placardpt
    FC Porto vence Vitória FC no Bonfim

    Um passeio à beira Sado com o Clássico no horizonte

    Tudo igual no topo da Liga. Depois do Benfica alargar vantagem na abertura da 19.ª jornada, eis a resposta dos dragões ao triunfo das águias. O conjunto de Sérgio Conceição ultrapassou sem grandes dificuldades o Vitória sadino (0x4) e está novamente a sete pontos do primeiro lugar, isto na semana que antecede o Clássico.

    Jesús Corona, numa posição mais central, atrás de Tiquinho Soares, que jogou desta vez sozinho na frente de ataque portista, com Moussa Marega relegado para o banco de suplentes, abriu o ativo no Bonfim e Alex Telles, Tiquinho e Luis Díaz confirmaram a clara superioridade dos azuis e brancos, perante um Vitória muito pouco capaz do ponto de vista ofensivo.  

    Corona atacou no Bonfim

    Sérgio Conceição surpreendeu ao adaptar o sistema de jogo portista a um futebol mais de posse, menos vertical, com pouco risco na profundidade, e para isso colocou mais um homem no meio, deixando a frente de ataque somente para Tiquinho.

     

    Corona, Luis Diaz e Otávio, com Uribe e Sérgio Oliveira como guarda-costas, tiveram espaço para soltar toda a sua criatividade em campo e foram os principais responsáveis pelo forte fluxo ofensivo dos dragões durante a primeira parte.

    O brasileiro teve mesmo as primeiras oportunidades para abrir o ativo, mas a linha defensiva sadina manteve-se coesa, pelo menos enquanto teve oxigénio para suster o ímpeto azul e branco, formando um bloco e impedindo de forma sucessiva que o camisola 25 traduzisse em golo a forte entrada do FC Porto no jogo.

    Pelo meio de todo o domínio portista, o Vitória apareceu em jogo através de Carlinhos, numa arrancada fantástica o médio pelo miolo, a servir Mansilla para a melhor oportunidade de todo o encontro para o conjunto da casa. O argentino não acertou na baliza, mas, mesmo que acertasse, estava em posição irregular no momento da receção do passe.

    Depois deste pequeno susto, se ainda se pode descrever este lance, o FC Porto voltou a assumir todas as despesas do jogo e os golos apareceram com relativa facilidade e revelaram momentos de maior fraqueza defensiva da equipa de Julio Velázquez. Primeiro, Corona aproveitou uma segunda bola para o 0x1 e pouco depois foi a vez Alex Telles aproveitar a displicência dos sadinos para romper pelo corredor e ampliar a vantagem azul e branca.

    Alex Telles marcou o sétimo da temporada e já vive a melhor época da carreira ©Carlos Alberto Costa

    Mais um Tiquinho e proteger quem estava à bica

    O FC Porto saiu para o intervalo com dois golos de vantagem, curiosamente apontados por dois dos três jogadores que estavam em risco para o Clássico do próximo fim de semana, faltando apenas Tiquinho para completar o lote. E não é que o avançado também marcou.

     

    Sem dar qualquer espaço e tempo para uma eventual tentativa de reação por parte dos setubalenses, os azuis e brancos chegaram ao terceiro num lance fantástico, de ligação entre setores, muito rápido, e que terminou com Manafá a cruzar para a finalização de Soares.

    O avançado brasileiro beneficiou da falha de comunicação entre Makaridze e Artur Jorge, ambos muito mal na fotografia, e só teve de segurar a bola, contornar o guardião georgiano e acertar na baliza. Tudo muito simples para o FC Porto.

    Após o 0x3, já numa altura muito confortável para os azuis, Sérgio Conceição começou (naturalmente) a pensar no Clássico e substituiu todos os jogadores que estavam à bica - começou em Corona, passou por Tiquinho e terminou em Alex Telles. Uma gestão só conseguida pela apatia sadina, que não mostrou qualquer capacidade para impedir o triunfo azul e branco. E ainda deu para chegar ao quarto, através de Luis Díaz!

    Em suma, uma vitória justíssima para o FC Porto no Bonfim e uma descida à terra de um Vitória que chegou a esta partida moralizado com dois triunfos consecutivos na Liga.

    U Sábado, 01 Fevereiro 2020 - 18:00
    Estádio do Bonfim
    Manuel Mota
    0-4
    Jesús Corona 38'
    Alex Telles 44'
    Tiquinho Soares 48'
    Luis Díaz 90'
    Estádio do Bonfim
    Lotação18 642
    Medidas105x68
    Inauguração1962
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 19
    Lances Capitais
    38´
    GOLO FC Porto!
    Jesús Corona marca
    Jesús Corona marca o seu 2º golo na prova (19 jogos)
    44´
    GOLO FC Porto!
    Alex Telles marca
    Alex Telles marca o seu 6º golo na prova (18 jogos)
    48´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 7º golo na prova (16 jogos)
    90´
    +1
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 4º golo na prova (16 jogos)
    A Chave

    Minuto 49: Golo de Tiquinho Soares. Grande cavalgada de Manafá na direita, excelente cruzamento para a entrada da área onde o avançado brasileiro aproveitou para matar o jogo no Bonfim.

    O Árbitro

    Fica a dúvida se existe fora de jogo no primeiro golo do FC Porto, mas fez aquilo que lhe competiu: esperou pela indicação do vídeo-árbitro (VAR) para confirmar a sua decisão. De resto, Manuel Mota teve uma noite tranquila no Bonfim.

    O Melhor
    Organização portista

    Agora é mais fácil atribuir os louros a Sérgio Conceição pela forma como planeou a estratégia para este encontro, em virtude de uma vitória completamente folgada, mas é preciso dar mérito ao técnico portista. Ajustou o esquema habitual e a equipa produziu inúmeras situações de golo. Vitória justíssima.

    O Pior
    Apatia sadina

    Percebe-se que Julio Velázquez tenha saído visivelmente frustrado do terreno de jogo no final do encontro. Afinal, a equipa sadina esteve longe de ser aquela equipa que incomoda os denominados grandes. Muito pelo contrário. Uma apatia incaracterística do novo Vitória.

    Forma
    V. Setúbal
    2019/2020
    25J
    8V
    9E
    8D
    22-29G
    FC Porto
    2019/2020
    36J
    27V
    3E
    6D
    74-29G
    Sabia que...by playmaker stats
    O FC Porto marcou 4 golos nas 2 últimas deslocações (Moreirense e V. Setúbal)
    FC Porto sem sofrer golos: não acontecia desde a receção ao Tondela. Os portistas sofriam golos há 8 jogos (todas as competições)
    59.º jogo consecutivo do FC Porto sem perder frente ao V. Setúbal
    C Porto mantém a tradição: não perde em casa dos sadinos desde 1983
    19.ª vitória do FC Porto nos 20 últimos jogos no Bonfim
    O FC Porto venceu os 3 jogos frente ao V. Setúbal esta época, todos por 4x0
    6.ª época consecutiva que o V. Setúbal não marca qualquer golo ao FC Porto no Bonfim
    Maior vitória do FC Porto fora de casa neste campeonato

    Fotografias(20)

    V. Setúbal x FC Porto - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 19
    V. Setúbal x FC Porto - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 19
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    VITÓRIA FC
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PI
    Drifter
    2020-02-02 17h04m por Pirisca
    Olha para a situação do ponto de vista q quiseres, mas se o regulamento é este, mesmo q o aches absurdo, se é este segue-o se achas q é benéfico.

    Eu tb sou contra as selecçoes usarem naturalizados mas se o regulamento o permite e eu fosse selecionador n ía n convocar naturalizados só pq EU só contra.

    Isto é um exemplo dentro das dezenas de reagulamentos q existem no futebol com os quais eu n concordo.
    PI
    Drifter
    2020-02-02 16h59m por Pirisca
    *arcaboiço

    PI
    Drifter
    2020-02-02 16h57m por Pirisca
    Sabes qual é o verdadeiro motivo? sabes pq é q SCP e FCP n querem isto? pq n têm adeptos nem dimensão nacional capaz de ao transmitir os seus jogos no canal do próprio clube terem melhores resultados financeiro do q se venderem os jogos a um outro canal, n é cá tretas de verdade desportiva e outras tretas que tais.

    A verdade desportiva é todos os anos atropelada pelos 3 grandes por exemplo ao espalharem toneladas de emprestados por outros clubes do mesmo campeonato e aí já nenhu...ler comentário completo »
    PI
    jsilva77
    2020-02-02 16h51m por Pirisca
    Meu caro acorda.

    Uma coisa é seres ou n a favor, e aí tudo bem cada um defende a sua convicção e vota de acordo com ela.

    Agora se o regulamento o permite, usa-o.

    Como todos os outros regulamentos q existe no futebol q existindo mesmo tu ou eu sendo ou o clube A ou B sendo contra tem de os usar.
    JS
    Sou adepto do FCPorto e . . .
    2020-02-02 16h32m por jsilva77
    . . . NÃO QUERO TRANSMISSÕES DO JOGO DO FCPORTO NO PORTOCANAL . . . Porquê ??? Ora bem, será que estamos a falar de uma coisa . . . ora deixem ver . . . hmmmmm . . . é isso, isenção . . . transparência . . . independência . . . Coisa que não existe nos canais dos clubes, e basta sintonizá-los uns segundos no espaço de comentário, ou mesmo na forma como abordam os jogos e respetivas imagens . . . Se bem se lembram, já tem havido várias polémicas com as linhas de fora de jogo da Benf...ler comentário completo »
    MA
    Pirisca
    2020-02-02 14h20m por Marshmallow
    So te esqueceste de mencionar que esses dois clubes votaram contra, e que os restantes 15, que andam a soldo do teu clube, é que aceitaram esta barbaridade
    PI
    Tutaemeia
    2020-02-02 11h22m por Pirisca
    "Tá tudo dito.

    As transmissões dos jogos pela Benfica TV foram aprovadas em assembleia geral da liga com votos contra do FCPorto e Sporting.
    É só um exemplo. "

    Se FCP e SCP acham q isso é uma vantagem, só têm de fazer o mesmo, transmitir os seus jogos nos canais do clube. Facílimo de resolver.
    JS
    Fora de jogo no 1o golo do FCPorto ???
    2020-02-02 11h20m por jsilva77
    É no mínimo não saber as regras do futebol e andar aqui por andar . . . Soares nem sequer se faz ao lance, o jogador do Setúbal salta sozinho e alivia . . . Agora, se Soares se fizesse ao lance e interferisse na ação do adversário, aí sim . . . Nem sei qual a dúvida, só mesmo ignorância absoluta e total desonestidade moral e intelectual . . . Então comparar isso com o lance do SLBenfica, enfim . . . Alhos e bugalhos de quem só gosta de intriguinha barata e sem nexo . . .

    ...ler comentário completo »
    Zabetimano
    2020-02-02 10h58m por MisticaEncarnada
    *e ABola TV
    Também são muito bons
    Normalmente as arbitragens não entram nos temas de discussão.
    GU
    Tutaemeia
    2020-02-02 10h51m por Guilhao
    Ahahahah "o porto canal desmonta as mentiras todas e com provas". Mais um que sofreu uma lavagem cerebral da propaganda.
    Justo
    2020-02-02 10h37m por JAM79
    Surreal? Fora de jogo 1 cm ou 1 metro é fora de jogo, não vi o lance do Paços de Ferreira- SLB, se foi igual então é mal anulado, neste lance a bola vai para o Soares mas este não tem qualquer interferência no lance, por isso o golo é bem validado, não há um jogo do FCP em que vocês não tentem arranjar uma marosca qualquer para pôr em dúvida todos os golos do FCP!
    JU
    Surreal
    2020-02-02 08h34m por justo10
    Fora de jogo claríssimo no 1 golo. .
    Inacreditável anularem um golo limpo ao Benfica em paços de Ferreira, dizem eles por 4 cm, para validaram um ontem, em que existe fora de jogo de mais de 40.
    Renvia
    2020-02-02 03h51m por RD_t0p07
    Devias de ter vergonha de falar dos 5-0 que o Porto levou do Liverpool na Champions , porque o SLB fez 0 pontos na Champions , sendo considerada a pior equipa da Champions e ainda por cima levaste 5 do Basileia .
    Há 3 anos que não passas a fase de grupos da Champions com grupos acessíveis , e ainda vens para aqui destilar veneno .
    Renvia
    2020-02-02 03h31m por MisticaEncarnada
    No ano passado por esta altura também estávamos 5 pontos atrás e a coisa inverteu-se. Ainda deu para perder dois pontinhos até ao fim e vencer o campeonato. Só fico descansado se sairmos a 7 ou a 10 do Dragão. Se sairmos de lá com 4 pontos de vantagem vai continuar-se a dizer que estamos a esmagar no campeonato?
    OmaisPatrao
    2020-02-02 03h28m por MisticaEncarnada
    Isso foi o que escrevi sobre o Benfica à dias e houve quem me criticasse. Aqui fazemos quase o que queremos de equipas pequenas, lá fora é o que é (isto falando mais em nós).
    Mas é verdade que aqui os grandes têm a obrigação de fazer pelo menos 80 pontos de forma fácil no campeonato. O desnível é muito grande e mesmo a jogar mal a qualidade individual dos jogadores sobressai muitas vezes e os jogos vão-se resolvendo assim. Não é preciso um grande treinador para ganhar títulos, princ...ler comentário completo »
    BRRIC
    2020-02-02 01h16m por Renvia
    E quem continua no topo destacado da liga portuguesa é o Sport Lisboa e Benfica com 7 pontos de vantagem, repito 7 pontos! 18 vitórias seguidas fora de casa para o campeonato, 16 vitórias consecutivas para o campeonato desde agosto!
    BRRIC
    2020-02-02 01h11m por Renvia
    "Continuamos no topo"? Que topo, ahahahah, só podes estar a gozar, o FCP vem de 7 finais seguidas perdidas contra Sporting CP, SC Braga, de um campeonato perdido com pontos de vantagem na época passada, da maior derrota em casa contra o Liverpool em 2018 0-5, e de exibições paupérrimas de equipa de distrital!
    LoL
    2020-02-02 01h10m por JHendrix
    Ainda não percebi qual é a surpresa de alguns em relação ao Setúbal com o Porto. . .

    Há anos que é assim.
    No dia em que ganharem ao Porto até Cristo desce á terra para ver se é verdade.

    Que no sábado haja grande jogo e que ganhe o Benfas. . .
    BR
    Dragões
    2020-02-02 00h37m por BRRIC
    Em ambiente psicológico desfavorável, por vezes hostil por parte de alguns adeptos que pensam que as vitórias caem do céu ou que os adversários são tão fáceis como à 10 anos atrás. Contente pela resposta e continuarmos no topo apesar de as revoluções nos treinos e táticas já terem chegado aos escalões mais baixos.
    Jogo
    2020-02-02 00h37m por JAM79
    Bom jogo por parte do FCP, um Setúbal muito macio, gostei do Manafá hoje, esteve bem, aliás toda a equipa esteve uns furos acima, bom tônico para o clássico do próximo sábado.
    Comentários interessantes
    2020-02-02 00h32m por Torinha
    O "Setúbal" é fraco, tem de descer o mais rápido possível. No entanto, vendo a tabela, o Vitória FC está em 8º, na pior das hipóteses passa para 10º nesta jornada mas em igualdade pontual com o 7º. Só perdeu com 5 equipas: os 3 grandes, Rio Ave (fora) e Famalicão (fora). Sim, somos fracos, mas o que dizer do resto da liga? Temos mais vitórias fora de casa que o Portimonense tem no total, temos menos 9 derrotas que o Aves.
    E isto é com um orçamento super apertado.

    ler comentário completo »
    Oh pah
    2020-02-02 00h00m por carloscorreia368
    É cada comentário que se lê aqui meu deus. Falem de futebol
    Por exemplo ontem assistimos a bom jogo na luz deu para entreter os 90 minutos hoje o Porto não deu a mínima hipótese e o jogo de próximo sábado tem tudo para ser um grande jogo e que ganhe o melhor.
    Mas há pessoal que depois de uma jornada destas de Porto e Benfica sem grandes casos só querem falar das arbitragens.
    Calem se para bem do futebol.
    JS
    Coincidências da vida . . . Sai Marega . . .
    2020-02-01 23h58m por jsilva77
    . . . mudamos um pouco o esquema e, pasme-se . . . Golos . . . Oportunidades . . . Trocas de bola . . . Imaginemos agora que também saíam Manafá e Marcano . . . Boooooooom, quase que ainda podíamos sonhar com o campeonato . . . Menos . . . Muito menos . . . Também não podemos tirar conclusões precipitadas, que este Setúbal é muito . . . muito . . . muito fraco . . . as limitações do plantel são inúmeras e mais que evidentes e este treinador tem operado um verdadeiro milagre em ter...ler comentário completo »
    MA
    21_savage
    2020-02-01 23h52m por Marshmallow
    Tens razão, o Setúbal tem sido uma bela aspirina para o Porto. Já o teu Benfica tem uma caixa de aspirinas inteira na primeira liga. 39 jogos, 37 vitórias. Ups! Afinal são caixas de VALIUM. Haviam era de encomendar as de 5 Mg, a ver se fazem efeito na champions.
    MA
    Roby_O_Imperado r
    2020-02-01 23h49m por Marshmallow
    Se é para avaliar pela replica que dão, também se podia aviar o Braga pra segunda pelas exibições que faz contra o benfica.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    em direto
    Dia decisivo no Dragão
    Bom dia! Hoje é dia de eleições no FC Porto e o zerozero vai acompanhar ao minuto este sufrágio, com as decisões e principais reações no Dragão....
    27-04-2024 23:40