placardpt
    Liga Portuguesa 2001/02

    2001/02: Só eu sei porque não fico em casa

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    O pai era João Pinto, Jardel o filho, enquanto o afamado bloco de notas de Laszlo Bölöni era o Espírito Santo; juntos, formavam a trindade leonina, fundamental na conquista do segundo título do Sporting em três anos.

    Incentivado por uma massa associativa deliciada com o seu futebol, os leões avançaram época fora com João Vieira Pinto a assistir os golos de Jardel, que atingiram a cifra estratosférica de 42 só no campeonato.
     
    Apesar da vitória na primeira jornada em Alvalade sobre o FC Porto, o campeonato não começou muito bem para os leões, que perderam no Restelo (3x0) e depois em casa com o Alverca.
    Ao fim da quarta jornada (já com Jardel na equipa), o Sporting era 15º classificado, estando já a 5 pontos do FC Porto e do campeão Boavista.
    Na 5ª jornada, um empate dos dragões na Luz deixou o Boavista isolado na liderança.
     
    Em Braga, na 8ª ronda, o Sporting voltou a perder, mas aproveitou um deslize dos axadrezados em Guimarães para não perder pontos para a liderança, que passava a ser partilhada com o FC Porto.
     
    Na jornada seguinte um empate dos leões em casa contra o Santa Clara e uma derrota do FC Porto nas Antas contra o Belenenses deixou os leões mais longe de um Boavista que se isolava na liderança, com o Benfica no seu encalço. 
     
    Duas goleadas nas visitas a Paços Ferreira (0x6) e ao Salgueiros (1x5) recuperaram o moral do leão, que continuava em quarto quando, na 12ª Jornada, recebeu e venceu o líder em Alvalade (2x0).
     
    Duas jornadas depois, as derrotas de Benfica, Boavista e Porto deixaram o Sporting pela primeira vez na liderança que foi consolidada com vitórias e dois empates a duas bolas na Luz e nas Antas, nos encontros que se seguiram.
     
    Um empate em Barcelos à 22ª jornada devolveu a liderança às panteras, mas na semana seguinte o Gil Vicente desceu ao Bessa e empatou o Boavista, devolvendo o primeiro lugar aos leões.
     
    Sporting e Boavista seguiram separados por um ponto, enquanto FC Porto e Benfica se atrasavam e lutavam pela vaga na Taça UEFA.
     
    Na 29ª jornada, os leões seguraram um empate a 0x0 no Bessa e deram um passo decisivo para o título, que se aproximou com o empate do Boavista na Madeira e a derrota em casa na jornada 32.
     
    O título confirmou-se com a derrota dos axadrezados na Luz. Os benfiquistas entregaram o título de bandeja aos velhos rivais, uma semana depois de terem estragado a festa em Alvalade, com um empate a uma bola.
     
    Na última ronda, o Benfica perdeu na Madeira com o Marítimo e deixou também escapar o lugar na edição seguinte da Taça UEFA para o FC Porto de José Mourinho...
    O título confirma-se com a derrota dos axadrezados na Luz, que podia garantir o 3º lugar ao Benfica que acabaria por perde-lo na última jornada para o FC Porto de José Mourinho...2001/02
    “Só eu sei porque não fico em casa”
     
    O pai era João Pinto e o filho era Jardel da trindade leonina em que o espírito santo era o afamado bloco de notas de Lazlo Boloni  que ajudou a conquistar o segundo título do Sporting em três anos.
    Incentivado por uma massa associativa deliciada com o seu futebol, os leões avançaram época fora com João Vieira Pinto a assistir Jardel que atingiu o número estratosférico de 42 golos no campeonato.
     
    Apesar de uma vitória na primeira jornada em Alvalade sobre o FC Porto o campeonato não começou muito bem para os leões que perderam no Restelo (3x0) e depois em casa com o Alverca.
    Ao fim da quarta jornada (já com Jardel na equipa) o Sporting era 15º classificado, estando já a 5 pontos do FC Porto e do campeão Boavista.
     
    Na 5ª jornada um empate dos dragões na Luz deixou o Boavista isolado na liderança.
     
    Em Braga, na 8ª ronda o Sporting voltou a perder, mas aproveitou um deslize dos axadrezados em Guimarães para não perder pontos para a liderança que agora era partilhada com o FC Porto.
     
    Mas na jornada seguinte um empate dos leões em casa contra o Santa Clara e uma derrota do FC Porto nas Antas contra o Belenenses deixou o Boavista isolado na liderança com o Benfica no seu encalço. 
     
    Duas goleadas nas visitas a Paços Ferreira (0x6) e Salgueiros (1x5) recuperaram o moral do leão que continuava em quarto para na 12ª Jornada receber e vencer o líder em Alvalade (2x0).
    Na 14ª jornada as derrotas de Benfica, Boavista e Porto deixam o Sporting pela primeira vez na liderança que foi consolidada com vitórias e dois empates a duas bolas na Luz e nas Antas.
     
    Um empate em Barcelos à 22ª jornada devolve a liderança às panteras, mas na semana seguinte o Gil Vicente desce ao Bessa e empata o Boavista e devolve o primeiro lugar aos leões.
     
    Sporting e Boavista seguiram separados por um ponto enquanto FC Porto e Benfica atrasavam-se e lutavam pela vaga na Taça UEFA.
     
    Na 29ª jornada os leões seguram um empate a 0x0 no Bessa e dão um passo decisivo para o título que se aproxima com o empate do Boavista na Madeira e a derrota em casa com o Boavista na jornada 32.
    O título confirma-se com a derrota dos axadrezados na Luz, que podia garantir o 3º lugar ao Benfica que acabaria por perde-lo na última jornada para o FC Porto de José Mourinho...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    18 anos
    2020-04-28 16h54m por CreedEinsteinBratton
    Parabéns. Agora que foi atingido a maioridade, há que deixar as criancices e ganhar algum sentido de responsabilidade própria e deixar de culpar os outros.