placardpt
    19:45
    Duarte Monteiro
    2017/02/25
    E3
    O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

    Imagine um alpinista, equipado a rigor e preparado para escalar a mais alta das montanhas. Imagine esse alpinista a subir, metro após metro, ponto de referência após ponto de referência. E imagine esse alpinista a fazê-lo com segurança, talento e conhecimento. Agora imagine que esse alpinista talentoso está a um passo de alcançar o cume da montanha... e bloqueia, incapaz de terminar aquele último passo. 

    Agora imagine Rafa Silva. É a mesma história, só que aplicada a um campo de futebol. O avançado português do Benfica é um jogador talentoso, dotado de qualidades que o fazem importante numa equipa. Ainda que no Cartão de Cidadão conste que tem apenas 23 anos, a verdade é que aquela barba farta e as mudanças de velocidade fazem-no parecer um jogador feito. Mas não é.

    E não o é por uma única razão: a fobia a balizas. É aflitivo ver Rafa num raio de cinco metros daquele retângulo que, afinal, é o objetivo máximo de um jogo de futebol. O talento, as qualidades técnicas e a confiança que denota nos primeiros dois terços do campo ruem que nem um castelo de cartas frágil e desequilibrado quando pela frente se ergue a parede das decisões. É aflitivo. 

    Peguemos como ponto de partida o encontro frente ao Desportivo de Chaves, porque o golo do campeão europeu é, ironicamente, um excelente exemplo daquilo que aqui se escreve. Depois de já ter evitado um par de vezes o contacto com a baliza, preferindo sempre, sempre e sempre assistir um colega (e muitas vezes de forma defeituosa), Rafa lá marcou, aos 50 minutos de um jogo que estava empatado.

    Mas a forma como o fez, tímida, cheia de receios e sem segurança absolutamente nenhuma perante uma baliza escancarada, levou a que quase falhasse um golo cantado. António Filipe, guardião do Desportivo de Chaves, ainda evitou que o remate de Rafa tocasse nas redes, numa ironia fina sobre esta fobia: até quando marca a bola não toca nas redes; é aflitivo. 

    Resta a Rafa, de apenas 23 anos, combater o problema, porque o é, sem ponta de dúvidas. Não é preciso, para já, fazer soar os alarmes, ainda que com a temporada a correr para o fim não se registe qualquer sinal de melhoria nesse capítulo. Mas se o internacional português quiser subir aquele último patamar de qualidade vai ter de começar a acertar mais vezes na baliza. E em «casa» até tem bons exemplos para ir observando.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TA
    resumindo
    2017-02-26 11h25m por Tallent_Genius
    Comentário até quando marca a bola não toca nas redes; é aflitivo.
    FR
    Rafa
    2017-02-25 19h11m por Fragha
    Também concordo e penso que se trata de uma opinião mais ou menos unânime.
    Ontem, com tudo para fazer um golo certo e com assertividade, mostrou mais uma vez esta "fobia". Pode ser apenas um acumular de situações anómalas, mas a verdade é que se trata de algo que eu já tinha notado noutras épocas (vide o Sporting-Braga da época passada e o jogo da supertaça), o que confirma tratar-se de algo mais profundo.
    Seja como for, só com a confiança da equipa técnica e dos colegas lá...ler comentário completo »
    DA
    Completamente de acordo.
    2017-02-25 12h37m por danyftw6
    Tenho que concordar, o Rafa é um jogador único em Portugal, tem toda a habilidade, desequilibra como muito poucos. . mas quando chegar ao momento da decisão tem que ser mais confiante, para mim o Rui Vitória é quem mais o pode ajudar, a confiança do treinador em conjunto com os treinos podem ajudar a combater a fobia do Rafa.

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O dia não podia ter sido menos favorável. A hecatombe dos homens em pleno Dragão, à noite, surripiou as atenções e reclamou exclusividade emocional no ...
    04-03-2024 15:49E4
    A FIFA anunciou que vai distribuir 20 mil bilhetes gratuitos para os encontros do Campeonato do Mundo feminino de futebol realizados nas quatro cidades da Nova Zelândia. O argumento apresentado ...
    13-07-2023 16:23E16
    Portugal perdeu o sexto lugar do ranking UEFA para os Países Baixos. Objetivamente, essa queda diz-nos que em 2024/2025 vamos ter apenas um clube apurado diretamente para a Liga dos ...
    14-04-2023 12:25E16
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa