placardpt
    FC Porto derrota Nacional

    Argelino continua a ceder arte ao Dragão (2x0)

    Começar e acabar o filme do jogo à volta do golo de Brahimi pode parecer redutor, mas só esse momento justificou um bilhete de qualquer adepto que tenha assistido à partida. Vitória justa do FC Porto contra um Nacional atrevido e que resistiu respondendo, dando emotividade ao desafio.

    Depois da derrota do Sporting em Guimarães, o FC Porto entrava em campo sabendo que se podia distanciar do rival leonino e continuar a pressionar o líder Benfica, pelo que, num ambiente saudável e composto, foi isso que os de Lopetegui procuraram desde cedo.

    Quaresma de início
    36 dias depois de Alvalade, o 7 voltou a ser titular. Maicon e Óliver Torres também regressaram à titularidade.
    Estava-se mesmo a ver

    Pela entrada em campo de ambas as equipas, era visível qual a tendência reinante. Jogo no meio campo dos madeirenses, muitas vezes no último terço, com FC Porto mandão, autoritário e com pressa de resolver o desafio. Pelos primeiros minutos, estava-se mesmo a ver que o golo apareceria. E apareceu, por Danilo, tão natural como os festejos na bancada.

    Danilo abriu o ativo numa recarga após defesa de Rui Silva a cabeceamento de Jackson Martínez ©Catarina Morais
    Uma equipa baseada nas suas asas e focada no jogo exterior. Quaresma e Brahimi, os deambulantes principais, Danilo e Alex Sandro, os auxiliares de luxo, Óliver e Quintero, os disciplinadores da criatividade, Jackson Martínez, o beneficiado com a fluidez pelo flanco. Rui Silva, o 'vilão' do Dragão, a tirar o golo de formas sucessivas e a viver o tal sonho de jogar neste palco com 20 anos. Estava-se mesmo a ver que queria dar nas vistas, o internacional sub-21.

    Casemiro, primeiro a 'pedir', depois a receber o cartão amarelo, ainda nem 20 minutos de jogo tinham sido jogados. Tendência que o brasileiro teima em prolongar e que, estava-se mesmo a ver, iria condicioná-lo nas ações defensivas, sobretudo nas dobras aos laterais. Marco Matias e Rondón é que não aproveitaram.

    E estava-se mesmo a ver que este FC Porto se apaixonava tanto pelas deliciosas jogadas atacantes de Quaresma e Brahimi que, depois, se deslumbrava no setor defensivo. Passes falhados, espaços concedidos, permeabilidade. Manuel Machado estava a vê-lo, Gomaa, sempre que tinha uma brecha, também, só que os dianteiros não acompanharam.

    No somatório, muito mais FC Porto no primeiro tempo, com vantagem justa e oportunidades para mais, mas também riscos desnecessários no setor defensivo que não foram aproveitados da melhor forma pelo Nacional. A segunda parte exigia mais rigor de um lado e do outro. No capítulo defensivo, nas compensações, havia muito a corrigir.

    Nacional subiu as linhas
    Para o arranque do segundo tempo, os visitantes aumentaram a pressão, mas não conseguiram criar oportunidades, ao contrário do primeiro tempo, no qual estiveram mais na expectativa.
    Brahimi para iluminar a noite

    Do que se pôde avaliar no início do segundo tempo, as correções foram feitas, sobretudo nas laterais do Nacional, onde os intervenientes passaram a estudar bem melhor o timing de abordagem aos extremos do FC Porto.

    Perante um adversário mais agressivo e a subir as linhas de pressão, a equipa azul e branca teve uma queda de produção no arranque da segunda parte e Lopetegui percebeu isso. Herrera foi a jogo para dar resposta a uma subida madeirense que, estava-se mesmo a ver, precisava de ser estancada.

    Segundo golo foi um excelente envolvimento coletivo que Brahimi camuflou com a soberba finalização ©Catarina Morais
    Os dragões até poderão ter perdido alguma magia, mas recuperaram disciplina tática e os acertos defensivos, que tão deficitários estavam até então, melhoraram a olhos vistos. Para a segurança dos três pontos foi bom, para a qualidade do espetáculo, nem tanto...

    Só que, mesmo que a tendência pudesse ser bocejar, nunca se pode perder a esperança de se assistirem a hinos ao futebol quando em campo estão determinados intervenientes. Como Brahimi, por exemplo. O que se viu no minuto 74 não foi só uma machadada no resultado. Foi, isso sim, um momento ímpar no jogo, na jornada, no campeonato. Caro leitor, se puder, veja a simplicidade transformada em arte por Alex Sandro, Óliver Torres e, sobretudo, Brahimi. Bilhete pago. E aquilo era algo que, pela pasmaceira dos últimos minutos, não se estava mesmo a ver.

    Ver é coisa que o FC Porto continua a conseguir fazer em relação ao Benfica, líder do campeonato, mas apenas a um ponto de diferença. Depois da derrota do Sporting em Guimarães, a luta estreita-se mais a azuis e encarnados... com o Vitória SC a continuar atrevido.

    U Sábado, 01 Novembro 2014 - 20:15
    Estádio do Dragão
    Nuno Almeida
    2-0
    Danilo 9'
    Yacine Brahimi 74'
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 9

    Fotografias(35)

    FC Porto v Nacional Primeira Liga J9 2014/15
    FC Porto v Nacional Primeira Liga J9 2014/15
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    TI
    satiscp
    2014-11-02 14h40m por Tiago619
    isso ve se o longe que estas com uma grande azia, deixa la viste o jogo depois do teu clube ja estavas anestesiado. . . XDD
    Nacional
    2014-11-02 12h18m por Dinis-CDNacional
    Podia ter marcado. Conseguiu criar dois ou três lances de muito perigo junto da baliza de Fabiano.

    Parabéns ao FC Porto!
    LU
    sem palavras
    2014-11-02 07h29m por luisantos
    sou boavisteiro, fazia gosto que o boavista joga-se so metade que o fcporto joga tinha a certeza que nao descia. gostei do jogo do fcporto a jogar assim e campeao sem duvidas.
    Halibut
    2014-11-02 03h57m por Nonnenmacher
    Ele não escreveu que o Tello e Quaresma eram os melhores extremos da liga. . .
    HA
    JMPereira74
    2014-11-02 03h31m por Halibut
    Sou Portista mas Quaresma e Tello os melhores extremos da liga? o Nani neste momento pode e dá mais que o Quaresma, o Tello desequilibra mais, é um jovem é diferente, Quaresma na idade dele ainda era melhor, mas acho que o Lopetegui faz bem em deixar o Quintero a titular, mas só que não pode ter o Óliver atrás, porque não tem o mesmo fulgor que o Herrera. .

    o melhor 11 possivel a meu ver:

    fabiano, alex, danilo, indi, marcano/maicon (não sou apreciador de ...ler comentário completo »
    JM
    Grande FCPORTO!!!
    2014-11-02 02h34m por JMPereira74
    Depois de DECO o FCPORTO tem um novo magico e chama-se Brahimi.

    pena que o Lopetegui ainda não tenha visto que ele tem de jogar atras do Jackson e não nas alas e assim abrir lugar para o Quaresma que junto com o Tello são os melhores extremos da equipa.

    Se ontem tivesse dado empate no jogo dos Vermelhos, hoje estavamos em primeiro na Liga, mas ontem houve COLINHO e até mete dó ver o PHenriques comentador da TVI a dizer que estava em fora de jogo o golo anulado...ler comentário completo »
    JM
    Grande Brahimi. Novo Magico!!!
    2014-11-02 02h31m por JMPereira74
    Depois de DECO o FCPORTO tem um novo magico e chama-se Brahimi.

    pena que o Lopetegui ainda não tenha vista que ele tem de jogar com ele atras do Jackson e não nas alas e assim abrir lugar para o Quaresma que junto com o Tello são os melhores extremos da equipa.

    Se ontem tivesse dado empate no jogo dos Vermelhos, hoje estavamos em primeiro na Liga, mas ontem houve colinho e até mete dó ver o PHenriques comenador da TVI a dizer que estava em fora de jogo o golo anu...ler comentário completo »
    Predador
    2014-11-02 01h59m por Ultimate1000 via mobile
    Um bom remate até pode sair a um jogador amador, tas a comparar o que brahimi fez? Só está ao alcance de muito poucos e nessa lista talisca nunca fará parte, porque é um bom jogador, mas brahimi é um deus com a bola nos pés , o talento nasce não se trabalha.
    Tu que és fã de Messi até te fica mal comparares os golos, a jogada de brahimi não vejo mais nenhum jogador em Portugal a fazer
    baltas03
    2014-11-02 01h17m por Nonnenmacher
    Qual é o problema de eu estar preocupado com a condição física de Danilo e Alex? Achas que não há razão para alarme? Então tudo bem. Em relação ao Quintero acho que é notório que tem qualidade para jogar no meio campo, falta-lhe evoluir nos processos defensivos e começar a aguentar 90mnts de jogo e isso ainda não faz, aliás, hoje joga Oliver pois Herrera precisava de descansar. Eu pelo menos quando falo no Danilo e Alex é porque já vi um filme no ano passado e tenho algum medo que se repita...ler comentário completo »
    BA
    Não entendo
    2014-11-02 00h15m por baltas03
    Agora já se fala q Lopetegui não inventou? Ele faz jogar Quintero e Oliver no meio, quando mtas vezes vejo comentários a dizer que os dois ao meio não funciona. Criticam o homem por rodar a equipa e depois preocupam-se com a condição física do Alex Sandro e Danilo pa quarta feira?!
    É duma incoerência os comentários. . . Pera se tirassem o Danilo e/ou Alex Sandro. Já eram 4 ou 5 subs em relação ao ultimo jogo.
    Imaginemos agora que o Porto tinha sofrido um golo ou tinha empata...ler comentário completo »
    HA
    jogo
    2014-11-01 23h48m por Halibut
    bom jogo, embora continue a achar que na defesa em jogos de maior exigência vai ser mais complicado, até porque já tivemos melhores duplas de centrais, gosto do indi, e depois porque o casemiro não é tão trinco quanto o fernando que estancava mais o jogo, mas lá está a equipa tem de jogar mais e mais e vai melhorar, estamos a 1 ponto do 1º lugar e bem na champions.
    MI
    Predador
    2014-11-01 23h35m por mikel18
    a sportv deu a repetiçao que eu vi :o
    FU
    Predador
    2014-11-01 23h26m por fucklogic
    https://www. youtube. com/watch?v=twnMH1L1tY4

    nUps, mete gelo lool
    MA
    . . .
    2014-11-01 23h24m por Master_of_Puppets
    Eu vi no tvgolo que o Danilo está em jogo uns 10 metros.
    Nonnenmacher
    2014-11-01 23h17m por FCP_18 via mobile
    Ok, pelo menos sei que não foi só a mim e que já aconteceu, obrigado.
    FC
    Golo Brahimi
    2014-11-01 23h16m por FCP_ULTRA2
    Foi um bom golo. apenas isso. lembro que o Hulk fazia isto quase todas as semanas. Bom Jogo do Porto
    2º golo
    2014-11-01 23h08m por Nonnenmacher
    Para mim é falta do Brahimi, deixar rins espalhados no relvado é uma falta perigosa, devia ser amarelo e golo anulado!
    VI
    Grande Jogo
    2014-11-01 23h07m por vidrinhos via mobile
    O FCP foi um justo vencedor, apesar de achar que o Nacional joga bom futebol, e a sua classificação não espelha toda a sua qualidade. O FCP joga bom futebol, mas ainda tem uma margem grande para melhorar, vai no bom caminho, mas não podemos esquecer que tem um plantel muito jovem, com grandes mudanças em relação ao ano passado. . . . . .
    MA
    . . .
    2014-11-01 23h06m por Master_of_Puppets
    Não tarda nada está a aparecer aqui algum iluminado a dizer que dá para ver claramente na foto principal desta notícia que o Brahimi agrediu o árbitro com uma cotovelada no traseiro.
    RO
    Ninguém aprende?
    2014-11-01 23h03m por Route_66
    No momento em que esse predador diz que o Danilo está em fora-de-jogo estando este para aí à mesma distância que o fiscal de linha estava da linha do fora de jogo na partida do Benfica, perde toda a credibilidade e respeito para qualquer tentativa de respondê-lo. Isto, não por ele ser um doente pelo Benfica, anti-portista, anti-sportinguista, bla bla bla mas sim porque ele está aqui unicamente para meter nojo e chamar atenção. Ele sabe muito bem que o que diz é falso e só quer incendiar os users do zerozero.
    EL
    Predador_SLB_Al ways
    2014-11-01 23h01m por el_dii
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH AHAHHAHAHAHAHAHAHAHA



    Mostraram repetição (e com a linha de fdj bem feita). . . mais em jogo era impossível.
    FCP
    2014-11-01 22h58m por Edinho-FCP
    Apesar de algum espaço concedido pela defesa do FC Porto, importante vitória! Quanto ao 11 para San Mamés, julgo que a dupla Marcano&Indi seja a mais adequada e que, na minha opinião, traz mais estabilidade. Insistiria no mesmo meio-campo (Casemiro; Herrera; Quintero); além disso, particularmente, Óliver esteve bem, como um verdadeiro médio centro, distribuindo jogo. Um apreço, também, para Quaresma que entrou bem no jogo, estando presente em praticamente todos os lances de perigo d...ler comentário completo »
    FU
    Predador
    2014-11-01 22h55m por fucklogic
    Ya, e no golo do Brahimi foi lá alguém do Porto ao intervalo por super cola 3 no relvado à beira da baliza do GR do nacional, daí ele ter ficado com os pés presos no chão e não se ter sequer lançado à bola. . . que roubalheira xD
    AD
    FCPORTO_TWO
    2014-11-01 22h49m por Adepto
    Deixa lá estar o DECO bem quietinho. Lool
    QUINTERO nada a ver com DECO.
    CA
    . . .
    2014-11-01 22h47m por cafonso74
    bom jogo do porto apesar de a defesa estar ainda a falhar espero ke nos próximos jogos melhoremos esse aspecto senão com equipas mais complicadas vai ser difícil.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    em direto
    Dia decisivo no Dragão
    Bom dia! Hoje é dia de eleições no FC Porto e o zerozero vai acompanhar ao minuto este sufrágio, com as decisões e principais reações no Dragão....