placardpt
Oitava Arte
Álvaro Costa
2024/04/09
E1
«O Futebol sob uma perspetiva de cultura pop»

Voltaram os célebres Mind Games ou um cidadão, por acaso Treinador de Nível Mundial, não pode ver uns joguitos do mesmo clube!? Mas se esse cidadão se chama José Mourinho, como se diz em Hollywood, the plot thickens - isto é, complica -se.

Como num guião de Cinema, Cut to Campo da Avenida, Vila do Conde, anos 80. O Rio Ave tinha uma equipa que incluía nomes como Quim, Duarte, Alfredo, N´Habola, e tantos outros, chegava a uma final da Taça de Portugal (todos barbudos) e obtinha a sua melhor classificação - só muito mais tarde igualada pela equipa orientada por Carlos Carvalhal.

No muito nosso micro-Monumental de Nuñez vivi alguns dos momentos mais delirantes da minha carreira de amante do Futebol. Um espião do Bayern, que iria defrontar o Benfica do capitão Mário Wilson, terá dito que ali, «contra a equipa da casa cujo nome nem sabia bem», ninguém ganhava ao Rio Ave.

O ambiente era argentino/piscatório, com um pelado duro, cal que definia as linhas que mudavam centímetros consoante os jogos e «gandulos», como este vosso escriba, atrás da baliza na chamada Curva do Desespero - a Chingada atirava a tudo o que mexia.

Treinador? O eterno José Manuel Mourinho Félix de Ferragudo! Com ele, o seu Júnior que alinhava pelas reservas, um ritual onda filme mudo que cumpríamos às quartas-feiras! As vitaminas marítimas do arroz malandrinho e filetes de pescada do Ramon (lendário restaurante, agora infelizmente encerrado) não o ajudaram a tornar-se um craque.

Mas, quem como eu «vivia» no Campo da Avenida e via os treinos, com o lendário Alfredo e em momentos de galhofa, reparou que o jovem Mourinho tinha outras funções: quase um adjunto, observação de adversários, ou seja tudo aquilo que hoje será comum.

Jogar !? Pouco! Mas também não era tão fraquinho assim; essa equipa era de facto muito boa e, ajudada pelo delirante festival de loucura domingueira, conseguiu feitos impossíveis para um clube que uns anos antes tinha sido castigado com nove jogos de suspensão devido a uma invasão de campo contra o Aliados de Lordelo - não me perguntem se participei nela, juntamente com outro hincha, o João Malheiro.

Muito mais tarde, dei uma pequena entrevista a uma revista alemã, que procurava quem tivesse visto José Mourinho a «calçar a chuteira». Eu vi, mas a montante revelei que, para os atentos, já se sentia que estava ali o Futuro José Mourinho, sem que pudéssemos chegar a imaginar o que viria depois.

Se ele foi o Special One em Londres, eu fui o Special Pop também em Londres. E o filme acaba com To be Continued

Mind Games 2.1? Temos na Oitava palpites mas certo, certo mesmo é que essa equipa do Rio Ave já tinha algo de Special!



Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Caro amigo,
2024-04-10 09h23m por aultimapalavra
matas-me de nostalgia. . .

OPINIÕES DO MESMO AUTOR

A inspiração para os 90 minutos virtuais, mais os 12 minutos de compensação (para desenvolver ao longo desta crónica) surgiu de uma matéria intitulada And ...
22-04-2024 12:27
Ao escutar os fãs do Liverpool a cantar You Will Never Walk Alone (canção original de Gerry and The Pacemakers) com uma pitada de emoção, menos guerreira e ainda ...
30-03-2024 15:41E1
O Tempo, esse grande juiz - como diz Marguerite Yourcenar. O futuro a definir e a reinventar a dimensão do Passado, como terá dito o mago argentino Jorge Luís Borges. Foi uma ...
18-03-2024 11:11
Opinião
Campo Pelado
Pedro Jorge da Cunha
A Tasca do Silva
Paulo Silva
O sítio dos Gverreiros
António Costa
Treino Invisível
Pedro Filipe Maia
Oitava Arte
Álvaro Costa
O Melhor dos Jogos
Carlos Daniel