betclicpt
        Campeonato do Mundo FIFA sub-20
        Competições

        Campeonato do Mundo Sub-20: uma fábrica de Estrelas

        Texto por João Pedro Silveira
        l0
        E0

        O campeonato do mundo sub-20 é, sempre foi e sempre será o grande palco para os  primeiros passos das futuras estrelas mundiais.

        Ao longo de 17 edições a competição já passou pelos cinco continentes: da Austrália ao Canadá, do Chile a Portugal, da Malásia aos Países Baixos, muitas estrelas tiveram entrada directa no firmamento do futebol mundial. 
         
        Nomes como Diego Maradona, Davor Šuker, Luís Figo, Ronaldinho, Javier Saviola, Xavi Hernández, Lionel Messi, Iker Casillas, debutaram na alta roda em edições passadas da competição.
         
        Bolas de ouro e goleadores
         
        O prémio da bola de ouro foi entregue a craques que o tempo confirmou e dispensam apresentação como Maradona (1979) ou Messi (2005); mas outros grandes nomes do futebol receberam o mesmo prémio: o juguslavo e depois croata Robert Prosinecki (1987), o malinês Seydou Keita (1999), o brasileiro Paulo Silas (1985) – esse mesmo, o que jogou no Sporting alguns anos mais tarde -, o benfiquista Javier Saviola (2001), o também argentino Sergio “Kun” Agüero (2007) e o então soviético Bessanov (1977).
         
        Outros não se distinguiram tanto como os brasileiros Geovani (1983), Bismarck (1989), Adriano (1993) e Caio (1995), o romeno Gabor (1981), o uruguaio Olivera (1997), o português Emílio Peixe - eleito melhor jogador do campeonato que se realizou em terras lusas (1991),  e ainda Ismail Matar jogador dos Emirados Arábes Unidos (2003).
         
        No quadro de honra dos melhores marcadores repetem-se nomes como Messi, Agüero, Saviola e o brasileiro Geovani e encontramos o nome de dois soviéticos famosos: Olek Salenko, que também seria melhor marcador de um mundial sénior em 1994, e Sergei Sherbakov, que mais tarde seria atleta do Sporting e viu a sua carreira ser tragicamente interrompida por um acidente de viação que o deixou para sempre agarrado a uma cadeira de rodas.
         
        Muitos mais passaram por esta antecâmera do estrelato.  Nomes como Kaká, Adriano, Marquéz, Boban, Donavan, Rui Costa, Dunga, Inamoto, Robbie Keane, Forlan, Luís Suarez, Fábio Coentrão, Henry, Trézéguet, Roberto Carlos, falam por si e demonstram porquê os grandes clubes enviam um ou mais olheiros para o certame. Olhar in loco as futuras estrelas do futebol mundial faz parte da lista de obrigações de qualquer grande clube ou empresário de futebol.
         
        Domínio sul-americano
         
        Como os nomes dos premiados indicam, o domínio sul americano tem sido avassalador na história da competição. A Argentina com seis vitórias (cinco dos títulos conquistados em sete edições entre 1995 e 2007) e o Brasil com cinco vitórias monopolizam os troféus, segue-se depois na lista Portugal, vencedor em 1989 e 1991, que é o único país além dos gigantes sul-americanos a ter vencido a competição mais do que uma vez.
         
        A Espanha e mais três países europeus (União Soviética, Jugoslávia e Alemanha Federal) conquistaram um campeonato cada. E há ainda o Gana, o único país africano a conquistar a competição, precisamente na última edição realizada no Egipto.
         
        Entre os finalistas vencidos destacam-se os brasileiros com 3 finais perdidas, seguidos de ganeses, espanhóis e nigerianos com duas. As águias verdes nunca conquistaram o troféu, tendo perdido em 1989 contra Portugal e em 2005 contra a Argentina de Messi, Portugal também provou o travo amargo da derrota em 2011.
        Comentários (1)
        Gostaria de comentar? Basta registar-se!
        motivo:
        TO
        Correção
        2015-06-04 22h03m por tonefcp
        Ao contrário do que é dito o nome oficial da Alemanha é Alemanha Federal. Com a unificação alemã o país continuou a chamar-se República Federal Alemã (Bundesrepublik Deutschland)
        Agradecimento
        hm por zerozero.pt
        Muito obrigado. A notícia foi alterada com base no comentário abaixo.
        Tópicos Relacionados
        Competição