placardpt
    FC Porto goleia Aves

    Uma quadra para Iker

    Soares escreveu dois versos, Corona outro e Manafá mais um. Assim, qual poema, o FC Porto ganhou com tranquilidade ao Aves e manteve os dois pontos de distância para o Benfica. Numa noite tranquila e de festa, a equipa de Sérgio Conceição foi sempre capaz de dominar os acontecimentos.

    Corona desbloqueou

    Um Dragão bem preenchido (não há espaço para desistências, apesar de estar cada vez mais difícil o bi) viu uma equipa a querer demonstrar que ia haver imagem renovada. A semana foi dura, não só pela questão de Casillas, mas muito por causa do empate em Vila do Conde, que ampliou a margem do Benfica, mas Sérgio Conceição fez questão de puxar dos galões na conferência e, se há coisa que os adeptos se devem recordar, é que a equipa é muito mais intensa e agressiva sob o seu comando. Assim foi, para nova comunhão.

    Bancadas transbordaram Iker ©Catarina Morais / Kapta +
    Organizada como habitual com Inácio, que usa três centrais (desmontaria ao intervalo), a equipa do Aves voltou a tentar as rápidas saídas para o ataque, num formato que tão bons frutos tem dado. Só que, nas várias investidas ofensivas do primeiro tempo - tentou e aí já está encontrado um mérito - não conseguiu ser objetiva na direção da baliza. Faltava Mama Baldé.

    A equipa portista, nisso, foi bem melhor. Não precisou de uma entrada fulminante para marcar, pois Telles teve a precisão necessária para colocar a bola na cabeça de Corona. E logo aí a tarefa ficou mais facilitada para os dragões, que pouco depois viram Hugo Miguel ir ao VAR ver uma mão na área avense, depois de lance outra vez com Corona. Soares marcou e o 2x0 era representativo das intenções da equipa portista para com os seus adeptos. As pazes estavam feitas, não?

    Talvez não na totalidade, até porque na retina estavam ainda os dois golos de vantagem desperdiçados no jogo anterior. Era, nesse caso, preciso que duas coisas fossem feitas: que se corrigissem erros (Conceição já tinha trabalhado isso ao fazer Militão regressar ao centro da defesa) e que se matasse o jogo.

    Brahimi esteve bem ©Catarina Morais / Kapta +
    Mais bem sucedida a primeira do que a segunda, até porque Inácio trouxe dos balneários o médio Braga e o desenho 4x1x4x1, que fez com que a equipa avense crescesse nos primeiros minutos da segunda parte, embora sem lances que se pudessem considerar realmente perigosos para Vaná.

    Só que houve um claro distanciamento com a baliza de Beunardeau e, sem que a vantagem estivesse verdadeiramente em risco, havia sempre alguma dúvida que um golo sofrido pudesse trazer.

    Resolvido antes que...

    Não foi, ainda assim, preciso sofrer. Com mais posse e capacidade de controlar as investidas corajosas, mas curtas, do Aves, a equipa portista aguardou pela metade da segunda parte para, de uma assentada, fazer mais dois e passar dos serviços mínimos para os tons de goleada.

    Danilo ganhou o meio ©Catarina Morais / Kapta +
    Manafá fez a estreia a marcar e Tiquinho bisou, em lances onde ficou visível o quão fácil é chegar ao golo pela via do futebol rápido, apoiado e sólido. Ocasião ideal para lançar Aboubakar!

    A ovação da noite foi para o camaronês, que rendeu Marega e que se colou a Tiquinho numa dupla que há muito já não se encontrava no relvado e que pouco tempo teve para brindar.

    U Sábado, 04 Maio 2019 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Hugo Miguel
    4-0
    Jesús Corona 18'
    Tiquinho Soares 30' (g.p.) 70'
    Wilson Manafá 68'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 32
    Lances Capitais
    18´
    GOLO FC Porto!
    Jesús Corona marca
    Jesús Corona marca o seu 2º golo na prova (32 jogos)
    30´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 14º golo na prova (26 jogos)
    68´
    GOLO FC Porto!
    Wilson Manafá marca
    Wilson Manafá marca o seu 3º golo na prova (27 jogos)
    70´
    GOLO FC Porto!
    Tiquinho Soares marca
    Tiquinho Soares marca o seu 15º golo na prova (26 jogos)
    A Chave
    Primeiro golo. Pode parecer lógico e cliché, mas faz todo o sentido, atendendo ao contexto: o Aves é uma equipa que, conseguindo suster períodos mais complicados, fica muito confortável no sistema de três centrais, o FC Porto estava com toda a carga emocional sob os ombros da equipa, pelo que a cabeçada de Corona foi uma descompressão positiva.
    O Árbitro
    O lance da grande penalidade parece ter sido bem alertado pelo VAR e Hugo Miguel concordou. Nada a dizer sobre uma exibição globalmente positiva e tranquila
    O Melhor
    Toda uma simbiose
    Foi uma noite de clara comunhão no Dragão. Começou com a homenagem a Casillas, continuou com os golos e ainda teve pelo meio a festa dos sub-19. Nem um assobio e, no fim, o sentimento de que as pazes estão feitas... Menos com os SuperDragões, como se viu no fim.
    O Pior
    Argumentação tão curta
    Tem feito uma notável recuperação e, não sendo um jogo de forças iguais, teve toda a lógica Mama Baldé e Claudio Falcão terem cumprido castigo por sequência de amarelos neste jogo. A questão é que a equipa, mesmo cheia de vontade e intenção, foi sempre muito curta na capacidade para criar perigo. Um problema transversal e que se assiste sistematicamente no futebol português. Jogadores e treinadores são os menos culpados.
    Forma
    FC Porto
    2018/2019
    54J
    40V
    8E
    6D
    120-46G
    Desp. Aves
    2018/2019
    41J
    14V
    9E
    18D
    50-55G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Porto chega aos 88% de eficácia de passe pela 2.ª vez num jogo da Liga NOS 2018/19:
    vs V. Setúbal [88.7%]
    vs Desp. Aves [88%]

    O Desp. Aves (como adversário) está em 3 dos 6 jogos com maior % de eficácia de passe na Liga 2018/19
    Top jogos com maior eficácia de passe na Liga NOS 2018/19:
    90,4% Rio Ave [vs Boavista]
    88,7% FC Porto [vs V. Setúbal]
    88,6% Rio Ave [vs Sporting]
    88,1% Braga [vs D. Aves]
    88,1% Rio Ave [vs D. Aves]
    88% FC Porto [vs D. Aves]
    Primeira derrota forasteira de Augusto Inácio no Desp. Aves após 8 jogos [4V-3E-1D]. A última derrota fora de casa tinha sido em Moreira de Cónegos a 7 de Janeiro 2019

    Fotografias(33)

    Liga NOS: FC Porto x Desp. Aves
    Liga NOS: FC Porto x Desp. Aves
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    CD AVES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LU
    Herrera expulso?!?!
    2019-05-05 07h13m por lumialfe
    Como é que o Herrera consegue acabar este jogo? Enfim, mais uma arbitragem de m. Até o pasquim Jornal o Jogo reconhece isso.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Dirigente agradeceu o convite para a tribuna
    O dia 27 de abril de 2024 ficou marcado na história do FC Porto. André Villas-Boas foi eleito presidente do clube e colocou um ponto final numa ligação de 42 anos por ...