placardpt
    Premier League 2008/09
    Grandes jogos

    Liverpool x Arsenal: Um poker dos diabos

    Texto por Vasco Moreira
    l0
    E0

    Uma boa partida de futebol deve contar com alguns ingredientes fundamentais, como golos, emoção e um estádio repleto. Pois bem, o duelo entre Liverpool e Arsenal, a 21 de abril de 2009, juntou a tudo isso a rivalidade entre as duas equipas e uma das melhores exibições individuais do passado recente da Premier League, tornando-o num dos jogos míticos da competição.

    As duas equipas chegaram ao jogo em circunstâncias distintas: o Arsenal era quarto e já estava arredado da luta pelo título, enquanto o Liverpool era segundo, a apenas quatro pontos do líder Manchester United. Curiosamente ambas vinham de desaires frente ao Chelsea. A turma de Wenger havia sido eliminada da Taça de Inglaterra pelos londrinos e a equipa de Rafa Benítez da Liga dos Campeões.

    Um domínio traduzido em desvantagem

    qEle não conseguiu dormir depois de uma batalha tão tensa e onde a pressão estava nos limites
    Tatyana, mãe de Arshavin, em declarações ao site uefa.com
    O início da partida foi completamente dominado pelo Liverpool. Às costas de um Fernando Torres em grande forma, os reds criaram oportunidade atrás de oportunidade e provocaram imensas dificuldades à defesa contrária. Criaram, mas não marcaram e o Arsenal aplicou a velha máxima de que «quem não marca sofre». Arshavin apontou o único golo do primeiro tempo a passe de Fàbregas…. Mal sabia o russo que esta seria a sua noite.

    Torres conseguiu quebrar o enguiço e empatar a partida logo a abrir o segundo tempo e Benayoun consumiu a reviravolta no marcador pouco depois. Os reds bateram finalmente Fabianski e tudo parecia encaminhado para que o domínio se traduzisse em vitória, só que um pequeno génio russo tinha ideias diferentes…

    O pequeno génio russo e uma final à inglesa

    Aos 67’, o camisola 23 dos gunners roubou o esférico a Arbeloa e apontou o golo da noite, numa bela execução. Instantes depois, aproveitou uma sobra dentro da grande área para voltar a fazer o gosto ao pé. Em menos de cinco minutos, Andrei Arshavin assaltou Anfield Road e concentrou os holofotes só para si: estava consumado o hat-trick que deu uma autêntica cambalhota no marcador.

    Um jogo de loucos que voltou à igualdade com o segundo tento de Torres. O duelo parecia ter um único destino, mas antes disso…

    Icónico @Laurence Griffiths / Getty Images
    Em cima do último minuto do tempo regulamentar Arshavin (quem mais?) voltou a atirar o gunners para a liderança da partida e alcançou o poker, depois de finalizar um contra-ataque mortífero com o seu pior pé. Incrível? Sim. Fim da história? Nem por isso. Faltava ainda o golo de Yossi Benayoun, já para lá dos 90’, a restabelecer o equilíbrio e deixar o resultado final em 4x4.

    Dois bis e um poker dos diabos, num dos jogos mais loucos da história da Premier League. No final da época, as contas: o Arsenal continuou no quarto lugar e o Liverpool terminou uma semana negra. Os reds ficaram afastados da corrida pelo título – Manchester United conquistou-o nesse mesmo ano – e foram eliminados da Liga dos Campeões em apenas sete dias.

    A maior curiosidade de todas? Pontaria a 100 por cento. Em quatro remates apenas, quatro golos. E todos de um pequeno génio russo que se tornou no primeiro jogador a faturar um poker em Anfield Road em mais de 60 anos…

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Terça, 21 Abril 2009 - 20:00
    Anfield
    Howard Webb
    4-4
    Fernando Torres 49' 73'
    Yossi Benayoun 56' 90'
    Andrei Arshavin 36' 67' 70' 90'
    Estádio
    Anfield
    Anfield
    Inglaterra
    Liverpool
    Lotação54800
    Medidas101x68
    Inauguração0