placardpt
    Campo Pelado
    Pedro Jorge da Cunha
    2024/03/20
    E2
    «Campo Pelado» é o espaço de opinião do jornalista Pedro Jorge da Cunha. Uma homenagem ao futebol mais puro, mais natural, onde o prazer da camaradagem é a única voz de comando. «Campo Pelado».

    * Chefe de Redação

    O meu pai foi o meu treinador durante duas temporadas e meia. Não recomendo. O herói da minha vida, exemplo-mor de honestidade e sensatez, não merecia o castigo diário de olhar para o filho e obrigado a tratá-lo como se fosse só mais um.

    Mas assim foi.

    Obcecado pela certeza de não me beneficiar em nada, penalizou-me pontualmente. Em caso de igualdade e dúvida, o filho do mister era o preterido.

    Por tê-lo sentido na pele, e por ontem ter celebrado o Dia do Pai com o melhor Homem que jamais conheci, valorizo de forma especial tudo o que Francisco Conceição tem sido capaz de fazer, sob a orientação técnica de Sérgio.

    Não há receitas mágicas para fazer uma relação destas resultar. As pessoas não são iguais, os contextos muito menos. No meu caso particular – vivido num regime competitivo bastante inferior -, as regras impostas pelo mister eram estas: «No campo és igual aos outros, em casa falamos sobre o que tivermos de falar.»

    Ok, boss

    Com Johan e Jordi Cruyff ficou famoso o «vê, ouve e não fales!» - assim, exclamativo.

    Escrevi sobre isto há três anos e socorri-me, já nesses primeiros dias de Chico Conceição na equipa A do FC Porto, destes dois exemplos: um modesto (o meu) e outro famoso (o dos Cruyff).

    Para quem não se recorda, Johan treinou Jordi de 1994 a 1996 no Barcelona, antes de o entregar aos bons cuidados de Alex Ferguson em Manchester.

    Duro e exigente no trato, Johan deu um pequeno tabefe ao filho e deixou-lhe o conselho: «Não quero saber de nada do que se passa dentro do balneário, guarda tudo para ti.»

    Templo sagrado para os atletas, lugar de desabafos, críticas e maldizer, além de inesquecíveis brincadeiras de todos os tipos e tamanhos, o balneário teria de se manter afastado da ligação pai-filho, treinador-jogador.

    What happens in Vegas…

    Terá sido esse também o segredo do sucesso de Francisco e Sérgio Conceição – a capacidade de distinguirem o lado pessoal do lado profissional, apesar do mediatismo familiar e da exigência do clube.

    Chico passou de extremo agitador a elemento pensante, esquerdino puro e duro, confortável a jogar por dentro ou na linha. Passou de suplente útil a indiscutível titular e a uma das poucas boas notícias do FC Porto 23/24.

    Saboreemos este talento raro, nestes tempos de combustão supersónica.

    A chamada do Conceição júnior à Seleção Nacional é, mais do que justa, consequência da gestão bonita nesta relação entre pai e filho.

    Sérgio percebeu que a qualidade de Chico não pode ser limitada a 25 minutos e que a consanguinidade não deve ser confundida com um conceito defeituoso.

    Francisco Conceição é um craque. Joga muito. Não teme nada lá dentro, vai para cima de qualquer um, enfrenta, afronta, arrisca o drible e o pontapé. Pode vir a atingir o nível do pai, mas antes tem de ser feliz no clube do coração.

    «Vê, ouve e não fales.» Se lhe pudesse dar uma humilde dica, seria esta, emprestada ao génio de Hendrik Johannes Cruyff.

    Parabéns, Sérgio e Francisco. 

    PS: Sérgio Conceição tem mais três filhos futebolistas profissionais, Francisco é o único esquerdino. Rodrigo é titular no FC Zurich (25 jogos, 1 golo), Sérgio está a ser um dos melhores no ano difícil do Feirense (28 jogos, 3 golos e 7 assistências), Moisés perdeu espaço no Leixões com a entrada do treinador Carlos Fangueiro (15 jogos, 1 golo). Uma família de futebol.    



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    UAU. . .
    2024-03-20 22h30m por Mano_Bambino
    Pedro Jorge da Cunha

    Melhor artigo do ano até o momento!
    Acertou no tom, na análise, no elogio e até o conselho!
    Deve ser o efeito do dia dos pais.
    Tá de parabéns
    AP
    Belo!
    2024-03-20 22h18m por Apeafa
    Tenho tido muito a apontar em artigos sem nexo.
    Hoje tenho de deixar os meus parabéns. Nem todas as pessoas têm a inteligência de se colocar no papel do Sérgio Conceição e perceber o quão dificil as coisas são. Em caso de dúvida, o pai terá sempre o receio de que lhe apontem o dedo por beneficiar o filho, então prejudica sempre o filho. Vi isso nos poucos anos que joguei futebol também. Assisti a isso e assisti ao contrário, onde o filho era tudo, onde podia errar e era o maior. ...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    * Chefe de Redação  «A Associação Recreativa dos Lírios de Cima vai a eleições no dia 30 de fevereiro. Há três listas ...
    16-04-2024 17:40E4
    * Chefe de Redação  O abalo teve repercussões sísmicas na nossa acnosa adolescência. Ao nervoso Bleach (1989) sucedeu Nevermind (1991), uma masterpiece ...
    15-04-2024 11:48E4
    * Chefe de Redação  Si yo fuera Maradona viviría como él Si yo fuera Maradona frente a cualquier portería Si yo fuera Maradona nunca me ...
    10-04-2024 15:15E3
    Opinião
    A Tasca do Silva
    Paulo Silva
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa