placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2017/05/08
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.
    A duas jornadas do final da Liga já há muito pouco a decidir embora os fans da matemática, que no futebol são mais ou menos aqueles que se recusam a aceitar a realidade, ainda possam argumentar que matematicamente ainda é possível isto ou aquilo.
     
    Mas não é.
     
    E por isso o Benfica vai ser campeão ou no próximo sábado ou na jornada derradeira porque em boa verdade ninguém acreditará que vai perder os dois próximos jogos e menos ainda são os que acreditarão que o Porto ganhe os seus depois deste final de Liga deprimente que os azuis e brancos estão a fazer.
     
    Deixando para depois do final da Liga uma análise mais aprofundada da mesma, nomeadamente quanto a primeiros e últimos lugares, para já o que se pode ir dizendo é que o Benfica vencerá por mérito próprio, por demérito alheio e pelo pleno triunfo da tese de Luís Filipe Vieira segundo a qual mais vale ter gente nos orgãos de decisão do que contratar jogadores!
     
    O Porto só se pode queixar de si próprio. Teve o pássaro (a águia se quiserem) na mão, por mais que uma vez, mas deixou-o voar de uma forma tão ingénua que quem assim anda na Liga não merece vencê-la. Empates caseiros com Setúbal e Feirense e fora com Marítimo e Braga constituíram um desperdiçar de pontos que só podia ter como consequência a impossibilidade de vencerem um titulo que fizeram por por merecer em boa verdade. Especialmente o empate com os setubalenses, na jornada em que o Benfica empatou em Paços de Ferreira, que significaria em caso de triunfo a liderança isolada foi um hara quiri de que a equipa em termos anímicos nunca terá recuperado totalmente.
     
    Fácil é agora culpar Nuno Espírito Santo (o treinador é sempre o elo mais fraco não é verdade?) pelo insucesso mas foi evidente desde o inicio da Liga que o plantel portista era insuficiente neste ou naquele sector e isso foi especialmente notório em Janeiro quando a “simples” entrada de Soares projectou a equipa para patamares exibicionais e de eficácia que fazem pensar até onde poderia ter o Porto ido com ele, ou semelhante,  desde Agosto.
     
    Quanto ao Sporting, que tem o quarto classificado mais próximo de si do que ele próprio está do segundo lugar, pode dizer-se que teve uma época completamente fracassada depois de no ano anterior ter discutido o título até à ultima jornada e sido a equipa que mais merecia tê-lo conquistado. Erros nas contratações e o lugar de João Mário sem nunca ter sido colmatado (porque Bas Dost fez esquecer Slimani) terão sido algumas das razões que estiveram na origem do insucesso mas as contínuas polémicas em que o seu presidente se envolveu e para as quais arrastou inevitavelmente a equipa em nada terão ajudado também.
     
    Lugar já definido tem o Vitória, embora os tais fans da matemática (neste caso vitorianos) ainda tenham a esperança de um final de liga de sonho com dois triunfos a acrescentar a duas derrotas leoninas e o acesso à pré eliminatória da Champions, que por mérito próprio conquistou a quarta posição de forma absolutamente destacada e sem margem de contestação excepto para aqueles que tem de fair play e desportivismo uma noção mais que vaga. A equipa fez um campeonato de grande regularidade, conseguiu “sobreviver” a um Janeiro em que se viu amputada de Soares e João Pedro que eram titulares indiscutíveis, e na segunda volta foi simplesmente arrasadora em termos de eficácia. Neste momento vai na sétima vitória consecutiva, conseguiu dez triunfos fora de casa (até ao momento apenas o Benfica lhe foi superior…), vai bater o seu recorde pontos no campeonato e está a cinco pontos do terceiro lugar e com onze de avanço do quinto classificado o que diz tudo sobre a excelente época que fez. E ainda tem a final da Taça para disputar. E ganhar que as finais são para isso.
     
    Os restantes lugares europeus ainda estão por resolver com Braga, Marítimo e Rio Ave a lutarem por eles e dependendo de factores diversos para a sua conquista.
     
    Quanto às despromoções já se sabe que o Nacional, quinze anos depois, voltará ao escalão inferior de forma surpreendente face ao que foi a sua trajectória nos últimos anos mas quem o acompanhará ainda é assunto a decidir no que falta de campeonato.
     
    Moreirense e Tondela são os grandes candidatos, mais o segundo que o primeiro, mas mais remotamente Arouca e muito remotamente Estoril ainda poderão ver-se envolvidos nesses indesejados trabalhos. O Arouca -Tondela da próxima jornada poderá muito bem ser decisivo para a definição de quem acompanhará o Nacional.
     
    Uma nota final para o Benfica-Vitória do próximo sábado que poderá decidir o titulo. Um jogo entre um Vitória tranquilo e especialista em ganhar fora de casa e um Benfica com estádio cheio e a pressão de perante os seus adeptos conquistar o campeonato e o inédito tetra. Espero que seja um bom jogo e que o resultado seja em função exclusiva dos méritos e deméritos das duas equipas.
     
    Que ganhe o melhor. Ou que empatem se nenhum se superiorizar ao outro. Mas acima de tudo que seja um jogo digno! Porque de indignidades, dentro e fora dos relvados, está este campeonato cheio.


    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JC
    Nada tendencioso
    2017-05-08 15h08m por JCCortez
    . . . não senhor. Do que ressalta da sua crónica, o SLB não ganhou, foram os outros que perderam e mesmo assim só há campeão com ajudas dos árbitros. Vá lá, não ter falado na "Liga Salazar" como alguns com dôr de cotovelo - tomaram eles estar na Liga Salazar: FCP e SCP alternavam as vitórias e SLB se calhar era banido - e muito mau perder, andam para aí a dizer. . . Erros houve sempre, mas quem conquista 1º lugar à 5ª jornada, e após 27 jornadas continua à frente agora com 5 pontos d...ler comentário completo »
    Pérola. . .
    2017-05-08 14h28m por RCBM29
    "Fans". . . ?!?

    Mudaram novamente o acordo ortográfico, foi?!

    Repito. . . Dedique-se à pesca!

    lol
    Dúvida. . .
    2017-05-08 14h23m por RCBM29
    Há quem chama a isto jornalismo. . . Correcto?!
    Era só para ter a certeza. . .

    Luís Cirilo Carvalho, dedique-se à pesca!
    AS
    Lixo
    2017-05-08 12h53m por asmonteiro
    "pelo pleno triunfo da tese de Luís Filipe Vieira segundo a qual mais vale ter gente nos orgãos de decisão do que contratar jogadores":

    - Um ex-dirigente do FCP na presidência da FPF
    - Um tipo que tem os filhos a jogar no Sporting como presidente do Conselho de Arbitragem.
    - Um Presidente da Liga que se diz "benfiquista", mas que enquanto arbitrou não beneficiou uma só vez o Benfica e ao contrário roubou e roubou bem, em alguns 30 lances duvidosos ao longo da sua ...ler comentário completo »
    Um bem haja Luís Cirilo!
    2017-05-08 12h42m por Ghost_of_Sparta
    Espero que o senhor nunca tenha medo do sistema , até porque o medo não faz parte de nós Vitorianos!
    O modus operandi deste clube há muito que é sabido e é feito a cara podre pois em Portugal eles sabem que estão protegidos e não me admirava nada que todas as críticas ao gangue vermelho daqui a algum tempo sejam punidas com pena de cadeia. . . Veremos de quantos anos.
    " Mais vale ter as pessoas no sítio certo do que bons jogadores " penso que está frase dita pelo Luís Filipe Vieira diz tudo. . .
    BR
    5*
    2017-05-08 12h33m por brrra
    Finalmente começam a revelar-se personalidades sem medo de expôr publicamente a vergonha a que atualmente se assiste no futebol português! O campeonato já estava entregue desde a pré-época. . .
    e já agora
    2017-05-08 12h25m por xicovale
    fans da matemática? LOL
    Luís Cirilo Carvalho
    2017-05-08 11h50m por xicovale
    Absurdo o portismo deste comentador que se faz acompanhar na foto com o símbolo do Guimarães.
    Típico de quem "tem de fair play e desportivismo uma noção mais que vaga".

    Luís Cirilo Carvalho
    2017-05-08 10h22m por bat69
    "mais vale ter gente nos orgãos de decisão do que contratar jogadores!" - e com esta frase parei de ler o resto da porcaria que muito provavelmente foi escrita.
    Lixo
    2017-05-08 10h06m por lopesmendes
    ". . . mais vale ter gente nos orgãos de decisão do que contratar jogadores. . . "
    Vcs já nem disfarçam. Já agora, quem é essa "gente"? Tem provas disso? sabe quem são? ou é só lixo "informativo" ?
    Zerozero
    2017-05-08 10h04m por ReuniaoDeEmergencia
    Quase decidido?? Isto já estava decidido na pré época!

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa