placardpt
    SC Braga bateu o Nacional por 2x1

    É como andar de bicicleta

    2020/10/17 19:59
    E9

    Em equipa que ganha não se mexe. Carlos Carvalhal fez exatamente isso e o desfecho foi o mesmo do que o da jornada passada: uma vitória. O SC Braga voltou a somar os três pontos, desta vez frente ao Nacional (2x1), depois de um início atribulado no campeonato, e com a mesma qualidade que já tinha demonstrado em Tondela.

    Num jogo onde desperdiçou muito, valeram os golaços de Fransérgio e Iuri Medeiros, de bicicleta, que derrubaram um Nacional demasiado previsível e que ficou aquém das exibições a abrir a presente edição da Liga NOS. Nuno Borges foi o responsável pelo golo de honra.

    Um só sentido

    Carvalhal voltou a apostar nos onze que responderam da melhor forma à adversidade e golearam o Tondela (0x4). Com as rotinas bem afinadas, os bracarenses começaram a desenhar desde o apito inicial aquele que seria o filme do jogo. Os laterais bem envolvidos no processo ofensivo, com os movimentos interiores de Iuri Medeiros, que libertavam Ricardo Esgaio. Do outro lado era Galeno o desequilibrador, em noite inspirada, que dava os problemas.

    Carlos Carvalhal e Luís Freire estiveram à conversa antes do apito inicial ©Catarina Morais / Kapta +

    O Nacional, sempre fiel às suas ideias, tentava sair com critério e em passes curtos desde o seu meio campo, o que, devido à pressão alta dos minhotos, causava muitos calafrios à defesa insular. As boas indicações que tinham ficado das três primeiras jornadas não parecem ter beneficiado com a paragem e um golo caseiro parecia inevitável, tanto era a insistência ofensiva.

    Já depois de várias ameaças, Fransérgio decidiu acabar com o nulo do marcador. Se na área, o SC Braga não estava a conseguir ser eficaz, o médio decidiu tentar a sorte de bem longe. O resultado foi um verdadeiro golaço de pé esquerdo, com a bola a fazer um arco indefensável para Daniel Guimarães.

    A resposta insular apareceu pouco tempo depois, na única vez que ameaçou a baliza de Matheus na primeira parte. Riascos ainda rematou para o golo, mas o colombiano (o mais inconformado) estava em posição irregular no início do lance.

    Não contou de um lado, aproveitou o SC Braga que, em mais uma vezes em que Galeno trocou as voltas a Rúben Freitas, viu Iuri Medeiros fazer o segundo com uma espécie de bicicleta na área. Dois golos de belo efeito e uma vantagem justificada, perante um Nacional irreconhecível.

    Reação... mas tarde

    O efeito da palestra de balneário de Luís Freire funcionou, visto que os insulares entraram para o segundo tempo com outra face. Mais velocidades na saída e menos passes falhados permitiu à equipa fazer algo que só por uma vez tinha conseguido nos primeiros 45 minutos: chegar com critério à área de Matheus.

    Ainda assim, eram os Gverreiros que criavam as melhores oportunidades. Galeno aproveitava, constantemente, o espaço nas costas do lateral Rúben Freitas, que ajudava várias vezes no processo ofensivo. Rapidamente, voltou a toada da primeira parte, com a pressão minhota a condicionar a saída insular.

    Nuno Borges reduziu já perto do fim ©Catarina Morais / Kapta +

    As primeiras alterações de Luís Freire não tizeram efeito e só Daniel Guimarães impedia que a diferença no marcador fosse de apenas dois golos. Para o resumo do jogo fica o registo da perdida incrível de Esgaio, que atirou para as nuvens quando apenas tinha o guarda-redes adversário pela frente.

    Nos últimos cinco minutos, o Nacional ainda reduziu com um golo de Nuno Borges, que aqueceu os instantes finais, mas não foi a tempo de um segundo, que resgataria um ponto. A ineficácia, desta vez, não custou a vitória aos homens de Carvalhal, que somam a segunda vitória consecutiva no campeonato.

    jogos históricos
    U Sábado, 17 Outubro 2020 - 18:00
    Estádio Municipal de Braga
    Artur Soares Dias
    2-1
    Fransérgio 28'
    Iuri Medeiros 43'
    Nuno Borges 86'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal de Braga
    Lotação30 286
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    Lances Capitais
    28´
    GOLO SC Braga!
    Fransérgio marca
    Fransérgio marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    32´
    GOLO INVALIDADO Nacional
    Riascos trabalha muito bem sobre David Carmo e atira cruzado para o fundo das redes, mas estava em posição irregular
    43´
    GOLO SC Braga!
    Iuri Medeiros marca
    Iuri Medeiros marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    86´
    GOLO Nacional!
    Nuno Borges marca
    Nuno Borges marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    Positivo
    Continuidade

    Um início complicado e uma mudança de sistema que tem resultado. Carvalhal apostou nos mesmos e colheu os frutos. Os minhotos mostraram boas dinâmicas e criaram muito perigo, mostrando uma evolução positiva.

    Negativo
    A milhas

    Depois de três exibições positivas a abrir a campanha da Liga NOS, o Nacional teve um teste complicado frente a um SC Braga de outras andanças. Ainda assim, pede-se mais da equipa de Luís Freire, que já mostrou que é capaz de bem melhor.

    Forma
    SC Braga
    2020/2021
    4J
    2V
    0E
    2D
    7-5G
    Nacional
    2020/2021
    4J
    1V
    2E
    1D
    5-5G
    O Árbitro

    Artur Soares Dias teve uma exibição tranquila, com um jogo controlado e sem situações de registar

    Fotografias(17)

    Liga NOS: SC Braga x Nacional
    Liga NOS: SC Braga x Nacional
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SC BRAGA
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Iuri
    2020-10-17 23h34m por AzoreanRoot
    Com estabilidade é outra coisa, então num grande clube. . . O Braga tem uma grande chance de ir ao topo.
    Braga
    2020-10-17 21h36m por ago
    7 portugueses no 11.
    Parabéns Braga
    EN
    Braga-Nacional
    2020-10-17 21h25m por EnormeSCB
    Resultado completamente enganador o Braga podia perfeitamente vencer por 4 ou 5 continua a falta a eficácia a uma equipa que me parece cada vez mais oleada e a jogar muito bom futebol. Pena a defesa continuar a comprometer um pouco.

    O Nacional parece me a mim uma equipa bem competitiva e a menos que aconteca algo inesperado irá certamente fazer um campeonato tranquilo.
    ZeroZero
    2020-10-17 20h30m por Bracara_Avgvsta
    "Galeno trocou as voltas a Rúben Freitas, viu André Horta fazer o segundo com uma espécie de bicicleta na área. " Não foi o André Horta mas sim o Iuri Medeiros.

    BracaroFiel
    2020-10-17 20h16m por SCBFAN
    A única desculpa q encontro é q agora ele está habituado a cortar bolas invés de as encostar xD
    Não havia necessidade nenhuma de desgastar os jogadores desta maneira no fim.
    Braga
    2020-10-17 20h05m por SCBFAN
    Resultado muito enganador, se tivesse ficado 5 ou 6-1 ninguém ficaria surpreendido. Foram 2 grandes golos mas podiam ter sido bem mais.
    PS: Aquele Esgaio, no q toca a finalizar, tem dois calhaus bem gigantes no lugar dos pés, dass a bola quase q batia no topo da pedreira.
    SC Braga
    2020-10-17 20h01m por Bracara_Avgvsta
    Boa exibição da nossa parte! Ficou 2-1 mas podíamos ter ganhado por muito mais.
    Em termos ofensivos gostei imenso só faltou decidir melhor no ultimo terço. A reação à perda de bola também é muito boa!
    O Fransergio perdeu 2 vezes a bola onde não pode . . . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Voleibol
    Final do campeonato feminino
    É já este domingo que se disputa o 4º jogo da final do campeonato feminino de voleibol. Para já, a vantagem está do lado do FC Porto, que está na frente por ...