placardpt
    Biografia
    Jogadores

    Fernando Peyroteo: O Violino Goleador

    Texto por António Ferreira Dias
    l0
    E13

    Fernando Peyroteo foi o maior marcador de sempre do futebol nacional. “Era uma máquina de fazer golos”, como um dia disse Cândido de Oliveira. Em 12 anos de carreira, marcou 529 golos em 327 jogos e o número de golos sobe para a inacreditável soma de 700 remates certeiros se incluirmos amigáveis e torneios disputados. 

    qEra uma máquina de fazer golos
    Cândido de Oliveira
    Peyroteo, vindo da então colónia portuguesa de Angola, estreou-se pelos leões logo num Sporting x Benfica (5x3), a 12 de setembro de 1937, com dois golos. Tinha apenas 19 anos.
     
    Chegada ao Sporting
     
    No começo da sua carreira, na época de 1937/38, havia somente 12 equipas na Primeira Divisão. Eram já 14 em 1948/49, quando Peyroteo abandonou o futebol.  Apesar do campeonato ser disputado por poucas equipas, Peyroteo marcou golos como mais nenhum jogador na história do futebol português.
     
    O maior dos goleadores do futebol nacional terá sido o último dos heróis românticos de uma outra era do futebol, onde se jogava por amor à camisola e se respeitava sempre o adversário. Em 1949, terminou a sua curta carreira, numa vitória de 8x0 sobre o Oriental – três golos foram seus. 
     
    Peyroteo, o homem-golo dos «cinco violinos», sabia procurar a melhor colocação no terreno à espera dos centros da direita ou da esquerda, metendo muitos e bonitos golos sem deixar que a bola chegasse ao chão.
     
    Após inúmeros golos e exibições memoráveis, a fama de Peyroteo chegou a França. No Natal de 1945, emissários de Bordéus quiseram falar-lhe. Não os recebeu. O casamento com o Sporting era indissolúvel e o seu amor ao leão rampante maior do que os francos que os Girondins lhes prometiam...
     
    A sua postura de correção valeu-lhe ter vencido em abril de 1939 o concurso de «o mais popular desportista português», concurso organizado pelo jornal «O Século». Isso não impediu que, em 1945, num Benfica-Sporting, respondesse a soco a um insulto de Gaspar Pinto à sua mãe. O fair-play era importante, mas a honra da família sobrepunha-se a tudo mais. «Não podia deixar que falasse assim da Senhora minha mãe!», justificou um dia.
     
    Golos e mais golos
     
    Nalgumas goleadas do Sporting sobressaíram os golos de Peyroteo: Sporting 12x1 Boavista (oito golos de Peyroteo), Sporting 14x0 Leça (nove golos), Sporting 11x0 Famalicão (seis golos). Era a máquina goleadora que qualquer treinador sonhava para a sua equipa e Cândido de Oliveira sabia bem disso, criando uma linha avançada para poder  tirar partido da capacidade goleadora do angolano.
     
    qNinguém acreditava. Acreditou Peyroteo. 4-1 e os quatro golos foram da autoria do melhor avançado-centro português de todos os tempos
    No entanto, trouxe-lhe maior prestígio o Benfica 1x4 Sporting, em 25 de abril de 1948, com quatro golos de Peyroteo a decidir o campeonato. O Benfica tinha vencido o Sporting por 3x1. Ficariam igualados na pontuação se o Sporting vencesse. O Sporting só seria campeão se ganhasse por uma diferença de golos superior ao jogo da 1ª volta.
     
    Ninguém acreditava. Acreditou Peyroteo. 4-1 e os quatro golos da autoria do melhor avançado-centro português de todos os tempos deitaram por terra o sonho benfiquista.
     
    Fim de carreira e morte prematura
     
    Se motivos faltassem, Peyroteo ainda ficaria na história do futebol nacional ao apadrinhar – enquanto selecionador nacional – a estreia de Eusébio com a camisola das quinas. Os deuses do futebol encontraram nessa primeira convocatória do Pantera Negra uma passagem de testemunho entre o maior avançado português de todos os tempos, e aquele que viria a ser unanimemente reconhecido como o melhor jogador português da história.
     
    A vida, contudo, não seria justa para Fernando Peyroteo, que faleceu em 1978 vítima de um ataque cardíaco, culminar de uma doença do sistema circulatório que já lhe tinha custado a amputação de uma perna...
     
    Para sempre ficou a memória de um grande atleta e homem que nos bons tempos da sua carreira, quando havia no Benfica o avançado Guilherme Espírito Santo, e a rivalidade Benfica-Sporting era enorme, brincava-se então: que o verdadeiro sportinguista ao benzer-se devia dizer sempre «Em nome do pai, e do filho e do Peyroteo, que o Espírito Santo é do Benfica
    Fernando Peyroteo, foi o maior marcador de sempre do futebol nacional. 
    “Era uma máquina de fazer golos”, como um dia disse Cândido de Oliveira. Em 12 anos de carreira, marcou 529 golos em 327 jogos, e o número de golos sobe para 700 se incluirmos amigáveis e torneios disputados. 
     
    Peyroteo, vindo da então colónia portuguesa de Angola, estreou-se num Sporting 5x3 Benfica em 12 de Setembro de 1937, com dois. Tinha 19 anos.
     
    No começo da sua carreira, 37-38, havia somente 12 equipas na Primeira Divisão. Eram 14 em 1948-49, quando Peyroteo abandonou o futebol. Peyroteo terá sido o último dos heróis românticos, de uma outra era do futebol nacional.
     
    Em 1949, quando terminou a carreira, com apenas 31 anos numa vitória de 8-0 sobre o Oriental – três golos foram seus.
     
    Peyroteo, o homem-golo dos 5 violinos, sabia procurar a melhor colocação no terreno à espera dos centros da direita ou da esquerda, metendo muitos e bonitos golos sem deixar que a bola chegasse ao chão.
     
    Após inúmeros golos e exibições memoráveis a fama de Peyroteo chegou a França. No Natal de 1945 emissários de Bordéus quiseram falar-lhe. Não os recebeu. O casamento com o Sporting era indissolúvel. 
     
     
    A sua postura de correcção valeu-lhe ter vencido em Abril de 1939 o concurso de «o mais popular desportista português», concurso organizado pelo jornal «O Século». Isso não impediu que, em 1945, num Benfica-Sporting, respondesse a soco a um insulto de Gaspar Pinto à sua mãe.
     
    Nalgumas goleadas do Sporting sobressaíram os golos de Peyroteo: Sporting 12x1 Boavista (8 golos de Peyroteo), Sporting 14x0 Leça (nove golos), Sporting 11x0 Famalicão (seis golos).
     
    No entanto trouxe-lhe maior prestígio o Benfica 1x4 Sporting, em 25 de Abril de 1948, com 4 golos de Peyroteo a decidir o campeonato. O Benfica tinha vencido o Sporting por 3-1. Ficariam igualados na pontuação se o Sporting vencesse. O Sporting só seria campeão se ganhasse por uma diferença de golos superior ao jogo da 1ª volta. Ninguém acreditava. Acreditou Peyroteo. 4-1 e os 4 golos do melhor avançado-centro português de todos os tempos deitaram por terra o sonho benfiquista.
     
    Peyroteo ficaria ainda na história do futebol nacional ao apadrinhar – enquanto seleccionador nacional – a estreia de Eusébio com a camisola das quinas. 
    Os deuses do futebol encontraram nessa primeira convocatória do Pantera Negra, uma passagem de testemunho entre o até então maior avançado português de todos os tempos, para aquele que viria a ser unanimamente reconhecido como o melhor jogador português da história.
     
    A vida contudo não seria justa para Fernando Peyroteo, que faleceu em 1978 vítima de um ataque cardíaco, culminar de uma doença do sistema circulatório que já lhe tinha custado a amputação de uma perna...
     
    Para sempre ficou a memória de um grande atleta e homem que nos bons tempos da sua carreira, quando havia no Benfica o avançado Guilherme Espírito Santo, e a rivalidade Benfica-Sporting era enorme, brincava-se então: que o verdadeiro sportinguista ao benzer-se devia dizer sempre «Em nome do pai, e do filho e do Peyroteo, que o Espírito Santo é do Benfica
    D

    Fotografias(7)

    Fernando Peyroteo
    Os Cinco Violinos do Sporting

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Se Peyroteo fosse do Benfica. . .
    2014-08-13 12h42m por jorgembsousa
    Se Peyroteo fosse do Benfica. . . Estátua, torneio, enfim era uma lenda com maiusculas.

    Este se tivesse
    2013-09-12 01h02m por Stromp1906
    jogado no tempo do Eusébio, teriam feito uma dupla temível. Mas no tempo do Peyroteo, ainda não havia TV, mundiais de futebol, etc. . .
    peyroteo
    2012-09-13 11h09m por Tobin
    Infelizmente não tive a honra de o ver jogar. . . uma das grandes figuras do Sporting!
    GA
    Peyroteo
    2012-09-12 17h15m por gajodealgures
    Tu não eras grande, eras gigante, é pena é que caiu muito no esquecimento, mas acredito que pelos sportinguistas pelo menos serás lembrado para sempre, tu e os restantes violinos eram o pesadelo de qualquer equipa que o sporting apanha - se, eram imparaveis!
    Fernando Peyroteo
    2012-09-12 14h44m por Marat_Izmailov-7__
    Melhor marcador Português. . .
    Nada mais a acrescentar. . .


    Grande garra e lealdade ao grande SportingCP!
    ID
    GRANDE
    2012-09-12 13h48m por IDanielGarrido
    tenho pena de não ter visto uma lenda deste calibre a jogar :(
    peypey
    2012-09-12 11h38m por Maiquek
    Melhor avançado centro português de sempre. Ofuscado pelos milhões de benfiquistas que só dão exposição a Eusébio por ser do benfica e mandaram peyroteo para o equecimento de muitos. Pantera negra muita habilidade nos pés, mas para marcar golos, melhor que este não havia.
    Peyroteo
    2012-09-12 11h19m por sportingg4le
    Enorme figura da história Leonina. Que enorme jogador.

    Força Sporting
    JO
    ---
    2012-09-12 11h11m por jonh91
    Este sim fazia falta ao sporting nos dias de hoje, certamente andávamos nos lugares da frente
    EX
    vocês sabiam que o peyroteo é tio avô de
    2012-06-27 12h33m por exigente
    josé COCEIRO? SABIAM?. . .
    EX
    eu estou a ver os melhores marcadores do
    2012-06-27 12h27m por exigente
    campeonato portugues, há cada um. . . já viram o correia dias?
    PEYROTEOOOOOOOO
    2012-03-12 21h36m por Betoachado
    Fernando Peyroteo, foi o maior marcador de sempre do futebol nacional. . . . . e internacional com uma media de 1. 68 nunca. . . . . damc estamos a falar de "goleador"
    DA
    o grande
    2012-02-28 22h30m por damc
    melhor que o eusebio mas ninguem fala dele
    Tópicos Relacionados