placardpt
    O Caldeirão
    Rodrigo Correia
    2018/01/26
    E1
    “O Caldeirão” é uma coluna de opinião onde serão “cozinhados” temas relativos ao futebol português, tentando descentralizar o foco dos mesmos três clubes. Os “ingredientes” deste espaço serão, naturalmente, verde-rubros, apresentando contudo imparcialidade e respeito por todos os outros emblemas.

    Desde a época 2015/2016, no novo Estádio do Marítimo, a média de espetadores dos verde-rubros para o campeonato tem sido bem superior à das temporadas anteriores, segundo dados da Liga de Clubes:

    Época

    Média de Espetadores

    2012-2013

    3.852

    2013-2014

    3.550

    2014-2015

    4.566

    2015-2016

    6.146

    2016-2017

    7.818

    2017-2018 (10 jogos)

    6.819

     

    Ao longo das épocas, temos sido o 6º clube com mais adeptos (em média e no valor total) e com uma taxa de ocupação muitas vezes superior à dos crónicos candidatos ao título. Estamos por isso todos de parabéns - adeptos, equipa e direção!

    No entanto, sendo um clube insular, e com as passagens aéreas a preços proibitivos, o apoio fora de casa não tem sido o mais regular nem o mais desejado. Ainda assim, em determinados campos conseguimos colocar algumas dezenas de adeptos, muitos dos quais se encontram a estudar ou a trabalhar em diferentes cidades de Portugal Continental. A maioria destes maritimistas “deslocados”, por falta de tempo, transporte ou dinheiro, não consegue ver mais vezes ao vivo o seu clube de coração. Com uma infância passada nos Barreiros, os aficionados sentem naturalmente saudades desses tempos, saudades do “cheiro a relva”, saudades do ambiente emocionante do estádio… e, assistir a um jogo fora é sempre uma oportunidade de reduzir distâncias, de se sentir mais perto da sua terra, de comer tremoços ou amendoins nos intervalos dos jogos, de conviver com outros adeptos, de gritar golo…

    Acredito que a presença de espetadores nos jogos fora de casa possa ser superior caso haja uma maior organização não só entre adeptos, mas também com a ajuda do clube. Deste modo, sabendo dos inúmeros madeirenses que estão a viver no retângulo, porque não, em alguns jogos (sábados ou domingos à tarde), ajudar os seus adeptos e simpatizantes através do planeamento de toda a logística, e praticando um preço simbólico (5€, por exemplo) que inclua o bilhete de jogo e deslocação a partir de Lisboa, Porto ou Coimbra? Porque não criar um kit de sócio para adeptos deslocados para que possam ter alguns benefícios (desconto/oferta de bilhetes) para os jogos fora? Estou convencido que iniciativas como estas (ou outras semelhantes) teriam uma boa adesão, o apoio seria certamente maior e a relação entre equipa e adeptos ficaria mais próxima. Fica a dica.

    PS1: O último jogo do Marítimo contra o Belenenses foi muito enfadonho em termos futebolísticos. Na linha das exibições dos últimos jogos, mas ainda pior. Poderia esmiuçar ao pormenor, mas foi (tem sido) visível para todos. A pouca qualidade do plantel não pode justificar tudo. Pede-se mais a todos!

    PS2: Parabéns a dobrar ao Vitória de Setúbal que empatou um dos três, com um golo de um antigo verde-rubro! E conseguiu o apuramento para a final da Taça da Liga!



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JO
    Pro-activos
    2018-01-26 23h06m por jonigolzz
    E porque é que os adeptos não se organizam entre eles, com núcleos no continente? :) Hoje em dia é mais fácil do que nunca fazê-lo e organizar deslocações. É bom ver clubes com vida própria a atrair multidões, que não sejam os 3 do costume. Nem todos podem ter um "fenómeno V. Guimarães" e o Marítimo, neste campo, já está claramente num Top 10 nacional. Cpts

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    A última vez que escrevi para este espaço foi logo após a histórica e brilhante vitória no Estádio do Dragão, por 3-2. Desde então, em ...
    10-11-2020 15:04E1
    Fez-se história! O maior das ilhas venceu no Dragão (ou Antas) pela primeira vez para o campeonato, num relvado inclinado, o que realça ainda mais a justiça do ...
    06-10-2020 15:30E1
    Após uma pré-temporada mais curta que o habitual, a 1ª liga de futebol regressou este fim de semana aos estádios nacionais. Tendo em conta os plantéis atuais e o ...
    22-09-2020 17:09
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa