placardpt
    2019/01/30
    "Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

    Se perguntarmos a qualquer adepto do FCPorto qual o seu maior rival, a resposta é óbvia: Benfica. Se fizermos a mesma pergunta a um Sportinguista, a mesma palavra sairá da sua boca. E para o Benfica, qual é o maior rival? A resposta é difícil e pouco consensual.

    Uns dirão que é o Sporting. É o rival da cidade, o rival histórico. As mesas de matraquilhos deste país afora dividem-se em bonecos de vermelho de um lado e verde do outro. Separados em poucos quilómetros por lados distintos de uma circular, enfrentam-se há mais de 100 anos. Reza a lenda que a rivalidade começou desde que o clube verde, mais abastado, veio-se reforçar no Sport Lisboa com 8 jogadores, quase “matando” à nascença um projecto que estava no seu início. Cresceram de forma paralela da cidade de Lisboa para o resto do país, dividindo paixões e facções. Até ao início dos anos 60 o Sporting, embalado pelos “cinco violinos” levava inclusivamente a melhor somando 10 Campeonatos contra 9 do Benfica no ano de 1959. Depois na década de 60 o Benfica disparou e não mais viu o Sporting à frente, mas a rivalidade ficou. Talvez por isso as faixas etárias mais avançadas dirão que “rival, rival é o Sporting!”. No sul do país também deverá ser essa a resposta maioritária.

    Mas muitos outros dirão “não, não, o grande rival é o FCPorto”. Vivemos em 2019 e o clube que insiste há mais de 30 anos em negar a hegemonia ao Benfica é o clube do Norte. É com ele que nos temos de preocupar na grande maioria das fases decisivas dos títulos e troféus que disputamos todos os anos e assim continuará a ser nos próximos anos, parece fácil prever. Com todos os seus defeitos e (custa admitir) qualidades, Pinto da Costa virou o futebol Português do avesso desde os anos 80. Talvez por isso os Benfiquistas mais jovens concordem maioritariamente com esta teoria. Os que moram de Coimbra para cima dirão igual: “Rival, rival é o FCPorto!”.

    Mas, mais uma vez, não há resposta óbvia. Não é claro qual o maior rival do Benfica. Haverá sequer isso de rival para o Benfica? Luís Piçarra já cantava em 1953 que este clube lutador, na luta com fervor, nunca encontrou rival neste nosso Portugal. É curioso pensar que no nosso clube tivemos jogadores como Bento que equipavam de azul ou Silvino que equipava de verde, sem que isso trouxesse confusão alguma. Em quase 30 anos a ver o Benfica no Estádio da Luz raramente ouvi cantar-se músicas anti-FCPorto ou anti-Sporting em jogos que não estejam presentes. Não é que não comentemos a vida dos outros, não celebremos as suas derrotas ou em alguns casos, não os odiemos. Mas é difícil olhar para o lado e dizer: é este!

    Conheço Benfiquistas que defendem que isto é, aliás, um defeito do clube. Que somos demasiado felizes, que falta um pouco de raiva. A raiva, a inveja é uma excelente gasolina para ganhar títulos. O Benfica teve, aliás, esse exemplo em 2016 com Jorge Jesus. Ainda neste recente jogo com o FCPorto, polémicas de arbitragem à parte, voltou-me a parecer que o outro lado entrou mais aguerrido, mais determinado, mais “raivoso”. O Benfica devia ter melhores jogadores para não precisar dessa gasolina que lhe foge à matriz, mas, não tendo, ajudava ter mais lenha para pôr na fogueira.

    Apesar disso, não me queixo. É bom ter dois rivais e nenhum ao mesmo tempo. Importante é ir vencendo-os. Por nós, de preferência. Contra eles, se necessário.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    CA
    FCP vs Scp
    2019-01-31 18h25m por CASM00
    Quando comecei acompanhar com mais atenção ao futebol a partir de 2005 tinha pa aí tinha 9, 10 anos e pensava q o grande rival do FC Porto era o Sporting, naquela altura não suportava o Sporting aquelas finais de supertaça e Taça perdidas para scp tiravam_me do sério. Entre 2005 e 2010 eu temia mais o SCP que o Benfica, nesse tempo o Benfic a era pouco competitivo acabava em 3 ou em 4 lugar e quase não ganhava poucos títulos.
    HJ me arrependo :) mas lembro me da Taça Carlsberg cup fin...ler comentário completo »
    CA
    FcP vs Slb
    2019-01-31 17h21m por CASM00
    O maior classico no nosso futebol , são 2 clubes com mais títulos no que toca futebol,
    para mim hj em dia isso é tanga do o Scp ter mais adpetos que o FCP se tinham era há 60 50 40 anos atrás hj estão equiparados se é não Porto tem ligeira vantagem, basta ver uma sondagem levado a cabo do ZeroZero quem ia vencer a Final Taça da Liga quem teve mais votos foi o Porto.
    CA
    jcatarino
    2019-01-31 16h08m por CASM00
    " Ate porque no distrito do Porto . . . 90% dos adeptos ou são portistas ou são benfiquistas. "

    Quando era mais novo fazia me confusão porque há tantos benfiquistas na cidade Porto?ainda por cima com um Porto ganhador quer nacional quer internacional , só mais tarde percebi a razão de haver tantos benfiquistas na cidade do Porto segundo dizem grande parte destes benfuitas são do Benfica+Boavista ou Salguieros ou até Leixões uma rivalidade bem antiga entre Fcporto vs boavista,...ler comentário completo »
    CA
    otario007
    2019-01-31 15h30m por CASM00
    sou portista da capital e ninguém da minha família é da cidade Porto e conheço vários portistas nas regioes de Lisboa alguns de 30 anos para cima mas a maioria deles até são da minha idade ( na casa 20 e anos) e nenhum deles é portista porque nasceram na cidade do Porto ou porque tem familiares da cidade do Porto.
    JO
    otario007
    2019-01-31 00h28m por Josec78
    Para já, 20 anos é pouco tempo de vida, mas deve ter dado para ver o Marquês cheio de portistas ainda à bem pouco tempo. Sendo eu da Amadora (português), também conheço muitos africanos que já vieram de lá portistas (e outros que cá nasceram) e ostentam orgulhosamente a camisa azul e branca pelas ruas da nossa cidade.

    E vocês ganharam adeptos nos anos 60 com o quê ? Derrotas ?
    Erro
    2019-01-30 18h09m por ToneBond14
    Morreu
    otario007
    2019-01-30 18h08m por ToneBond14
    Andas a nanar então o porto quando é campeão enche as ruas pelo país todo, deves estar a esquecer o campeonato de 2013 do "reserbado pelos lampiões para os campeões" no Marquês. Não estavam só meia dúzia la, estavam muitos, cada vez mais há portistas fruta da glória recente europeia e hegemonia interna de 30 anos. Mas claro que há mais benfiquistas pelo país todo disso ninguém duvida, agora só por conheceres uma pessoa portista em Lisboa não quer dizer que hajam só mais meia dúzia, a nort...ler comentário completo »
    jcatarino
    2019-01-30 16h32m por otario007
    Em mais de 20 anos, só conheci um Lisboeta que não tivesse o clube dos pais (Benfica/Sporting), e que tivesse mudado para o Porto. Isto foi há anos, quando o Porto atingiu o penta. Na minha opinião, os portistas têm sempre a sensação de que são nacionais, mas na minha experiência (e admito que possa ser só minha, embora duvido muito) pura e simplesmente é raríssimo conhecer um portista lisboeta (que os pais não sejam do Porto).

    De qualquer forma esses filhos que mudam de...ler comentário completo »
    FR
    O maior rival
    2019-01-30 16h23m por Fragha
    "Conheço Benfiquistas que defendem que isto é, aliás, um defeito do clube. Que somos demasiado felizes, que falta um pouco de raiva. "


    É natural, a raiva é o caminho mais fácil e direto para nos transcendermos e unirmos.
    É a reação, em vez da ação, o pequenino em vez do grandioso.

    É por isso que a raiva e o ódio servem a curto prazo, mas os valores ganham a longo prazo.
    Não é por acaso que no futebol, as massas se comportam como tr...ler comentário completo »
    JC
    Realidade paralela
    2019-01-30 14h57m por jcatarino
    praticamente não se encontra adeptos fora da Cidade do Porto. . . Verdadeiramente a realidade paralela. . . O Porto hoje em dia enche estádios em qualquer parte do País. . . Tem adeptos espalhados pelo País todo. . . Obviamente fruto dos títulos dos últimos 30 anos. . . Tantas famílias a sul do Douro. . . Em que os pais são Benfiquistas ou Sportinguistas e os filhos são Portistas. . . E obviamente que a nossa rivalidade é e será sempre com o Benfica. . . Ate porque no distrito do Porto . . . 90%...ler comentário completo »
    Benfica
    2019-01-30 14h03m por otario007
    Na minha opinião:
    Rival recente: Porto
    Rival de sempre: Sporting

    Por muito que o Porto tenha ganho nos últimos anos, em termos de grandeza em Portugal (ou seja massa adepta) ainda é o terceiro grande. Enquanto que o Benfica e o Sporting são clubes nacionais, ou seja encontras adeptos em todo o lado, o Porto ainda é um clube regional da cidade do Porto; praticamente não encontras adeptos fora da cidade, acaba por ser comparável ao Vitória (Guimarães). Grande lá ...ler comentário completo »
    A Btv que o diga
    2019-01-30 12h31m por Lewis80
    A raiva , a falta de educaçao e a pobresa de espirito ficou bem espelhada na pessoa de Valdemar Duarte, nunca vi nada igual. .
    Mas para vos tirar as duvidas. .
    O vosso grande rival é sem duvida o Sporting!!
    Quanto ao FCPorto, nao ha em Portugal quem nos chegue aos calcanhares. Os nossos rivais sao os colossos do resto da Europa, basta ver pelo curriculo do Porto em 30 e pcs anos ganhamos 7 trofeus internacionais, 11 finais, recordista de presenças champions com o me...ler comentário completo »
    JO
    Se. . .
    2019-01-30 11h59m por Josec78
    ". . . um defeito do clube. Que somos demasiado felizes, que falta um pouco de raiva. "

    Se assim fosse (com todos os adeptos) não matavam adeptos de outros clubes.

    "Em quase 30 anos a ver o Benfica no Estádio da Luz raramente ouvi cantar-se músicas anti-FCPorto. . . "

    Mas apagar as luzes e ligar a rega. . . ? Já para não falar na BTV. . .

    É tudo muito bonito mas "porcaria" existe em todo o lado. Os benfiquistas, adeptos do clube m...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
    07-04-2024 18:43E8
    Nos últimos anos o Benfica teve a possibilidade de ser campeão invicto. Perdeu com o golo do Kelvin no último minuto. Teve a possibilidade de vencer a Liga Europa duas vezes. ...
    06-03-2024 13:10E4
    Tenho 40 anos e a minha primeira memória do Benfica é de quando tinha sete aninhos. O Benfica jogou a final da Taça dos Campeões Europeus em 1990 contra o AC Milan e tenho ...
    03-02-2024 21:44E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa