placardpt
Sporting vence Benfica e está na final da Taça

Leão vai ao Jamor e Bruno conduz a carrinha

25 de maio. FC Porto x Sporting, no Jamor. Um golo de Bruno Fernandes bastou para o Sporting conseguir a passagem para a final da Taça de Portugal. 2x1 na Luz, 1x0 em Alvalade e a equipa de Keizer vai ter a segunda final da época. Decisivo nas duas mãos, Bruno Fernandes foi o grande obreiro da passagem da equipa leonina, que na última época perdeu a final com o Desportivo das Aves e que vai, agora, frente ao FC Porto, procurar a 17.ª Taça de Portugal da história.

Já viu algum dérbi nos últimos tempos em Portugal? Se já, admitimos: pode saltar os próximos parágrafos. Se anda desatento, fique por cá. Sim, é verdade que os últimos jogos entre grandes até foram animados e tiveram alguns bons momentos, mas a primeira parte do dérbi foi uma espécie de regresso àquela toada de jogo grande e decisivo. As duas equipas até tentaram protagonizar bons momentos, mas o jogo parou tanto que a primeira parte, espremida, não teve assim tanto para contar. Hugo Miguel teve grande responsabilidade numa primeira parte jogada ao ritmo do apito.

Ao ritmo do apito

O Sporting trazia uma desvantagem de um golo para o jogo, mas também sabia que precisava de não sofrer para manter em aberto a eliminatória até ao fim e por isso houve cautelas na equipa de Keizer, que não mexeu na tática e retocou as laterais. Os cinco minutos foram dos leões, motivados pelo forte apoio vindo das bancadas. Um remate de Wendel, uma finta de Raphinha e o primeiro contra-ataque benfiquista. Um alerta. As águias podiam criar perigo.

Seferovic esteve perto do golo ©Carlos Alberto Costa

Lage mexeu mais do que Marcel Keizer. Não taticamente, mas nas peças. Uma por setor. O objetivo passava por impedir as tentativas atacantes do Sporting, baixar o ritmo de jogo sempre que possível e depois procurar aproveitar uma bola nas costas. Seferovic e João Félix estavam à espreita, mas a estratégia ficou um momento em stand by. Houve demasiadas faltas, muitas paragens e a lesão de Gabriel. O médio foi obrigado a sair e Gedson a entrar. A alteração foi positiva para o futebol encarnado, que ganhou mais capacidade de transporte e conseguiu encontrar espaço num meio-campo sportinguista muitas vezes perdido. 

A primeira parte teve estas ideias, mas teve mais paragens, muitas faltas e tantas reclamações. Hugo Miguel tentou em demasia controlar a partida, resguardou o amarelo quando não devia e mostrou-o noutra ocasiões mais desnecessárias. Ao intervalo, os benfiquistas tinham de ir mais satisfeitos. Para lá da vantagem, a equipa encarnada teve num passe de Félix a melhor ocasião de toda a primeira parte. Valeu Borja, a cortar quando Seferovic já se preparava para festejar. Um corte que manteve o Sporting em jogo. Havia capacidade das duas equipas para fazer melhor na segunda parte, bastava para isso que os jogadores se conseguissem mostrar. Hugo Miguel tinha uma quota responsabilidade neste ponto.

Outra vez ele!

As equipas voltaram dos balneários e mostraram que vinham com vontade de fazer mais. O jogo não haveria de ficar 0x0, pelo menos assim deu a entender o primeiro esboço. Passe fantástico de Pizzi e desperdício de Seferovic, na cara de Renan. Logo a seguir, um momento à Bruno Fernandes, com a bola a bater na barra da baliza de Silvar, na sequência de um livre. Esperava-se uma excelente segunda parte.

©Carlos Alberto Costa

Após quinze minutos de procura intensa das duas balizas, o jogo voltou ao ritmo do primeiro tempo. Outra vez com muitas paragens, faltas e faltinhas e pouco para contar. Para o Benfica isso servia, mas para o Sporting, não. Keizer procurou mudar. Primeiro saiu Bruno Gaspar e logo a seguir saiu Borja. 

Esquema de três centrais e Diaby a jogo. O efeito demorou apenas um minuto, mas foi um homem que já estava em campo a fazer a diferença. O homem! Aquele que tem sido o abono de família, voltou a sê-lo. Momento incrível de Bruno Fernandes, com uma bomba de pé esquerdo a surpreender Svilar. Uma bomba que fez saltar o estádio e o Sporting, que pela primeira vez conseguia colocar-se em vantagem na eliminatória para não mais a perder. O Benfica tentou forçar o empate, mas não foi possível. A equipa de Bruno Lage procurou em demasia a bola longa e os leões controlaram até ao apito final para depois fazerem a festa.

Bruno Fernandes esteve na final do Jamor da época passada, perdeu, saiu, voltou, pegou na equipa e não a largou. Ele, mais do que todos os outros, quis e vai lá voltar.

U Quarta, 03 Abril 2019 - 20:45
Estádio José Alvalade
Hugo Miguel
1-0
Bruno Fernandes 75'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
Mão2ª Mão
A Chave
Bola na direita, Bruno Fernandes passa por Grimaldo, vai para o meio e remata de pé esquerdo. Svilar tentou, mas a bola ia com força suficiente para levar o leão ao Jamor.
O Árbitro
A prova de que um árbitro pode ter influência na qualidade do espetáculo. Muitas paragens, faltas e amarelos sem critério. No lance mais difícil do jogo, um possível penálti de Rúben Dias, damos o benefício da dúvida à equipa de arbitragem. O central toca na bola com o braço, que está junto ao corpo, apesar de ter feito o movimento para intercetar o remate de Gudelj.
O Melhor
Bruno Fernandes

Podemos fugir ao habitual "faltam palavras"? O leitor sabe do que falamos, os sportinguistas sabem do que falamos e os benfiquistas também ficaram, nesta eliminatória a saber. Não vale a pena repetir. 

O Pior
O ritmo do apito
O dérbi podia ter sido muito mais do que aquilo que foi. Hugo Miguel teve muita responsabilidade na quebra do ritmo do jogo, ao apitar faltas em demasia e a demonstrar uma falta de critério incrível. Não nos queremos repetir, mas é impossível fugir ao tema. Não falamos em penáltis ou amarelos, falamos na forma como o árbitro conseguiu prejudicar o jogo. Por vezes não seria má ideia perder o apito.
Forma
Sporting
2018/2019
46J
29V
8E
9D
92-45G
Benfica
2018/2019
51J
34V
8E
9D
106-47G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto e Sporting voltam a defrontar-se na final da Taça de Portugal 11 anos depois. Em 2007/08, o Sporting venceu por 2x0, após prolongamento
+ prensenças na final da Taça de Portugal:
36 Benfica
30 FC Porto
29 Sporting
10 V. Setúbal
8 Belenenses
Desde 2007-2008 que o Sporting não disputava duas finais consecutivas da Taça de Portugal
Sporting na final da Taça de Portugal pela 2.ª época consecutiva
Sporting na final da Taça de Portugal pela 29.ª vez

Fotografias(26)

Sporting x Benfica - Taça de Portugal Placard 2018/2019 - Meias-Finais  | 2ª Mão
Sporting x Benfica - Taça de Portugal Placard 2018/2019 - Meias-Finais  | 2ª Mão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Toda Equipa
2019-04-04 15h34m por SpartCP
vejo muitos comentários aqui tirar merito a equipa do sporting do estilo se nao fose o bruno. .
sim é ele que comanda a maré e desfarça a falta de futebol da equipa mas nao joga sozinho.
grande jogo do raphinha com uma entrega enorme, acunã tambem fez um jogão, mathieu aos 34 em grande forma parece que perdeu uns 5 anos de repente.
de resto grande entrega de toda a equipa, o bruno gaspar e para despachar contrataçao falhada. .
tambem de destaçar o kaizer pelo a...ler comentário completo »
Futuristas
2019-04-04 13h36m por zirel
Foi uma eliminatória equilibrada onde a sorte sorriu ao Sporting, equipa que tinha de fazer pela vida na segunda mão por se encontrar em desvantagem. Acho que o Benfica foi bastante superior na primeira mão e o resultado lisonjeiro para o Sporting. Aquele golo fora fez a diferença no conjunto das duas mãos.

Contudo, olhando só para esta segunda mão individualmente, o resultado justo seria um empate dado o equilíbrio entre as equipas e as poucas oportunidades criadas de parte...ler comentário completo »
Bruno Gaspar
2019-04-04 12h34m por CreedEinsteinBratton
Eu sei que queria jogar no SL Benfica desde miúdo mas foi uma atitude de alguém muito pequeno aquilo no final do jogo. Lá por ter sido corrido (a qualidade é limitada) não quer dizer que tenha-se de ficar rancoroso. . .
Rafa
2019-04-04 12h29m por CreedEinsteinBratton
A quantidade de vezes que foi travado (algumas de forma perigosa) e não houve cartão foi demais. . .
Melhor extremo português na atualidade e, esta época, só perde para o Bruno na qualidade demonstrada.

Muito mérito para o Bruno Fernandes pelo que tem feito mas se Vlachodimos tivesse jogado esta eliminatória tínhamos passado sem dúvidas. Em ambos os golos do Sporting, o Svilar é mal batido no meu entender (Grimaldo também foi péssimo no de ontem).

Mal ...ler comentário completo »
ZH
Jogo
2019-04-04 09h48m por zhar
O sporting ganhou bem . . correram do primeiro ao ultimo minuto enquanto do lado do slb encararam mal o jogo . . . pareciam com pouca ou nenhuma vontade. . . quando é assim nada a dizer da justiça do resultado. . . o macron como esperado não vale nem para virar bifanas numa roulote e esteve miseravel. . . e ja agora miseravel tambem o bruno gaspar a mostrar caracter pequenino. . . alem de ter passado o jogo a distribuir pancada barata acabou a provocar os jogadores com benfica. . . frustr...ler comentário completo »
Jogo
2019-04-04 08h59m por Somel12
Vitória justa do Sporting. Fez mais para ganhar, apesar do jogo ter sido morno. O Benfica tentou jogar com a eliminatória, mas lixou se. No conjunto da eliminatória quem merecia passar era o Benfica na minha opinião.
O Bruno Fernandes é um jogador enorme. É capaz de carregar e galvanizar uma equipa. Parabéns pela passagem ao Sporting.
Quanto ao Benfica ficamos todos tristes por não passar, mas é assim temos de responder no domingo na Feira que faltam 7 finais.
Vamos Benfica!!!!
Bruno Fernandes
2019-04-04 06h02m por Rodrigo_Sousa_10
Sem dúvida o melhor jogar em Portugal neste momento e mais um golo espetacular mas a coisas que estão a ser desvalorizadas, Keizer em menos dum ano com menos recursos já fez mais que o Jesus em três anos, segundo Bruno Fernandes foi um monstro hoje como sempre mas pessoalmente acho que hoje não carregou a equipa às costas pessoalmente acho que todos tiveram bem.
Coates esteve muito bem, Borja também para mim tem sido uma boa surpresa, Mathieu sem palavras tem muita classe e parece q...ler comentário completo »
Final
2019-04-04 05h02m por TheUndead
Pelo menos a final da taça já ficou uma competição mais limpa .
Vitória justa do SCP!
2019-04-04 04h33m por JOTAONE1
O Sporting foi a única equipa que jogou para vencer, o Benfica jogou para o empate, e perdeu justamente! Cumpts
Se o BF
2019-04-04 01h53m por JamaicaNN
Joga-se no toupeirense ja falavam que iram vendor por 500Ml milhões no mínimo. Mas também é normal quando vejo um lunático de seu nome v3nom_1904 dizer que Rúben dias é muito melhor que o capitão da Holanda e Ajax de seu nome De Ligt
WU
Melhor jogador
2019-04-04 01h19m por wubanga
É aquele que em meio de tantos MEDIOCRIDADE consegue todas as semanas levar a sua equipa as costas. E em Portugal ele chama Bruno fernandes.
Quando a 3 meses por aqui que eu vejo pessoas a comparar João felix a Bruno Fernandes era algo que me causava desconforto. O felix sobressaiu numa equipa que estava a atropelar todas as equipas e a MAQUINA DE PROPAGANDA fez o seu trabalho de endeusamento do rapaz. Tem qualidades para no futuro ser um grande jogador mas neste momento não compara nem de perto com o BRUNO FERNANDES
RJ
. . .
2019-04-04 00h06m por RJAR8
Ganhou a melhor equipa ponto.

BF é excelente. . . não vejo muitos melhores médios atualmente melhor que ele.

Grande jogo também do ponta de lança do SCP.

Pela negativa. . . Severovic e o Felix. . . não sei mas com esta mania não lhe prevejo grande futuro.
Sporting vs Benfica
2019-04-03 23h45m por JamaicaNN
Passou a melhor equipa. Não esquecer que o Sporting teve um golo mal anulado na luz. Fez-se justiça a quem realmente fez mais por passar e foi eficaz. Quanto ao Bruno Fernandes? Palavras para quê? Os seus jogos falam por si não precisa de capas de jornais bem propaganda
SA
Keiser é educado
2019-04-03 23h33m por sandocha
E isso irrita muita gente.

Keiser chegou a meio da época e a um clube em estado calamitoso e sem cheta. Já fez mais que JJ
Onde anda o next step e o ácaro?
2019-04-03 23h32m por vai_a_linha_e_cruza
Com os discursos de serem o único clube com projecto e etc? Atão? Já só restam 2 competições de 4 possíveis :)
Bla bla bla bla!
Lageball, Félix fenómenos e etc. Marcel Keizer caramba :)
E mesmo sendo Portista repito sem problemas, mesmo adorando o ano de estreia (e de saída) do Militão: Bruno Fernandes é o melhor jogador do campeonato Português 2018/2019. Que renda uma fortuna ao Sporting
WU
Jokky
2019-04-03 23h29m por wubanga
Mas TODAS as bolas que tocam os jogadores do porto no braço são pênaltis para os benfiquistas. E mais triste é que fazem pressão nesse tal lixo digital que vocês tem
resultado justo
2019-04-03 23h28m por jda
Este Bruno Fernandes é uma máquina, não só pelo golo marcado (e que golo!!!) mas pelo que joga e faz jogar. Acho que o trabalho do Keizer é subvalorizado. Não sei quantos treinadores teriam feito o que ele tem feito. . . com o que tem. Quanto ao Benfica, a falta de eficácia e a vontade de terminar empatado não permitiu mais. Vai ser mais um Porto vs Sporting!
SCP_lfx
2019-04-03 23h26m por Jokky
E dizia. Tens dúvidas? Eu já disse o que achei da arbitragem, foi muito má e faltaram expulsões para o Sporting. Mas foi mesmo porque calhou ser para o lado do Sporting porque podia muito bem ter sido para o Benfica. Mas isto não é uma desculpa pelo jogo, o Sporting tentou ganhar e o Benfica não, e quando isso acontece a equipa que tenta ganhar deve passar e passou justamente. Agora dizeres que o Sporting dominou o jogo e fez um jogão, então só mostra a qualidade da tua equipa e o porquê...ler comentário completo »
MA
Quem não marca sofre. . . .
2019-04-03 23h26m por Markes88
. . . é o resumo do jogo.

Não entendo como dizem que jogámos para o empate. O Benfica teve 4 ocasiões na cara do Renan para marcar e falhámos sempre, como diabos jogámos para o empate?!

O Ruben Dias, Pizzi e o Gedson foram os melhores do Benfica, seguidos de perto pelo Rafa, que se fartou de levar porrada o jogo todo (ele foi mais de 10 vezes ao chão seguramente) e ele próprio acabou expulso após o jogo terminar, por provavelmente reclamar de tanto que levou ...ler comentário completo »
Derby
2019-04-03 23h25m por JHendrix
O Sporting mereceu passar pois teve mais atitude.
Em qualidade o jogo foi muito agressivo de parte a parte, em que se destacou momentos individuais, neste caso Bruno Fernandes. É o melhor jogador do campeonato português.
O Benfica, podia ter feito um pouco mais, teve oportunidades para marcar mas foi pouco assertivo e pagou por isso. Resta nos agora focar as forças no que resta do campeonato, que é o objetivo maior.
Grande Bruno!!
2019-04-03 23h25m por ruirocha607
Está a provar que se aproxima a passos largos desses dois magos do futebol português, Rui Costa e Deco. Grande visão de jogo e um grande finalizador das suas próprias jogadas. Faz falta à selecção.
NE
Bruno fernandes
2019-04-03 23h25m por Neymar10
E um grande jogador mas ta a ser no sporting secalhar nao sei digo isto por muitos exemplos mas secalhar se jogasse no porto ou no benfica ate podia nao dar nada
SA
Penaltie do Ruben Dias?
2019-04-03 23h23m por sandocha
Parece que sim.

O Pizzi está imune aos cartões. A 1 falta do jogo sobre o BF era um laranja avermelhado. Na segunda parte rasteira por trás no BF em lance muito perigoso e não vê cartão?

O Jomas em 15 minutos lesiona o Raphinha nas costas e o Wendell na coxa e não vê cartão? O lance do Raphinha nem falta foi. . . incrível
Bxtwrld
2019-04-03 23h22m por estaramosold
Sim, a eficacia contou, mas o Benfica anda de rastos, o Pizzi fez um jogão mas chega ao final do jogo de joelhos, é complicado perceber que faltam 7 jogos contra equipas muito aguerridas e ver a equipa assim. . .

O Porto tambem anda parecido, mas eles têm o 12º jogador a puxar para cima, estou a ver o campeonato a voar. . .
SC
Jokky
2019-04-03 23h18m por SCP_lfx
Queria ver se dizias isso se fosse ao contrário ;)
12

OUTRAS NOTÍCIAS

CFEA 0-1 SCF intervalo
Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Est. Amadora x Farense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.