placardpt
    Na Minha Secreta Área
    Luís Rocha Rodrigues
    2017/02/13
    E4
    O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

    Podia estar a referir-me ao facto de ser um estádio pequeno, funcional, acolhedor e perfeitamente capacitado para o número de espectadores que habitualmente comparece nos jogos da Liga NOS (há exceções, claro).

    Podia também estar a referir-me ao que rodeia o Comendador Joaquim de Almeida Freitas, com um ambiente de futebol mais à antiga, com alguns tasquinhos onde se comem boas bifanas e com uma humidade caracterizadora do típico futebol de inverno.

    Mas não. Refiro-me ao posicionamento que nós, jornalistas, temos. Na bancada atrás dos bancos, com apenas duas filas de cadeiras entre o nosso lugar e o relvado, é possível ver e apreciar bem mais perto o comportamento dos treinadores, bem como beber com bastante proximidade os seus atos, as suas falas. No fundo, a sua forma de pensar e de ver o jogo.

    E quando um dos intervenientes é Jorge Jesus, melhor ainda. Que espetáculo voltou a ser o técnico do Sporting no banco! Ou melhor, na relva, junto à linha, braços em movimento constante, gritos, berros, desagrado, chuva à superfície, mãos no cabelo, pastilha entre os dentes. É, sem dúvida, um regalo poder ver.

    Primeira parte mais controlada, curiosamente nos piores momentos da sua equipa. Uma correção a Bruno César, duas a Rúben Semedo, muita meditação. Tudo mudou na segunda parte: a atitude do Sporting e a energia do técnico.

    «Ó Danieeeeel! Aqui, car***!». Lá vinha Podence, meio sorridente, a pedir calma ao treinador. Um segredo ao ouvido, o regresso ao jogo e, um minuto depois, outra vez o mesmo berro. O jovem avançado sorria, como a bancada. Mesmo que ainda se ouvisse um «ao Bas Dost não falas tu assim», ou um «deixa o miúdo jogar, aqui ninguém lhe f**ia a cabeça assim».

    O terceiro, de Adrien, fez o banco saltar de alegria. Nada contagiado, Jesus virou-se de costas, chamou Bruno César e tentou dar-lhe duas ou três dicas - curiosa a cara de dúvida com que ficou o brasileiro. Era um presságio para o que vinha a seguir: bola nas costas de Schelotto e só o ferro negou o golo a Dramé. Fúria total! Jesus andava de um lado para o outro à espera que os jogadores saíssem da frente para, lá ao fundo, poder fazer o contacto visual com o lateral. «Então?», perguntavam os ombros de Jesus e a cara de desagrado, por entre os castigos constantes à pastilha. «Nas costas, car****!», seguido de um gesto para a cabeça e de outro para a reprovação. Schelotto, irado, mandou o treinador para o outro lado, o técnico barafustou, o jogador repetiu e o jogo seguiu. Tudo normal. 

    Esta é a essência do jogo. Senti-me em Stamford Bridge, onde o posicionamento também é atrás dos bancos, e soube bem. Porque o jornalista também precisa de relva.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Estádios que podiam/deviam ser melhores
    2017-02-13 19h03m por rymer6666
    Rio Ave, Vizela, Freamunde. . .
    Estádios ideais para clubes "médios"
    2017-02-13 19h01m por rymer6666
    Estádio do Moreirense, Gil Vicente, Marítimo, Feirense, Paços, Tondela.
    Bom artigo
    2017-02-13 16h10m por MCastanho
    Bom artigo. Parabéns.
    Mais estádios como o do Moreirense!
    2017-02-13 14h56m por valter_reis_99
    Siga!! Bom artigo

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Costumo dizer, de forma nitidamente parcial, que não há sítio mais completo que o zerozero. No que respeita ao tradicionalismo de um órgão de ...
    14-08-2020 13:10E3
    Andei um largo período sem aqui escrever e, de repente, faço-o no espaço de apenas dois dias. Tinha de ser. Porque Casillas a isso obriga. Não foi propriamente uma ...
    05-08-2020 00:17E8
    Alto! O FC Porto ganhou o campeonato. Alto aí! O FC Porto ganhou a Taça. A um ritmo alucinante, em tempos ímpares, confusos e inquietantes, vamos atropelando acontecimentos, ...
    02-08-2020 17:21E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa