placardpt
    FC Porto vence antes da receção ao Arsenal

    Despertar milionário

    Com os milhões da Champions na mira, o FC Porto venceu na receção ao Estrela da Amadora (2-0) e levanta-se após uma série de dois jogos sem vencer para o campeonato. Galeno e João Mário decidiram a partida.

    Com este resultado, os dragões continuam no terceiro lugar (48 pontos) e na perseguição ao líder - provisório - Benfica (52 pontos). O conjunto da Amadora, por sua vez, continua no 14º posto (21 pontos).

    Em relação ao jogo, Sérgio Conceição - de forma expectável - introduziu Otávio, pela primeira vez, no 11 inicial do FC Porto e reservou uma novidade: Zaidu entrou diretamente no 11 - mas apenas durou 32 minutos. Nota ainda para Eustaquio que nem para o banco foi.

    Do lado visitante, Sérgio Vieira também apresentou duas mudanças: Rodrigo Pinho e Regis - ambos lesionados - deram o lugar a Ronaldo Tavares e André Luiz, respetivamente.

    Alguma (mas pouca) chama

    45 minutos de pouca chama no Dragão. A derrota em Arouca deixou mossa nos azuis e brancos e a entrada no jogo não foi ajudou. Algo apáticos e pouco vorazes, os portistas entraram desconfiados e pouco confiantes e o clima sentiu-se rapidamente nas bancadas - alguns apupos em momentos de maior aperto e desconcentração.

    Zaidu saiu lesionado aos 32 minutos @Catarina Morais / Kapta +

    Uma entrada pouco agressiva motivada, naturalmente, por um fator evidente: a postura super defensiva e conservadora por parte do Estrela. Sérgio Vieira, apesar da goleada na última jornada, não assumiu uma posição de risco e procurou segurar o nulo durante o maior tempo possível. Algo que, no entanto, não surtiu efeito.

    O FC Porto não criou muitas ocasiões, mas foi a equipa mais capaz ofensivamente e a ginga de Francisco Conceição, acompanhada pela vontade de João Mário rapidamente se traduziu no primeiro golo da noite: os dois combinaram no corredor direito, o lateral cruzou rasteiro - contou com um ligeiro toque infeliz de Pedro Mendes - e Galeno, com a baliza escancarada, não desperdiçou.

    Antes do golo, nota ainda para a lesão - aparentemente - grave de Zaidu após um sprint fantástico - Jorge Sánchez substituiu o nigeriano - e para algum frisson em ambas as balizas: Diogo Costa apanhou dois sustos - um cabeceamento de Ronaldo e um remate ao lado de André Luiz -, enquanto Bruno Brígido defendeu um remate perigosíssimo de Conceição.

    Acordar e adormecer

    Segundo tempo diferente, mas semelhante. O FC Porto entrou a matar, chegou ao golo com relativa facilidade e depois adormeceu o adversário, sem provocar muitos danos. O Estrela, por sua vez, não melhorou muito com a desvantagem - algo amorfo ofensivamente - e o FC Porto aproveitou.

    Galeno esteve envolvido nos dois golos azuis e brancos @Catarina Morais / Kapta +

    Primeiro, Galeno obrigou a uma defesa espetacular de Brígido - de pé esquerdo, o extremo esteve perto de um golaço -, contudo, dois minutos depois, nada conseguiu fazer para travar o remate de João Mário.

    Na sequência de um bom desenho ofensivo de Galeno, o lateral pegou bem na bola e, de longe, disparou rasteiro, forte e sem hipóteses para o guardião brasileiro. O golo que ratificou uma exibição muito completa do internacional português. Após o golo, e com as substituições, o jogo ficou mais lento, previsível e, acima de tudo, à mercê do FC Porto que geriu o jogo como bem entendeu.

    De resto, dentro das escassas oportunidades, apenas um remate de Iván Jaime, devidamente intercetado pela defensiva estrelista.

    Lances Capitais
    36´
    GOLO FC Porto!
    Wenderson Galeno marca
    Wenderson Galeno marca o seu 3º golo na prova (20 jogos)
    57´
    GOLO FC Porto!
    João Mário marca
    João Mário marca o seu 2º golo na prova (19 jogos)
    João Mário marcou o seu 5º golo na equipa (126 jogos)
    A Chave

    Golo de João Mário, ao minuto 57. Confirmou a entrada forte do FC Porto e praticamente sentenciou as contas.

    O Árbitro

    Arbitragem tranquila para Tiago Martins e sem grandes casos a apontar.

    O Melhor
    Entrada na segunda parte

    Depois de um primeiro tempo q.b, o FC Porto entrou melhor - Galeno cresceu após o golo -, criou algumas oportunidades e fechou o jogo com o golaço de João Mário. A partir daí, Conceição geriu a partida.

    O Pior
    Postura demasiado defensiva do Estrela

    É certo que jogar no Dragão não é fácil, mas esperava-se um pouco mais do Estrela, tendo ainda em conta que deu uma réplica interessante contra Sporting e Benfica - na primeira volta - a jogar fora.

    Forma
    FC Porto
    2023/2024
    34J
    23V
    3E
    8D
    65-30G
    Est. Amadora
    2023/2024
    25J
    6V
    6E
    13D
    25-39G
    Sabia que...by playmaker stats
    Wenderson Galeno marca e assiste no mesmo jogo pela 3.ª vez em 2023/24:
    vs Shakhtar Donetsk, Champions League x2
    vs Estrela Amadora, Liga

    Mais de 50% das participações em golo nesta época aconteceram nestas 3 partidas.
    Há 9 anos que o FC Porto não estava há 5+ jogos sem sofrer golos no estádio do Dragão:
    2014/15 Julen Lopetegui (6 'clean sheets' consecutivas)
    2023/24 Sérgio Conceição
    O FC Porto venceu 7 dos últimos 9 jogos em casa frente ao Estrela Amadora.

    Os dragões sofreram apenas um golo (2006 Anselmo) em 23 anos frente aos 'tricolores'.
    É a primeira vez que Mehdi Taremi é suplente não utilizado em 5 edições da Liga Portuguesa.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    EST. AMADORA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Blindsnake
    2024-02-19 23h00m por Shunsuke__Nakamura
    Excelente resposta👏
    Esse aí não faz um comentário de jeito hahaha. Mas também temos de ter alguma consideração pelo cão que não mete medo_o_pequeno, o seu clube só tem DUAS presenças nos oitavos da maior competição de clubes enquanto o Porto tem DUAS Ligas dos Campeões.
    Stelio
    2024-02-18 15h55m por petitor
    Concordo dois grandes médios, imagina se adicionar Ivan Jaime a essa dupla
    Porto
    2024-02-18 11h26m por DietmarVonKrieg
    Controlou o jogo, ganhou justamente, ponto. Foi um pouco chato, certo, mas o Porto teve sempre o jogo na mão e o Estrela nem cheirou a bola. Para mim é uma exibição perfeita, nesse sentido.

    P. S: já está tudo muito negativista. Lembro-me de alguns como vocês uma altura em que o Porto eliminou um pequeno clube e quase eliminava outro de semelhante tamanho. . . Juventus e Chelsea. . . não sei se já ouviram falar. Continuem a nos desvalorizar que nós tratamos do resto.
    BL
    Fracos
    2024-02-18 07h05m por Bluetrain
    Este Porto via ser cilindrado pelo Arsenal nos dois jogos. Mas se perder por menos de três golos em qualquer dos jogos, vai ser uma enorme vitória para o SC e PdC.
    Arsenal
    2024-02-18 06h05m por petitor
    Contra o Arsenal eu reforçava o meio campo, tirava o Pêpê e colocava Eustáquio
    Mantinha Galeno aí porque acredito que vai haver espaço nas costas
    Porto
    2024-02-18 06h04m por petitor
    Jogo morno sem grande criação de oportunidades de golo evidentes, ganhamos é o mais importante.

    Gostava de ver para o campeonato o Pêpê a extremo esquerdo na linha e o Ivan Jaime na linha do meio campo com Nico, acredito que com alguns jogos em cima a equipa ia ganhar muita criatividade
    FCP
    2024-02-18 05h18m por moumu
    Boa vitória é pena que Otávio tenha tido algumas dificuldades mas era só o 1º jogo, vamos ver quem joga contra o Arsenal a central. o Estrela criou poucas dificuldades ao FCP que controlou bem o jogo, vai ser preciso uma grande noite europeia contra o Arsenal que vem várias goleadas seguidas na Premier mas eu acedito se todos derem 110%!.
    cao_raivoso_o_m aior
    2024-02-18 02h36m por Blindsnake
    "É que na Europa não existem odes ao Apito Dourado. . . "

    Esquecendo que estás a falar do ultimo campeão europeu Português. . . Só quero lembrar que por muito mal que o Porto faça, por muitos golos que sofra do Arsenal. . . sempre chegou a um patamar acima de qualquer outro clube Português. . .

    Por isso relaxa, aproveita a liga Europa e os jogos de alta cilindrada que lá tens. . . nós podemos perder, e até por muitos, mas estaremos sempre num patamar acima, mesmo na derrota. . .
    O Arsenal. . .
    2024-02-18 00h25m por filipeOliveiraCosta
    Vai ser forte combate, espero uma equipa de combTE.
    JS
    Blindsnake
    2024-02-17 23h55m por jsilva77
    Ufaaaaaa, mais de 5 não levamos . . . já estou mais descansado, mas já estou habituado a levar uma mão cheia contra as equipas Inglesas, por isso, se já vi o melhor FCPorto a levar 5 dos Ingleses, ver o pior FCPorto a fazer o mesmo, vendo bem, nem é muito mau . . .

    Agora, fora de brincadeiras, mais um jogo sofrível, a meu ver . . . Acho que o empate contra o Rio Ave pesou demais na Equipa e isso notou-se bastante no jogo da semana passada contra o Arouca. O FCPorto ...ler comentário completo »
    Calma. . .
    2024-02-17 23h34m por Blindsnake
    O pessoal anda muito nervoso por causa do Arsenal. È preciso calma e ponderação. Sinceramente, tendo em conta o que tenho visto, a verdade é que não os vejo a marcar mais de 5.
    contra o arsenal
    2024-02-17 23h28m por TheBlankSpace
    vai ser tareia da grossa. . .
    Deus nos ajude
    2024-02-17 22h49m por OJaime_Pacheco
    Contra o Arsenal.
    Só de imaginar um Saka ali Contra o Pepe e o Otávio 😅

    Espero que tenha sido Só nervosismo porque o Otávio parecia de divisões secundárias, cada abordagem pior que a outra
    FC
    Porto
    2024-02-17 22h41m por Fcpflaw2506
    Um jogo qb. Poderíamos ter marcado pelo menos mais 1 nas oportunidades que tivemos mas num jogo onde a partir do 2-0 ativamos o modo gestão a pensar no duro embate de quarta feira onde espero que o resultado não seja muito avolumado pois a diferença de qualidade e momento é puro demais evidente.
    Alan Varela, Galeno e João Mário foram os que tiveram melhor exibição, na minha opinião e Pepê no pior pois não acrescentou nada ao jogo, esteve completamente abaixo e distante.
    O Otá...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    248º clássico entre dragões e leões
    Contagem decrescente para o último clássico da Liga Portugal Betclic 23/24. Entre eleições disputadas e viagens inusitadas, dragões e leões, ...