placardpt
    Na Minha Secreta Área
    Luís Rocha Rodrigues
    2016/12/23
    E0
    O Na Minha Secreta Área é um espaço de opinião do jornalista Luís Rocha Rodrigues. Nas gavetas, há sempre um bloco de notas e uma caneta para se anotar o futebol.

    Foi só um jogo, mas foi uma final. Foi só uma vitória nas grandes penalidades, mas foi contra a Juventus. Foi à tangente, mas viram-se sinais.

    Não, não vou dizer que o Milan está de volta à elite do futebol italiano, muito menos do futebol europeu - porque aí nem sequer está presente. Falta um longo trajeto para revermos os rosoneri com estatuto de primeira linha no Velho Continente, só que já faltou mais.

    Shevchenko, Inzaghi, Nesta, Costacurta, Maldini, Gattuso, Seedorf e ainda Kaká deram uma dimensão ao clube no início do século que condizia com o que já vinha de trás, dos tempos de Gullit, Van Basten, Baresi, Donadoni ou Boban (e não ando mais para trás porque não me lembro...).

    Por essa altura (início dos anos 90), Donnarumma, Locatelli, Romagnoli ou Pasalic ainda nem sequer eram nascidos. Hoje, saberão que são tempos distantes, mas que revestem qualquer adepto do Milan e do futebol de saudosismo.

    Foi bom ver o Milan ganhar a supertaça italiana e foi muito bom ver que existem equipas com estofo para discutir taco a taco um jogo contra a hegemónica Juventus.

    Provavelmente, a Serie A desta época voltará a ser um passeio e acabará no hexa. Mas existem sinais de que há algo, também a norte, a (re)formar-se pela mão de Montella e que voltará à ribalta. Cá te esperamos, Milan.

    Nota I: Ao contrário da maioria, não desgostei de ver a Supertaça italiana ser disputada no Qatar. É preferível aí, a meio da época, do que cá no começo, quando ainda está o mercado aberto. Mas isso são outras contas.

    Nota II: Esta Juventus não é o bicho-papão de há dois anos nem do ano passado. Continua a faltar um Tévez (apesar de Dybala ser craque) e as ideias de Allegri já foram mais imprevisíveis. Não sabemos em que ponto estará em março, mas o FC Porto pode perfeitamente discutir a eliminatória.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Costumo dizer, de forma nitidamente parcial, que não há sítio mais completo que o zerozero. No que respeita ao tradicionalismo de um órgão de ...
    14-08-2020 13:10E3
    Andei um largo período sem aqui escrever e, de repente, faço-o no espaço de apenas dois dias. Tinha de ser. Porque Casillas a isso obriga. Não foi propriamente uma ...
    05-08-2020 00:17E8
    Alto! O FC Porto ganhou o campeonato. Alto aí! O FC Porto ganhou a Taça. A um ritmo alucinante, em tempos ímpares, confusos e inquietantes, vamos atropelando acontecimentos, ...
    02-08-2020 17:21E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa