placardpt
    Pormenor Profundo
    Leandro Monteiro
    2019/02/07
    E2
    Nesta coluna um treinador e analista de futebol pretende alcançar os pormenores mais profundos, vislumbrando o despercebido, dando mote sobre uma visão mais alargada da modalidade, promovendo a arte do futebol.

    Novo derby num contexto ímpar, uma eliminatória e a duas mãos, o que obriga a reajustes de planeamento, é imperativo não se pensar só em 90 minutos, mas, no mínimo, em 180 minutos.

    Entender as particularidades de jogar em casa ou fora, enquadramento de jogos, gestão do plantel, inserção no macrociclo, definição do microciclo, condicionalismos das lesões são de atrozes pormenorizaçõe... Juntemos a isso a carga afetiva de ser um dérbi (influenciando múltiplas variáveis).

    A equipa leonina voltou a protagonizar um jogo imbuído nas transições, assegurando ter sempre (mais do que bem) muitos jogadores atrás da linha da bola, exigindo aqui a concentração, falo da numérica, num raio curto face ao portador da bola.

    De toada mais controladora, os encarnados foram sempre mais acutilantes numa construção ponderada e sustentada por ligações seguras, exemplares no aproveitamento dos espaços.

    Nesta perspetiva e apesar de um geral domínio do Benfica, houve duas partes distintas, na primeira pouca basculação com bola, sem dúvida, a forma mais apropriada de desequilibrar a coesão defensiva dos forasteiros. Depois do intervalo, mais clarividência e perceção dos comportamentos adversários, notar uma mudança no pressing do Benfica que o subiu, intensificando a sua forma e uma maior eficácia na exploração do jogo entrelinhas, foi mesmo esse caminho que permite ao clube da Luz ir para a segunda mão em vantagem.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Brettes1965
    2019-02-07 13h39m por Rik2703_YNWA
    Acho que esteve mais propício a um Benfica 0-6 Sporting até

    Vendo o que se passou no jogo, tens toda a razão, o Benfica pode dar se satisfeito por ter conseguido sair em vantagem porque o Sporting dominou por completo e não fosse o árbitro, teria goleado em casa do rival. . .

    Realmente há com cada um. . . . .
    BR
    Arbitragem vergonhosa
    2019-02-07 13h24m por Brettes1965
    Esta arbitragem adulterou um resultado com habilidades e com a falta de VAR. Senão vejamos: o 1º golo do Benfica nasce dum lance em que era penalti contra o Benfica. No 2º golo do Benfica Seferovic joga a bola coma mão (golo deveria ter sido anulado pelo VAR). Bas Dost marca golo limpo, mas o apito vermelho anula. Estamos a falar de um hipotético resultado final de slb 0 - Sporting 3. Eles (do apito) bem tentam dar títulos ao Benfica, para mascarar a realidade da falência do clube.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O que por muitos era apelidado de jogo do título deu um novo líder ao nosso campeonato. Numa maior personalização benfiquista, a eficácia e a dominância ...
    03-03-2019 10:27
    A equipa técnica comandada por Francisco Chaló, com a coadjuvação de André Mota e Miguel França, tem tido um impacto incrível na Argélia, ...
    10-02-2019 10:26
    Um Sporting versus Benfica é sempre um inquietante desafio com desfecho múltiplo e cheio de imprevisibilidade. Este jogo do campeonato foi marcado pela associação ...
    04-02-2019 20:56
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa