantos anos de investimento e estabilidade, começa a limpar troféus internacionais.
      Mais uma vez, falhou-se muitos passes mais uma vez. . . E tivemos sorte com aquelas defesas (enormes) de Ederson.

      É preciso de 1 ou 2 reforços!

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Futebol Inglês
      Guarda-redes suplente foi herói do Man City
      Por um instante fugaz pareceu que Heung-min Son ia fazer o empate, tirando o título das mãos do Manchester City e deixando tudo em aberto para que o Arsenal fosse campeão, ...