placardpt
    Sempre (In)festa
    Filipe Dias
    2019/04/23
    E0
    "Sempre (In)festa" é uma coluna de opinião de um director de um clube amador que vos tenta trazer algo pouco explorado na globosfera que é a precariedade em que estes clubes vivem, entre outros assuntos, mantendo sempre a imparcialidade e respeito por todos os demais.

    Milheirós é uma pequena freguesia do concelho da Maia e tem um caso sui generis de ter dois clubes de futebol, numa localidade com apenas cerca de 5000 habitantes.

    Esta freguesia maiata, de onde é natural o craque português Bruno Fernandes, é na sua maioria rural, com estradas em paralelo e casas de campo envolvidas em quintas agrícolas. Apesar de o jogador do Sporting ter  nascido e criado em Milheirós, Bruno Fernandes não jogou em nenhuma das equipas locais, tendo começado a dar os primeiros pontapés na bola no "vizinho" Infesta, que pertence ao concelho de Matosinhos. Outro homem de Milheirós é o actual adjunto de Fernando Santos na selecção portuguesa e campeão europeu em 2016: Ilídio Vale iniciou funções como coordenador técnico no Nogueirense antes de se transferir para o FC Porto.

    Mas falemos então destas duas colectividades. Em 1971, foi criada a primeira, denominada como Inter de Milheirós FC. Inspirados na equipa italiana de Milão, onde pontificavam Facchetti, Bonisegna e Mazzola, um grupo de jovens maiatos decidiu formar o Inter Milheirós, mas só em 1975 é que o clube foi oficialmente fundado. Segundo consta, em 1977 o então presidente enviou para o colosso de Milão uma carta para o clube português se tornar uma filial do clube italiano, mas até à data não se obteve resposta. As prováveis causas poderiam ser imensas, mas há uma que salta à vista de todas: o facto de a equipa trajar à AC Milão pode ser uma delas, porque quando foi necessário escolher a cor dos equipamentos e, induzidos em erro por televisões serem a preto e branco, os responsáveis da equipa maiata pensaram que a cor menos escura do equipamento do Inter de Milão fosse o vermelho e não o azul. Só em 2005, em Assembleia-Geral e após o ressurgimento do clube em 2001, é que ficou decidido de vez que o equipamento oficial passava a ser azul e preto.

    Porém, em 2016, algumas desavenças entre elementos do Inter Milheirós acabaram na decisão de criar um novo clube e, no verão desse mesmo ano, surgiu uma nova colectividade na freguesia. O nome não poderia ser outro senão a Associação Clube de Milheirós. O emblema é em tudo idêntico ao outro colosso de Milão e os equipamentos claro, são à AC Milão.

    Com ambas as equipas a disputar a última divisão distrital da AF Porto, ambas encontraram-se no campeonato e, apesar da estreia, o AC Milheirós foi campeão de série, subindo à 1ª Divisão Distrital. Já o Inter, terminou em 12º lugar. No ano seguinte, foi a vez de o Inter subir à 1ª Divisão, juntando-lhe o título de campeão distrital. Já o AC Milheirós, terminou no 3º lugar da série, garantindo a subida à Divisão de Honra.

    Esta temporada ainda não terminou mas há já a certeza de que ambas as equipas se vão defrontar na próxima temporada, pois o AC Milheirós tem a manutenção praticamente garantida e o Inter Milheirós é líder na série 1 da 1ª Divisão Distrital e tem matematicamente a subida já assegurada à Divisão de Honra da AF Porto.

    Apesar da pequena freguesia contar com pouco mais de 5000 pessoas, a certeza é que há muito bom futebol para ser ver em Milheirós, uma pequena localidade rural, mas com muita paixão pelo desporto rei. Esta é uma das provas da paixão que se vive pelos pequenos clubes das localidades, deste Portugal onde só se fala nos grandes. 



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Quem ama este desporto, como eu, anda nestas últimas semanas um pouco angustiado. O maldito Coronavírus veio tirar-nos uma das coisas que nós mais gostamos. Seja de que ...
    02-04-2020 23:38
    Há trinta e cinco anos, na cidade do Funchal, a Dona Dolores dava à luz um menino… Pronto, nesta altura, o caro leitor pensará que vem aí mais um artigo sobre o ...
    05-02-2020 15:51
    O Sporting prepara-se para igualar em anos o recorde do FC Porto sem vencer o campeonato português. Em 2020, os já 13 pontos de distância que tem para o líder Benfica ...
    28-12-2019 15:14E1
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa