placardpt
    Vitória venceu Gil Vicente por 3-1

    Da terra do rei, à conquista da prova Rainha

    Na Prova Rainha, quem mandou foram os de Rei ao peito. O Vitória venceu o Gil Vicente por 3-1 e garantiu a presença nas meias finais da Taça de Portugal, num resultado construído ainda no primeiro tempo. Os três Silva´s comandaram no castelo: Tiago - à bomba - inaugurou,  André aumentou e Jota fechou as contas. Pelo meio, Murilo reduziu para o Gil, e não fosse a eficácia de Alipour, o jogo poderia ter ido empatado para o intervalo, depois de um início vertiginoso dos Conquistadores. 

    A segunda parte foi de trabalho do Gil, mas a falta de eficácia e, mais tarde, a falta de displicência, condenaram o Gil a cair por terra na competição. O Vitória irá agora esperar pelo confronto suspenso, entre Porto e Santa Clara, para saber quem irá defrontar nos jogos que darão acesso à final do Jamor.

    Silva´s no controle  

    No terceiro round entre as duas equipas minhotas, o Vitoria não quis repetir o que se tinha sucedido nas duas partidas anteriores, que foram apenas decididos na reta final dos encontros (2-1 em Guimarães, 1-0 em Barcelos). Jota Silva ameaçou aos dois minutos, mas o tiro saiu ao lado. Aos 6´, na sequência de um canto, Tiago Silva não deixou chegar à terceira, para ser de vez. De longe, depois do canto ser batido à maneira curta, o capitão vitoriano atirou uma bomba, indefensável para Andrew. 

    Tiago e André Silva fizeram os dois primeiros @Kapta+

    A pressão vitoriana aplicada desde o começo foi deixando o Gil desconfortável na partida. Já depois do golo, um par de cruzamentos passaram pela área, mas as cartas entregues pelos alas vitorianos não levavam endereço, acabando por se perder. Sem desarmar, o Vitória aumentou a vantagem pouco depois da dezena de minutos. Murilo errou um passe no meio campo defensivo, Tomás Ribeiro recuperou e deixou para João Mendes, que cruzou de forma exímia para André Silva. O avançado brasileiro, que até esteve com um pé fora de Guimarães no último defeso, aumentou a vantagem e continuou o bom momento de rei ao peito. 

    O Gil foi obrigado a ir para cima, mas, num primeiro momento, mostrou alguma incapacidade em superar a primeira fase de pressão e sair desde trás. Depois de começar a criar algumas superioridades nas zonas mais recuadas, os gilistas foram conseguindo criar algum perigo. Maxime falhou na cara de Charles, algo que Murilo conseguiu fazer minutos depois. O brasileiro rompeu nas costas da defesa e reduziu a vantagem, algo que galvanizou os de Barcelos. Alipour poderia ter empatado logo depois, mas primeiro (numa réplica do golo de Murilo) atirou ao lado, e deppois, de cabeça, obrigou Charles a uma excelente intervenção.

    A pressão gilista assustou as bancadas D.Afonso Henriques, mas não amedrontou os intervenientes de preto e branco. Já nos descontos, Händel vestiu o fato de gaia, pegou na batuta e foi o maestro da tranquilidade. Depois de uma jogada coletiva de fino recorte, o internacional sub-21 português encontrou Jota Silva com um passe magistral e o extremo não tremeu perante Andrew. 3-1 a fechar uma primeira parte recheada de lances perto das balizas, onde os três Silva´s picaram o ponto e deixaram o Vitória com um pé nas meias. 

    Ficou-se pelo tentar

    Do lado gilista, havia urgência de fazer um golo para reentrar na discussão pela eliminatória e foi assim que a equipa entrou no segundo tempo. Os forasteiros foram pressionastes nos primeiros momentos do jogo e instalaram-se no meio-campo adversário, conquistando alguns cantos e criando calafrios aos vitorianos. Aos 56´, Murilo desperdiçou um golo quase cantado, onde demorou muito tempo a rematar, com a baliza escancarada, e acabou por acertar em Charles.

    Alipour e Touré também tiveram as suas chances, o primeiro atirou por cima, enquanto o segundo esbarrou em Charles. Campelos mudou, tirando Murilo e Maxime (surpreendente) e lançou Fujimoto e Afonso Moreira, com vista a tornar a sua equipa mas vertiginosa. O Gil Vicente continuou melhor na partida e Martim Neto atirou ao poste, de muito longe, antes de Afonso Moreira permitir mais uma defesa a Charles. O Vitória foi equilibrado defensivamente e ia tendo alguns fogachos ofensivos, sem a acutilância do primeiro tempo.

    O cerco alargou e o Vitória foi respirando mais fundo à medida que os minutos iam passando, com o Gil a ir perdendo fulgor e discernimento. Touré ainda teve uma ocasião nos descontos, mas Charles travou o golo, terminando uma excelente exibição. 

     

    jogos em destaque
    U Quinta, 08 Fevereiro 2024 - 18:45
    Estádio D. Afonso Henriques
    3-1
    Tiago Silva 6'
    André Silva 10'
    Jota Silva 45'
    Murilo Souza 36'

    ESTÁDIO

    Estádio D. Afonso Henriques
    Lotação30 000
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1965
    Lances Capitais
    GOLO Vitória SC!
    Tiago Silva marca
    Tiago Silva marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
    Tiago Silva marcou o seu 14º golo na equipa (90 jogos)
    10´
    GOLO Vitória SC!
    André Silva marca
    André Silva marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    André Silva marcou o seu 17º golo na equipa (57 jogos)
    36´
    GOLO Gil Vicente!
    Murilo Souza marca
    Murilo Souza marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    45´
    +1
    GOLO Vitória SC!
    Jota Silva marca
    Jota Silva marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
    Positivo
    Handel de fato de gala

    Que grande jogo do maestro vitoriano. Duas assistências e uma grande exibição do médio da cantera do Vitória. Sempre esclarecido, é um dos motores da equipa minhota e uma peça fulcral para Álvaro Pacheco.

    Negativo
    Campelos rodou e acabou eliminado

    O onze do Gil Vicente em Guimarães foi bastante diferente do que costuma apresentar. Félix Correia, Fujimoto, Tiba e Rúben Fernandes foram suplentes, Murilo e Maxime foram os primeiros a sair. Pedia-se uma equipa mais apetrechada para este jogo, ficou-se com a sensação de que o jogo do fim de semana será mais importante.

    Forma
    Vitória SC
    2023/2024
    27J
    17V
    3E
    7D
    47-28G
    Gil Vicente
    2023/2024
    25J
    9V
    4E
    12D
    37-40G
    O Árbitro

    Jogo tranquilo, sem grandes casos. André Narciso controlou bem o jogo e não deu aso a grandes discussões no relvado.

    Fotografias(25)

    Taça de Portugal: Vitória SC x Gil Vicente
    Taça de Portugal: Vitória SC x Gil Vicente
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA SC
    EMPATE
    GIL VICENTE

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    OJaime_Pacheco
    2024-02-09 16h51m por Just_SCB
    Bem, as vozes da tua cabeça estão agressivas xD então o Porto já eliminou Santa Clara, Vitória e está portanto na final. . . makes sense
    Fcpflaw2506
    2024-02-09 11h47m por Marat_Izmailov--7
    Este meu nick é de setembro de 2012 e sou Sportinguista, o Arshavin só começou a aparecer no site com o seu nick mais tarde e é Benfiquista.

    Até nem há muito tempo, o conseguíamos ver o perfil de cada um dos users ao clicar no respectivo nick, ver a última vez que deram acesso ao site, o ano de registo de conta, agora nem isso. . .
    VSC
    2024-02-09 01h37m por moumu
    Boa vitória indepentemente de o GIl ter rodado plantel, espera-se umas meias complicadas contra o VSC mas nunca se sabe, em 3 jogos poderão conquistar outro troféu para a vitrine do clube.
    FC
    Marat_Izmailov- -7
    2024-02-09 00h20m por Fcpflaw2506
    Arshavin? ahah
    Vitória
    2024-02-09 00h16m por Marat_Izmailov--7
    Continuem!
    Boa perspectiva
    2024-02-08 23h18m por OJaime_Pacheco
    A meia final contra o Vitória vai ser interessante porque têm estado bem internamente.
    Claro que o Porto é favorito e vai passar á final mas o Vitória vai dar luta acredito pelo menos em Guimarães.

    Agora no Domingo toca a enterrar o Benfica , depois do humilhante empate contra o Rio Ave precisamos de recuperar terreno.

    Como as coisas estão não seria surpresa o Benfica perder.
    Vitória
    2024-02-08 21h46m por AngelEyes
    Não economizam nos Silvas xD
    Jogo
    2024-02-08 21h27m por rubenferreira877
    Boa primeira parte, segunda parte de gestão. . pena que não houve mexidas mais cedo… o jota acabou o jogo roto. . daqui a 3 dias há o benfica.
    Safira
    2024-02-08 20h53m por lvrs1
    Metade já está, agora é fazeres a tua parte menino.
    ZY
    Vitória
    2024-02-08 20h49m por zyxw4321
    Parabéns pela passagem, estão a fazer uma época excelente a nível interno.

    Pena que vão fazer a meia final desfasada da outra, visto que é provável que o Santa Clara - Porto seja jogado na data que seria para a 1a mão.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Técnico analisou derrota na Luz
    Rui Duarte analisou a derrota do SC Braga na Luz, destacando um lance de alegada agressão de Otamendi sobre Zalazar.