placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Antevisão da final eight da Taça de Portugal

    Quem leva a Rainha de Sines?

    2024/03/26 18:00
    E0

    Antes da Páscoa há uma verdadeira caça ao ovo em Sines. Um ovo em forma de taça. De Taça de Portugal. No Multiusos local, oito equipas vão em busca de uma competição que só duas têm experiência de ganhar: Sporting e Belenenses.

    Curiosamente, capricho do sorteio, estas duas equipas defrontam-se no último jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, já esta quarta-feira. Um duelo lisboeta, de duas equipas da Liga Placard, as únicas presentes nesta final eight que já têm pelo menos um exemplar da Taça nos respetivos museus.

    Os tempos são agora diferentes. Sporting e Belenenses estão bastante distantes no que diz respeito às reais probabilidades teóricas das duas conquistarem a Prova Rainha, já que o Belenenses tem tido o rótulo de 'equipa elevador' e mesmo esta época tem sentido dificuldades na Liga Placard - é penúltimo na tabela.

    O Sporting, por seu lado, está taco a taco com o SC Braga no topo das equipas favoritas a vencer esta final eight. As duas equipas, com a ausência do Benfica - eliminada pelos leões nos oitavos -, estão na 'pole position' de alvos a abater por conjuntos que correm por fora...

    Ambições diferentes, o mesmo sonho

    Voltamos a frisar a componente teórica deste tipo de análises, principalmente numa competição que tantas surpresas tem ao longo dos anos. E pela própria componente a eliminar da Taça de Portugal... a teoria vale o que vale.

    Para além das três equipas já mencionadas acima, há outras cinco com o sonho de chegar à final de sábado: três delas são da Liga Placard e têm legítimas aspirações a lá chegar; as outras duas são da II Divisão e nunca estiveram tão perto da decisão.

    Rio Ave repete presença nos quartos de final, agora numa final eight @Rio Ave
    Comecemos por elas. Dínamo Sanjoanense e Rio Ave vão defrontar, nos quartos de final, equipas de montra da Liga Placard: Dínamo contra Leões Porto Salvo e Rio Ave contra SC Braga. Qualquer resultado que não seja a eliminação de ambos será uma contrariedade para a teoria. Mas ambas têm fatores a ter em conta.

    O Dínamo está pela primeira vez numa fase final concentrada, mas ocupa neste momento um lugar de subida à Liga Placard; o Rio Ave, por outro lado, está na fase de manutenção da II Divisão... mas já esteve uma vez nos quartos da Taça de Portugal - num ano em que houve apenas final four.

    Fechamos com o jogo que coloca frente a frente as duas equipas que ainda não abordámos: Ferreira do Zêzere e ADCR Caxinas. Vai ser este o jogo de abertura da final eight e, muito provavelmente, será o mais equilibrado dos quatro dos quartos de final. Não é por acaso que são, atualmente, quinto e sexto da Liga Placard... separados por um ponto.

    Os misters em discurso direto

    Ricardo Lobão, Treinador do Ferreira do Zêzere: «É um sentimento que evidencia o trabalho realizado e que nos dá a oportunidade de estar no centro das decisões. Depois de atingido este objetivo, estaremos motivados e preparados para competirmos por um lugar nas meias-finais. (...) Diria que numa prova destas existem fatores determinantes que podem influenciar o percurso das equipas, tais como a experiência sobre estes momentos, soluções ao dispor, a capacidade de adaptação e o sorteio»

    Nuno Silva, Treinador do ADCR Caxinas: «A presença nas fases decisivas das diferentes competições que participamos foi um objetivo que definimos no início de época. Nesse sentido, há um sentimento muito positivo por termos atingido uma meta a que nos propusemos e que irá permitir à equipa poder mostrar a sua capacidade em contextos de grande exigência. Estes momentos são fundamentais para a nossa evolução individual e coletiva e consolidam a imagem do clube no panorama do futsal nacional. O sentimento de alegria por estar presente neste momento não se encerra em si mesmo, antes é seguido pela ambição em podermos competir pela vitória em todos os jogos que a nossa competência permitir disputar. Vamos, primeiro, procurar, com responsabilidade e ambição, competir no primeiro jogo para estarmos presentes na meia-final. (...) Estas competições curtas duração colocam grande ênfase na capacidade mental e de gestão das diferentes fases do jogo, bem como na capacidade de ser ambicioso na forma de estar sem que acrescente risco desnecessário na procura da vitória. Para além disso, a questão física pode revelar-se determinante, ao longo da competição, devido ao elevado número de jogos em pouco tempo para quem vencer esta competição»

    Cláudio Moreira, Treinador do Leões Porto Salvo: «É naturalmente satisfatório estar nas decisões da prova porque faz parte dos objetivos definidos no início de época. Pretendemos continuar a boa prestação na mesma, mas necessitamos de ser ambiciosos e humildes para pensar jogo a jogo e vencer o próximo adversário. (...) Creio que a forma física como as equipas se apresentarão nesta fase da época pode ser o fator mais importante e idealmente queremos aliar sempre o discernimento e tomada de decisão à vontade para realizar, mas creio, também, que nos jogos onde as diferenças sejam reduzidas, a atitude terá de ser sempre o fator a ter em conta»

    Bruno Guimarães, Treinador do Dínamo Sanjoanense: «Este grupo merecia estar numa Final Eight da Taça de Portugal, pois propusemo-nos a estar nestas decisões no início da época, e tudo o fizemos para que fosse possível, foi um dos objetivos propostos e conseguimos chegar onde tanto ambicionávamos. É a primeira vez no Clube, e que não seja um caso isolado. Para além de um sentimento de dever cumprido, é um sentimento de que o trabalho vale sempre a pena e é um grande orgulho para estes atletas estarem no mais alto patamar do futsal nacional, orgulho que é partilhado pelos adeptos e por toda a comunidade de São João da Madeira. Conseguimos estar na primeira decisão da Taça da Liga, em dezembro, e agora na Final Eight da Taça de Portugal, sem nunca nos afastarmos do principal objetivo da época, que é a subida à Liga Placard. Considero que este evento é um 'bónus' muito merecido para todo o grupo de trabalho, e que nos premeia por todo o espírito de sacrifício, que temos tido até aqui. Queremos desfrutar ao máximo deste Evento e temos a ambição de lutar pela passagem às meias-finais da Taça. Queremos mostrar a qualidade de jogo que há na 2ª divisão, e discutir o jogo de igual para igual contra os Leões Porto Salvo. Vamos trabalhar e preparar o jogo para que possamos seguir em frente, e defrontar os outros leões (Sporting Clube Portugal), o meu amigo Tiago Guelho que me desculpe»

    Carlos Loureiro, Treinador do Rio Ave: «É um sentimento de enorme felicidade poder estar num palco que premeia as oito melhores equipas nesta competição. O facto de sermos uma delas obviamente nos deixa muito orgulhosos deste caminho e agora é tempo de desfrutar e competir ao nosso melhor nível. Queremos honrar o clube e a nossa massa adepta e estou certo de que estamos todos imbuídos desse espírito pois foi dessa forma que conseguimos chegar até aqui. Não pode faltar o que tem existido desde o início desta competição: talento, solidariedade e vontade de competir e nos superarmos. Estes jogadores têm sido verdadeiros campeões na forma como se dedicam e trabalham diariamente para conseguir evoluir, sabemos que a nossa maior arma é o coletivo e é isso que nos propomos a trazer a esta Final Eight»

    Joel Rocha, Treinador do SC Braga: «O sentimento é de ‘primeiro objetivo cumprido’ e as nossas aspirações são claras e objetivas: vencer o 1.º jogo da competição para continuar em prova e depois tudo fazer para ficar até ao último dia e sermos os últimos a deixar o Pavilhão Multiusos de Sines. O sucesso – leia-se resultado final - é uma soma de várias ações coletivas e individuais realizadas com critério e de forma eficaz. É com maturidade competitiva e mentalidade vencedora que abordaremos todas as ações do jogo, sejam elas ofensivas, defensivas, estratégicas, coletivas ou individuais. Precisamos do melhor Braga nos limites máximos de qualidade, sacrifício e constante superação»

    Tiago Guelho, Treinador do Belenenses: «É um sentimento de responsabilidade, mas acima de tudo orgulho por voltarmos aos grandes palcos. Um prémio justo para um grupo de trabalho que tem lutado recorrentemente contra todas as adversidades. As aspirações são de honrar e representar da melhor forma o símbolo que temos ao peito. Temos essa ideia bem vincada e queremos dar o melhor de nós e no final fazermos um balanço positivo. (...) É um sentimento de responsabilidade, mas acima de tudo orgulho por voltarmos aos grandes palcos. Um prémio justo para um grupo de trabalho que tem lutado recorrentemente contra todas as adversidades. As aspirações são de honrar e representar da melhor forma o símbolo que temos ao peito. Temos essa ideia bem vincada e queremos dar o melhor de nós e no final fazermos um balanço positivo»

    Nuno Dias, Treinador do Sporting: «São sempre boas sensações marcar presença na Final Eight da Taça de Portugal. É para estar nestes momentos de decisões que todos nós trabalhamos no Clube. E como não poderia deixar de ser, os objetivos serão sempre vencer a competição, sabendo que vamos ter muitas dificuldades, até porque os nossos adversários também vão querer vencer, e olhando sempre para uma eliminatória de cada vez. (...) O que não pode faltar neste jogo é o mesmo que não pode faltar em todos os outros. Atitude e compromisso competitivo, qualidade individual e coletiva e depois concentração em todos os momentos do jogo... a característica destes jogos difere dos restantes pelo facto de não haver segundo jogo para corrigir. Quem perde vai para casa, e nós queremos ficar na competição até ao fim. Mas para isso é importante pensar jogo a jogo e temos de nos focar no Belenenses»




    Quadro completo (Quartos-de-Final):


    Taça de Portugal Futsal 2023/24: veja aqui tudo sobre a edição

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 27-04-2024, 06:48
    moumu 27-04-2024, 05:52
    moumu 27-04-2024, 05:50
    moumu 27-04-2024, 05:48
    moumu 27-04-2024, 05:46
    moumu 27-04-2024, 05:45
    moumu 27-04-2024, 05:43
    moumu 27-04-2024, 05:14
    moumu 27-04-2024, 05:14
    moumu 27-04-2024, 05:13
    moumu 27-04-2024, 05:13
    SCP_1994 27-04-2024, 03:51
    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48