Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

LilleFrança
FrançaMonaco
West HamInglaterra
InglaterraTottenham
RomaItália
ItáliaUdinese
história
Grandes jogos

Brasil x Itália: Acelerando para o Tetra

2014/06/10 14:01
Texto por João Pedro Silveira
l0
E0
The 1994 FIFA World Cup Final was a football match that took place at the Rose Bowl in Pasadena, California, United States, on 17 July 1994 to determine the winner of the 1994 FIFA World Cup. Brazil beat Italy 3–2 on penalties to claim their fourth World Cup title after the match finished 0–0 after extra time; this meant that Brazil surpassed Germany as the tournament's most successful nation.[2] It was the first World Cup final to be both scoreless in regular and extra time and to be decided by a penalty shoot-out. Brazil had previously beaten Italy in the 1970 final, marking the 1994 final as the second time that the same teams had met in two different World Cup finals, after Argentina and Germany met in 1986 and 1990.[3][4]
 
The victorious Brazil team dedicated their win to the late triple Formula One world champion Ayrton Senna, who had died in an accident at that year's San Marino Grand Prix two and a half months previously.
A final do mundial de 1994 teve lugar no Rose Bowl in Pasadena, arredores de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América. Jogou-se na tarde de 17 de Julho de 1994, debaixo do sol inclemente da Califórnia, perante o olhar atento de mil milhões de pessoas que seguiam o jogo pela televisão nos quatro cantos do Mundo.
 
Os finalistas tinham a oportunidade histórica de conquistar o «Tetra», a quarta estrela de campeã do Mundo, sonho que tanto italianos e brasileiros perseguiam. Curiosamente, em 1970, brasileiros e italianos já se tinham encontrado na Cidade do México para decidir qual era a primeira seleção do Mundo a conquistar o mundial pela terceira vez e levar definitivamente a Taça Jules Rimet para casa. O destino parecia teimar em cruzar italianos e brasileiros nestas decisões históricas.
 
A caminha para final fora bem diferente para as duas equipas. O Brasil passeava classe, batendo adversário atrás de adversário até ao grande jogo, cedendo apenas um empate com a Suécia na primeira fase. Suécia que seria batida na meia-final com a cabeçada de Romário.
 
A Itália, começara com uma derrota com a Noruega e passara o grupo com 4 pontos, sofrendo para ultrapassar a Nigéria e a Espanha, antes de eliminar a Bulgária na meia-final em Nova Jérsia. Roberto Baggio, apesar de estar lesionado, era o responsável pela caminhada italiana, enquanto do outro lado, se Romário era a grande estrela, Bebeto também tinha um papel importante.
 
O nulo
 
A final superou a de 1990 em desinteresse. Um jogo sem oportunidades, sendo o único momento de real perigo, uma desatenção de Pagliuca que viu a bola ressaltar no poste e voltar para as suas mãos.
 
No relvado, o calor era sufocante e os jogadores acusavam a temperatura. Romário e especialmente Baggio, eram uma sombra do que podiam ser.
 
O jogo chegou ao fim dos noventa minutos a zero e assim continuou nos trinta minutos extra. Foi preciso então recorrer ao desempate por grandes penalidades, pela primeira vez na história da competição, um Campeonato do Mundo era decidido da marca de «onze metros». 
 
Como é de «praxe» nestas ocasiões, os dois esteios italianos é que falharam no momento da decisão. Primeiro Baresi, compensado pelo falhanço de Márcio Santos e no fim Roberto Baggio, num dos penálties mais famosos de sempre - pelo meio falhara ainda Massaro. 
 
A  festa começou então no relvado, com o Brasil a colocar fim a um jejum de 24 anos, festejando com a memória de Ayrton Senna, o mítico piloto automóvel que falecera uns meses antes em Imola, deixando o Brasil órfão do seu sucesso. 
 
 
Capítulos
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
Motivo:
jogos históricos
U Domingo, 17 Julho 1994 - 12:30
Rose Bowl
Sándor Puhl
0-0
Tópicos Relacionados
Estádio
Rose Bowl
Rose Bowl
Estados Unidos
Pasadena, CA
Lotação92542
Medidas-
Inauguração1922