placardpt
    Portugal perde nos penáltis

    Não há forma de acabar com esta Praga... (0x0; 3x4 gp)

    Ainda não foi desta que Portugal conseguiu um título na categoria de sub-21. Contra a Suécia, em Praga, desta vez não houve pacto de não-agressão nos 90 minutos, nem nos 30 adicionais, só que os lusos não conseguiram chegar ao golo, quer em 4x4x2, quer em 4x3x3. Por isso, alguém tinha que sofrer. Foi Portugal, outra vez a morrer na praia, não dando sequência à supremacia que tinha demonstrado contra a Alemanha.

    Contra os suecos, cavalgar, cavalgar

    Ilori de volta
    Rui Jorge usou os habituais, notando-se o regresso do central, que tinha falhado a Alemanha por lesão.
    Imponente, personalizado, imperial, mandão. Portugal era favorito nas casas de apostas e não fugiu às responsabilidades. Entrou com a sua melhor versão, com um rosto positivo e de futebol bem rendilhado.

    Cavaleiro em bom plano, mas inconsequente ©Getty / Martin Rose
    Ivan Cavaleiro foi o que mais deu nas vistas no primeiro tempo, embora nem sempre pelo lado positivo. Em termos de desequilíbrio sim, foi o que mais arriscou no um para um e o que mais vezes conseguiu sucesso nesse parâmetro. Só que, quase sempre que era servido nas costas da defensiva contrária, era apanhado pela bandeirola do fora de jogo.

    Portugal era melhor. A Suécia aceitou o favoritismo e os maiores argumentos lusos, por isso recuou no terreno e deu a iniciativa. Fechou os espaços e, mais importante que tudo, blindou Bernardo Silva, que não teve hipótese de fugir à apertada marcação. Depois, saiu em contra-ataque, embora quase nunca com sucesso.

    Em suma, uma primeira parte onde Portugal mandou, onde esteve muito próximo do golo quando Sérgio Oliveira bateu o livre à trave, mas na qual o 0x0 acabava por se justificar. Taticamente, as duas equipas estavam a cumprir. Era, portanto, no balneário que a diferença poderia ser feita.

    Meia distância e prolongamento

    Bernardo sempre muito marcado ©Getty / Martin Rose
    O banco trouxe o refresco necessário para os lusos. Quer Tozé, quer Iuri Medeiros aumentaram a produção ofensiva nacional, à qual só Guidetti ripostou logo no início. O estorilista com uma meia distância assinalável, a fazer tremer Carlgren. O arouquense com dinamismo.

    Porém, continuava a haver uma pecha: a Bernardo Silva não davam o espaço necessário para o jogador do Monaco poder fazer a diferença. Claramente com a lição bem estudada, Håkan Ericson percebeu perfeitamente que não tinha os mesmos argumentos que o adversário, quer no onze, quer nos recursos no banco e primou por tentar anular os portugueses em geral, a sua grande estrela em particular.

    Voltou o 4x3x3
    Muito pedido a determinada altura, o esquema com homem de referência voltou a ser usado com a entrada de Gonçalo Paciência, mas sem grande efeito.
    Com Gonçalo Paciência, Rui Jorge procurou encontrar um caminho que já na fase de grupos estava difícil. só que, desta vez, a frescura portuguesa não era a mesma e a ansiedade sueca também não. O relógio foi ajudando os nórdicos a equilibrarem o desafio e o 4x3x3 luso, que não teve o mesmo efeito que antes. O prolongamento estava à porta.

    Cansaço a mais

    Portugal foi para o prolongamento visivelmente desgastado e, por isso, nunca conseguiu imprimir a intensidade necessária para ameaçar os suecos como o tinha feito antes.
     

    Já os nórdicos até estavam mais folgados fisicamente, só que deram a sensação de nunca estarem preparados para assumir um jogo em ataque continuado, por isso também não souberam dominar da melhor forma quando houve hipótese disso. Ou seja, foram 30 minutos de sacrifício para os atletas e de sofrimento adiado para os adeptos.

    Triste fado

    Para as grandes penalidades, a Suécia começou a marcar e Portugal foi atrás. Ao terceiro, Esgaio falhou. José Sá ainda travou uma dos suecos e deu esperança, só que, na derradeira, William foi previsível e Carlgren agarrou o título.

    U Terça, 30 Junho 2015 - 19:45
    Eden Arena
    Szymon Marciniak
    0-0
    (3-4 g.p.)
    Eden Arena
    Lotação20 617
    Medidas105x68
    Inauguração2008
    FaseFinal
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    SUÉCIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    GA
    Best player
    2015-07-01 13h15m por gandrapower
    Quem foi o melhor jogador do torneio?
    SA
    Vi outro jogo
    2015-07-01 11h38m por sandocha
    Dá sempre uns jogos diferentes da maioria dos outros. O que eu vi:

    - Portugal bem a jogar o que sabe e a Suécia a defender muito bem e a apostar no contra-golpe;

    - A Suécia a ganhar no físico. A partir dos 75 minutos a Suécia impõe o físico e Portugal "morre";

    - A Suécia tem a sorte de ver os penalties serem marcados na baliza onde estava a sua claque. Quando isto acontece a % de vitória da equipa que marca com o apoio da claque é mais de 90%. Mu...ler comentário completo »
    Portugal
    2015-07-01 11h36m por GERRARDandRONALDINHO
    Fizeram uma boa prova. Parabéns.
    portugal
    2015-07-01 10h15m por silvabruno
    jogamos bem até o cansaço aparecer. . temos boa equipa. . mas está visto que continuamos a não saber bater penaltys como ao longo de toda a nossa história. . desperdiçamos oportunidades únicas que nos aparecem de longe a longe. . enfim, é a nossa sina
    Sérgio Oliveira
    2015-07-01 09h51m por 1oFCP
    Eu tal como todo o mundo. . . ficamos sem perceber porquê que foi substituído!?

    Foi o momento em que perdemos o jogo, foi ali que a Suécia cresceu e passou para a frente do jogo. . .
    . . . estamos a falar do jogador mais importante para o jogo desta Selecção, era ele quem equilibrava a equipa, tanto no ataque como na defesa isto porque era o jogador que melhor sabia ler o jogo e aparecia onde era preciso. . .
    . . . saiu e a equipa partiu-se, desuniu-se, def...ler comentário completo »
    CS
    Rui Jorge
    2015-07-01 09h15m por csfilipe1986
    Estes miudos mereciam mais, muito mais. Mas o mister não deixou.
    Em primeiro lugar, as escolhas para os penalties. Toda a gente sabe que é muito mais dificil defender um penaltie de um esquerdino do que de um destro, ora o Rui jorge tinha 3 esquerdinos para marcar os penalties, tudo rapazes que rematam bem, e ele nem um colocou a marcar, falo de Iuri Medeiros, Bernardo e Guerreiro. O William de Carvalho foi um monstro neste Europeu a excepção de um jogo, mas toda a gente sabe...ler comentário completo »
    Sub-21
    2015-07-01 09h14m por zlatan_ibrahimovic via mobile
    Claramente não merecíamos este desfecho, mas o futebol é mesmo assim.
    Agora é levantar a cabeça e preparar da melhor forma os Olímpicos.
    Conseguimos não perder no tempo regulamentar mas na lotaria dos Penaltys domos injustiçados
    JEJE
    2015-07-01 03h37m por Kele
    Excelente comentário e análise da tua parte! Concordo em tudo o que disseste.

    O povo português tem que melhorar a sua mentalidade, perceber que não somos os tristinhos no cantinho da Europa. . . No passado fomos descobridores do mundo, fizemos história! Somos um povo mais do que capaz para alcançar grandes feitos! Se a eliminação dos sub-20 me causou mesmo AZIA por ver que fomos a melhor equipa o jogo todo e, caso eliminássemos o Brasil, seríamos campeões do mundo, esta fin...ler comentário completo »
    TheLionPride
    2015-07-01 01h51m por paiva1996
    Não. O nosso problema é mesmo não ganhar. Clubite existe em todo o lado não é só em Portugal.
    JU
    Ai sim?
    2015-07-01 01h34m por Junuzovic16
    Que eu me lembre, a bandeira de Portugal é mais ou menos 2/3 vermelha. . . podem ter voltado à bandeira da monarquia de D. Afonso Henriques, se foi isso o sucedido, comunicação social anda a falhar com o público português xD
    por amor de Deus, agora a culpa de perdermos é a cor da camisola. A gente apanha cada melro. . .
    AZ
    Triste
    2015-07-01 01h32m por Azulforte
    Foi triste a forma como perdemos depois de uma boa campanha, mas tivemos menos bem, o onze quiçá deveria ter sido outro e estranhei que nem Ricardo Horta ou Rafa Silva tenham sido opções, faltou a Rui Jorge algum discernimento e a certos jogadores mais desenvoltura, paciência fica para a próxima.
    OMGagain
    2015-07-01 01h01m por donisal via mobile
    Ok como tu eu ja vi ca muitos.
    Ñ da para argumentar passar o resto de uma boa noite.
    OMGagain
    2015-07-01 00h47m por donisal via mobile
    Primeiro mais respeitinho que todo mundo gosta.
    Segundo, achas se fosse um Ronaldo, Moutinho ou Nani iriam aceitar ficar de fora?
    Como umas das estrelas da seleção e ñ so o Bernardo tinha a "obrigação" de marcar um dos penaltis. Talvez ele proprio ñ sentio confiança.
    Desabafo
    2015-07-01 00h41m por collote
    Não estou a ver Portugal a ganhar qualquer titulo no futebol em 100 anos.
    Os jogadores falham no que importa. Falham na finalização, na eficácia. . .

    Portugal dominou o jogo quase todo. Mas tal como os sub20, falha no mais importante outra vez. . nas penalidades. . e vamos continuar a falhar se eles nao mudarem de atitude.

    Ricardo Esgaio e William a bater penaltis??? Um defesa e um medio defensivo estourado??
    Para isso metiam o Sá!!!!!!!
    O B...ler comentário completo »
    PI
    o costume
    2015-07-01 00h33m por pintinho1
    pois era o que se previa ou entao tinham treinado muito bem os penalties. Este esquema de no ataque ter 3 jogadores fisicamente fracos contra equipas fisicas e defensivas nao serve, ou marcam na 1º meia hora quando estao frescos ou nao marcam. Provou se que william com marcaçao é um jogador medio e quando fisicamente esta cansado torna se displicente, bernardo seria muito bom no futsal como diz o ricardinho e tem razao, nao tem fisico para receber encostos de matuloes de forma continuada, ...ler comentário completo »
    . . .
    2015-07-01 00h32m por RASF
    nos 3 primeiros da suécia o josé sá nem a viu. . .
    curso intensivo
    2015-07-01 00h31m por RASF
    precisam desde novos de fazer um curso intensivo de como se marca um penalti. . . isto de bola pró lado tem um pouco a ver com a sorte. . .
    Haters
    2015-07-01 00h25m por donisal via mobile
    Tanta gente a creticar o William e com alguma razao, mas pelo menos "ele tem os no siteo" para ir marcar o penalti, ja o "menino bonito", "novo Rui Costa", "futuro bola de ouro" parece que n os tem. Como é possivel o Bernardo ñ ser um dos 5 para marcar as grandes penalidades?
    JD
    Consequências
    2015-07-01 00h21m por JDMGD0 via mobile
    Nem tudo é mau, ao menos o Sá não vai fazer a sua magnífica barba xD
    Portugal
    2015-07-01 00h15m por f9rooney
    Mais uma vez vemos Portugal a perder mais uma final, infelizmente parece que vai ser dificil acabar com esta maldiçao e podermos festejar um titulo da seleçao A ou de sub 21. E o maior problema é que temos mais futebol, mais qualidade e merecemos mais que os outros, mas falhamos sempre no fim.
    Parabens na mesma por esta prestaçao, e que "apareçam" na equipa A, pois ha muita qualidade nesta equipa!
    SC
    Triste fado. .
    2015-07-01 00h03m por Schmeichel_The_One
    Nem vou olhar para os seguramente comentários imbecis baseados na clubite. . . . .

    Muita pena, merecíamos sem dúvida melhor.

    Mas o Rui Jorge hoje mexeu mal. . .

    A não ser por razões físicas, quando saíu o Sérgio Oliveira, perdemos o controlo do jogo.

    Também o Ivan Cavaleiro saiu muito cedo, estava a dar mais que o Ricardo, hoje.

    O que houve excepcional contra a Alemanha, a finalização, falhou hoje.
    ler comentário completo »
    zedasbatatas
    2015-07-01 00h02m por GreenLIONN
    entao preferes que a suecia tenha ganho. . . .
    zedasbatatas
    2015-07-01 00h00m por TheFCPorto
    Então tenta nunca errar na tua vida, porque com essa filosofia falhas uma vez já não tens mais hipóteses na vida
    Pessoal
    2015-06-30 23h58m por Ultimate1000
    Nao me chateia em nada a seleccao ter perdido, ja deixei de sofrer dessa doença portuguesa que é estar sempre a criticar nós proprios quando ja sabemos o que a casa gasta e mesmo assim estamos sempre a criar a ideia que para a proxima vai ser diferente, quando ganhamos é noticia, quando perdemos é normal, sigam esta regra e na vida nao se vao desiludir muitas vezes ;)
    zedasbatatas
    2015-06-30 23h56m por TheFCPorto
    1jogador!! Uau. . . Se portugal ganhava eram mais os jogadores formados pelo Benfica, mas mais uma vez preferes os outros.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    em direto
    Dia decisivo no Dragão
    Bom dia! Hoje é dia de eleições no FC Porto e o zerozero vai acompanhar ao minuto este sufrágio, com as decisões e principais reações no Dragão....