placardpt
FC Porto empatou em casa contra o FC Famalicão

Meia chama não chegou

O FC Porto voltou a perder pontos em casa. Os dragões empataram a dois golos contra o FC Famalicão, num jogo onde a equipa da casa foi muito curta a defender na primeira parte. Melhorou no segundo tempo, mas não chegou, perante uma equipa minhota bem organizada.

É inevitável, a equipa do FC Porto vive tempos de ansiedade. Joga debaixo de uma pressão emocional, como há muito tempo não se via, e isso reflete-se em campo.

Os comandados de Sérgio Conceição tiveram muita dificuldade em organizar o jogo, como quase sempre fizeram, deixando o FC Famalicão confortável desde início.

A formação de Armando Evangelista descobriu cedo como ferir os dragões. Wendell viveu uma primeira parte de terror: sem intensidade no ataque, nos duelos, em quase tudo o que fez. Aos nove minutos, Cádiz abriu o marcador, depois de um cruzamento de Puma Rodríguez pelo lado do ala esquerdo portista.

Muita bola e pouca ligação

O FC Porto pagou caro o preço de entrar sem a dinâmica asfixiante de outros tempos e, como tal, teve de ir atrás do jogo.

@Catarina Morais / Kapta +

A equipa de Sérgio Conceição soube povoar os terrenos ofensivos, mas revelou falta de rapidez e ligação entre os setores. Grujic nunca teve a capacidade de Alan Varela, assim como a relação de Jorgie Sánchez com Francisco Conceição foi uma sombra do papel entre João Mário e o irreverente extremo português.

Os dragões melhoraram quando Pepê ganhou influência nas zonas interiores, com Francisco Conceição e Iván Jaime. A relação com o português foi mais notória e o golo portista surgiu assim. Lance individual, pela linha final, remate de ângulo apertado e uma ajuda inusitada de Zaydou Youssouf.

O empate ajudou os portistas a ganharem confiança no jogo. A equipa de Sérgio Conceição acelerou processos, ganhou mais bolas, correu mais, mas chegar com perigo à baliza de Luiz Júnior foi um objetivo que nunca atingiu.

A arte de defender

Apesar do domínio durante a primeira parte, o FC Porto terminou os primeiros 45 minutos a sofrer. Sérgio Conceição deve ter ficado com os cabelos em pé, quando viu a quantidade de erros defensivos que originaram o segundo golo dos famalicenses. Gustavo Sá cruzou sem oposição, toda a defesa falhou e Cádiz marcou, solto de marcação.

A grande maioria dos 30 mil adeptos das bancadas - tirando os aficionados do FC Famalicão - não gostou. A equipa do FC Porto foi para o balneário debaixo de um coro de assobios estrondoso.

A imagem da segunda parte foi bem melhor: os azuis e brancos apresentaram-se com Alan Varela, Galeno e Taremi e o jogo ficou mais intenso. A equipa de Sérgio Conceição encostou o FC Famalicão à defesa, mas teve muita dificuldade em acordar o espírito do Dragão.

O FC Famalicão foi uma muralha a defender, com Luiz Júnior a encabeçar esse papel. Com uma estrutura muito próxima, os minhotos anularam com grande mestria as investidas de Galeno e Francisco Conceição, assim como o trabalho interior de Taremi e Evanilson.

Tentar, tentar e conseguir

A pressão azul e branca cresceu de uma forma brutal. Sérgio Conceição reencarnou Quinito e colocou toda a carne no assador. Namaso juntou-se a Evanilson, Taremi, Pepê, Francisco Conceição e Galeno. E ainda houve Varela e Nico González a recuperar bolas numa fase de construção permatura.

O FC Porto fez o empate, depois do FC Famalicão ter ficado com a defesa perdida. Taremi encostou, após uma arrancada de Galeno. Os últimos minutos ficaram marcados pela grande intensidade portista na procura da vitória, mas Armando Evangelista soube congelar o jogo, refrescou a equipa e as substituições quebraram o ritmo dos dragões.

Evanilson ainda foi expulso a terminar e o FC Porto não teve capacidade de inverter o resultado. A partida terminou com empate e um novo coro de críticas dos adeptos.

U Sábado, 13 Abril 2024 - 18:00
Estádio do Dragão
Gustavo Correia
2-2
Mehdi Taremi 82'
Jhonder Cádiz 9' 45'
Zaydou Youssouf 17' (p.b.)
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 29
Lances Capitais
GOLO FC Famalicão!
Jhonder Cádiz marca
17´
GOLO FC Porto
Zaydou Youssouf marca na própria baliza!
45´
+1
GOLO FC Famalicão!
Jhonder Cádiz marca
82´
GOLO FC Porto!
Mehdi Taremi marca
90´
+3
Cartão vermelho para Evanilson (FC Porto)
A Chave

Segundo golo do Famalicão

Além de ter surgido em cima do intervalo, o golo revelou a fragilidade do FC Porto a defender durante 45 minutos. Foi fundamental para que os minhotos pudessem gerir o encontro de outra forma, na segunda parte.

O Árbitro

Gustavo Correia teve um jogo com muitos casos e casinhos. O árbitro mostrou-se sempre próximo dos lances e ajuizou bem quase sempre. Talvez tenha exagerado no capítulo disciplinar, marcando muitas faltas e sendo detalhista no sítio de marcar as faltas

O Melhor
Entrega do Famalicão

Foi uma Alma até Almeida dos rapazes de Armando Evangelista. A equipa minhota nunca perdeu o norte do que tinha de fazer, mesmo quando foi extremamente pressionada pelo azuis-e-brancos. Notável. São três jogos sem perder, com o novo técnico.

O Pior
Defesa portista

Um desastre. O setor recuado de Sérgio Conceição está a atravessar momentos de grande dificuldade e no encontro contra o Famalicão ficou bem patente nos dois golos.

Forma
FC Porto
2023/2024
45J
29V
5E
11D
85-39G
FC Famalicão
2023/2024
31J
9V
11E
11D
38-40G
Sabia que...by playmaker stats
Foi a 6.ª derrota do FC Porto na Liga Betclic 2023/24, o pior registo das últimas 8 temporadas:
Sérgio Conceição (2023/24)
Julen Lopetegui, José Peseiro (2015/16)
Há 22 anos que o FC Porto não perdia 8 pontos em 3 jornadas consecutivas na Liga Portuguesa:
2001/02 Vitória SC [F], SC Braga [C], Santa Clara [F]
2023/24 Estoril [F], Vitória SC [C], FC Famalicão [C]
Há 8 anos que o FC Porto não estava 3 jornadas consecutivas sem vencer na Liga Portuguesa:
2016/17 - 3 empates
2023/24 - 1 empate e 2 derrotas
O FC Porto é a equipa com mais expulsões (9) na Liga Betclic 2023/24.

Top 5 mais expulsões nesta edição 2023/24:
9 FC Porto
8 FC Famalicão
7 Chaves
6 FC Arouca
6 Estrela Amadora
É o sexto jogo consecutivo em que o FC Porto não chega em vantagem ao intervalo.

A última vez que os dragões saíram em vantagem para as 'cabines' foi em Portimão [0-1], com golo de Nico.
Jhonder Cádiz faz o 7.º bis na carreira, o primeiro frente a um dos 'três grandes' do futebol português.

O FC Porto já é a 2.ª maior vítima do avançado com 3 golos apontados, o extinto CD Aves foi a equipa que mais golos sofreu do avançado venezuelano (4)
O FC Porto entrou sempre a perder nos últimos 3 jogos em casa.

Desde a goleada no Dragão por 5-0 frente ao Benfica, que os portistas não entram a ganhar no jogo (no Porto)

Fotografias(37)

Liga Portugal Betclic: FC Porto x Famalicão
Liga Portugal Betclic: FC Porto x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
O QUE SE PASSA COM O PLANTEL DO FC PORTO
2024-04-16 08h26m por mario1953
Afinal, o que se passa com a equipa profissional de futebol do FC Porto? Efetivamente não está bem. É que os adeptos, aqueles mais “antigos”, não viam uma série tão negativa, como esta, há cerca de duas décadas. Certamente o problema não está nas arbitragens, como querem fazer querer. Será que o timoneiro da equipa, Sérgio Conceição, perdeu as rédeas, na equipa? A cinco jornadas do fim da Liga Portugal Betclic, e com quinze pontos de atraso em relação ao Sporting CP, o líder, será...ler comentário completo »
Opinião dos comentadores/an alistas
2024-04-14 16h31m por GERRARDandRONALDINHO
Fica por expulsar Zaydou na 2ª parte após falta sobre Nico no meio-campo.
Famalicão fez as faltas que quis. . .
2024-04-14 14h59m por GERRARDandRONALDINHO
Penalty por marcar sobre o Taremi aos 54', pareceu-me.
E muitas outras faltas e faltinhas por marcar que ajudaram o Fama a levar a água ao seu moinho.

Zaydou(!), Sá e Cádiz em bom plano.
Otávio (o repetente do costume), Zé Pedro e Jorgie a enterrarem forte e feio. Já se sabia que o Porto, com as baixas que tem (e tem tido muitas desde a pré-época!), ia precisar de um milagre para ganhar este jogo.
Iván Jaime continua a ser muito pouco objetivo e prod...ler comentário completo »
RA
Porto
2024-04-14 13h02m por raguar
Pra mim os jogadores já não suportam SC. Tem jogadores que dão muito mais, mas a forma como o Sérgio atua eles já não aguentam mais.
Ao Porto que tente ganhar a taça e que finalmente mude a direcção do clube. Algo novo, está agarrado aos tempos antigos, precisa de se modernizar.
A identidade estará sempre aqui, e quando alinhavar vai ser outro duro osso de roer.
Os adversários que aproveitem agora.
AN
Podre
2024-04-14 09h02m por angryagain
O clube está podre!
Queremos mais 4 anos disto?
Eu não!

E a tendência é para piorar. . .
Teremos FCP daqui a 4 anos?

Se também não querem mais destas vergonhas, sabem bem o que fazer no dia das eleições.

Não percebo
2024-04-14 06h55m por Muhamad
As críticas ao porto. . . pessoalmente acho que continuam muito genuínos e honestos, mais que nunca, aliás! Aprecio a troca argumentativa entre os candidatos à presidência, em particular a finorra ironia do principal; aprecio o cuidado e o carinho demonstrado com a família de um dos heróis do crescimento do clube; aprecio o estilo de vida frugal e honesto do terratenente da claque, e a sua alcunha fofa; adoro ver o treinador a verbalizar vezes sem conta o "espírito à porto"; cativam imenso a...ler comentário completo »
FO
Eu não vi o jogo
2024-04-14 01h33m por Formiga1979
Por isso não me posso pronunciar sobre a exibição do Porto.
Mas, como habitualmente, sempre que as coisas correm mal, lá vem o discurso regionalista. . . agora é o de que querem tirar o norte do mapa do sucesso desportivo.
Percebo que esse discurso tenha tido efeito nos primeiros anos de presidência do Pinto da Costa.
No entanto, desculpem-me os regionalistas, esse discurso já está totalmente ultrapassado. O Porto é atualmente um clube de prestígio internacional e e...ler comentário completo »
tarik
2024-04-14 01h33m por miguelcarvalho244
O nosso mal é sempre o mesmo, seja contra Porto ou Vizela. Só jogamos 45 minutos minimamente ao ataque. Tivemos jogos sem fazer mais que um remate à baliza o jogo todo. . . somos 8 ou 80. Depois temos meia dizia de jogos, em que na primeira parte, tal como este, as coisas podiam estar resolvidas, e na segunda parte baixar tudo para defender e mal só na nossa área. . . tem sido a nossa sina.
Deixem-me adivinhar
2024-04-14 01h06m por JamaicaNN
A culpa foi novamente da arbitragem? Se jogassem mais á bola é que era
Maus resultados e Geografia. . .
2024-04-14 00h25m por JHendrix
Eu percebo que os maus resultados afectem a moral da equipa, mas a geografia do treinador é inédito. Agora queixa-se que "querem tirar a região do Norte do mapa sucesso desportivo". Alguém explique ao Sérgio que a norte do Porto ainda está o Minho. Braga, Guimarães, Viana, Famalicão, Barcelos etc que nada têm a ver com os problemas e transtornos dos seus jogadores e clube.
Se o bispo vencer as eleições na próxima época nem à Europa vão. . .
petitor
2024-04-14 00h23m por A_Drifter
Na minha sincera opinião essa dos milagres é uma mentira que os portistas contam a eles próprios porque tem uma clara obsessão com uma falta de figura para adorarem como um Deus, como PDC começou a falhar essa obsessão passou a ser o SC.
Porque se formos coerentes e honestos os anos em que o SC foi campeão.
1º - Tinha um grande 11 apesar de não ter grande banco ainda tinha Otávio, Dalot e Soares no banco tinha um núcleo sólido de 14 jogadores.
2º - Perdeu o campeonato ...ler comentário completo »
Porto
2024-04-13 23h55m por petitor
Claramente em fim de ciclo, sou fã do SC, mas está claramente desgastado, são muitos anos a fazer milagres, vejam e comprarem e primeiro plantel quando ele não pode contratar ninguém eram só emprestados e o plantel que temos agora. Fomos vendendo mal, saídas a custo zero como Herrera, Brahimi entre outros, Vitinha que no Benfica tinha sido vendido por 100 milhões ou mais, Luiz Diaz igualmente e aqui foi vendido á pressa.

Não posso culpar o SC por não fazer sempre milagr...ler comentário completo »
AS
Halibut
2024-04-13 23h39m por asa_scouting
concordo contigo, é preciso uma renovação muito grande do plantel.

GR - Diogo Costa vai ser vendido porque precisamos de um grande encaixe financeiro. Cláudio Ramos é bom, mas não serve para nº2 do Porto, assim como o Samuel Portugal.

Laterais direitos - concordo o Martim Fernandes deve ser promovido, João Mário é para vender.
Centrais - nenhum se aproveita, o Pepe já não tem idade e o vigor de outrora, para mim, subia-se o Gabriel Brás.
...ler comentário completo »
Incrível
2024-04-13 23h20m por LuvasPretas
Quando finalmente se acaba com a impunidade que sempre pareceu rodear esta equipa, falo de 50 anos que eu vivi enquanto espetador de futebol, acontece um descalabro. Claro que jogam e têm valor para muito mais, mas estão sem ajudas, o da claque está preso e o presidente está preso por fios finos.
Porto
2024-04-13 23h10m por DietmarVonKrieg
Vamos ver os factos: fizemos um jogo absolutamente miserável. Defensivamente estivemos uma completa bandalheira. No ataque, fomos demasiado inofensivos. Se não ganhamos e se deixamos o Braguinha colar a nós, a culpa é, mais uma vez, só nossa. Há muita coisa a repensar para a próxima temporada, porque temos estado muito mal e estamos em sério risco de cair para o 5º lugar.

Deixem adivinhar: foi o árbitro? Que queixas vamos fazer hoje? No máximo podemos falar de uma expuls...ler comentário completo »
TA
Famalicão
2024-04-13 23h10m por tarik
Não trouxemos a vitória por culpa própria. Dois golos sofridos por nanarem. Nathan pede para c@g@r e sai por favor.
Grande JHONDER Cadiz, renovem com o homem urgentemente. É um trapalhão de primeira água mas é daqueles que depois de tantas críticas há duas temporadas tem vindo a calar muita gente e a dar pontos (já desde a temporada passada).
Não se percebeu no final do jogo colocar o Aranda a PL, quando é claramente um desequilibrado pela esquerda.

O Ivan J...ler comentário completo »
HA
Porto
2024-04-13 23h08m por Halibut
Esta é das piores defesas que eu me lembro, olhando para a defesa o Wendell está uns furos abaixo de jogadores como Telles, Alex Sandro ou Álvaro Pereira assim como o João Mário não tem o nível de um Maxi, Ricardo Pereira ou Bosingwa. . . Os centrais tirando o veterano Pepe são todos medianos, o Otávio ainda tem muita sopinha a comer. . . Isto é daquelas coisas cruciais, claras como a água, na próxima época espero eu que não renovem com Pepe e se comece a renovar a defesa com defesas que...ler comentário completo »
PdC 4 Ever, na história!
2024-04-13 22h44m por PalancaFCP
PdC elevou a instituição FCP a um patamar internacional, como não há igual em todo território nacional e tão poucos se podem orgulhar neste mundo. Porém, todo ciclo tem um fim.

Perdeu-se o pulso e a liderança marcante no seio do nosso Porto, que habituou-nos a ser uma marulha intransponível, esvaneceu-se. Hoje, somos nós que vivemos do passado! Lembro-me dos tempos da minha infância, esse era o argumento de todos os portistas contra os benfiquistas e sportinguistas. Hoj...ler comentário completo »
Famalicão
2024-04-13 22h10m por Platinum-Returns
À semelhança do vitória na jornada passada, injetou os jogadores todos; o vitória hoje pagou a fatura contra o farense, e empatou miraculosamente ao cair do pano; ao famalicão o que vai acontecer é, obviamente, serem reduzidos à sua insignificância, quando forem esmagados por uns 5 ou 6 a zero a jogar contra o Sporting, que é o próximo compromisso de ambas as equipas. Fez bem o Fama em apostar as injeções, ou melhor, as fichas todas neste jogo contra o FCP, porque sempre tinha muito me...ler comentário completo »
Gasperini
2024-04-13 21h48m por fcpinvicta
Com a idade dele e histórico no campeonato italiano, duvido que tenha interesse de vir para o campeonato português.
Fcpinvicta
2024-04-13 21h44m por Minnowkr
Acho que estás a dar só o Porto como exemplo, o Sporting tem o melhor plantel desde há uns bons anos, o Benfica o mesmo (o que não significa que seja equilibrado e/ou que esteja a ser aproveitado da melhor maneira), o Braga talvez tenha o melhor plantel de sempre, e depois os mais pequenos alguns deles este ano cresceram muito e foram sempre ossos duros de roer para os 3 grandes.
Na minha opinião este ano, existiu um salto de qualidade na nossa liga, e isso é bom pois há mais competitividade.
AS
A_Drifter
2024-04-13 21h44m por asa_scouting
Gostava de ver o Gasperini, os italianos são ossos duros de roer, tem feito ótimas épocas com o Atlanta, mas penso, que depende do que ele fizer com o Atlanta na Liga Europa, se chegar a final, outros tubarões devem assediá-lo, deve ficar impossível de vir para o Porto, mas também o que se paga ao Sérgio Conceição, dá para pagar o Gasperini.

Por mim, podia trazer alguns jogadores da Série A, que terminam contrato este ano, para o Porto.

Christian Kou...ler comentário completo »
Incrível sempre sopa. . .
2024-04-13 21h44m por miguelcarvalho244
Sempre primeira parte com avanço, tranquila, e depois segunda parte já foste. Toca a baixar linhas. Seja contra adversário for. Três jogos do novo treinador mas ainda se aplica a regra de meter nojo, baixar a linha e dar esperança a qualquer adversário. Seja o FCP ou até o Vizela!
Asa scouting
2024-04-13 21h38m por Kurika
Mas ninguém colocou isso em causa. O que se estava a dizer é que o vencido da Taça já não tem direito a nada. Já é assim há 9 anos
E essa notícia está incompleta porque parte do princípio que a Taça vai ser ganha por um dos 3 primeiros.
Se for ganha pelo 5o classificado, é o 4o que vai para a Conference. Do 3o ao 5o está tudo dependente de quem ganha a Taça.
ZY
Asa Scouting
2024-04-13 21h33m por zyxw4321
Isso é para o vencedor de taça apenas. O finalista vencido não vai às competições europeias a não ser que o faça via campeonato. Já é assim pelo menos desde 2016. Hás-de reparar que esse artigo não menciona de todo o finalista vencido, dizendo que se o vencedor da Taça ficar num dos dois primeiros lugares, automaticamente a vaga da Taça passa para o 3°.

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Asiático
Treinador português no Médio Oriente
O Al-Gharafa, treinado por Pedro Martins, acabou a Stars League Catar no terceiro posto. O antigo técnico de Rio Ave, Marítimo, Vitória SC e Olympiacos fez um balanço ...