betclicpt
        História
        Clubes

        Olhanense

        Texto por João Pedro Silveira
        l0
        E10

        Futebol de "baliza às costas"

        O Sporting Clube Olhanensesempre foi um clube popular. Nasceu no seio do povo na cidade de Olhão, entre os pescadores e operários locais que tinham a paixão pelo jogo que lentamente ia conquistando o país. Fundado em 1909, só viu oficializada a sua existência a 27 de Abril de 1912.

        Os primeiros jogos realizavam-se no Largo das Praínhas, junto à Ria Formosa. Eram ainda os tempos das “balizas as costas” e os jovens jogadores do Olhanense usavam balizas desmontáveis, feitas a partir de uma corveta que tinha dado à costa, que eram religiosamente guardadas debaixo de uma ponte existente na Rua Almirante Reis.
         
        Muitas vezes, dado à proximidade do mar, as marés vivas interrompiam os jogos ou os treinos dos jovens olhanenses, que jogavam por carolice e pagavam as despesas do clube entre eles, quando se reuniam na sua sede ao ar livre...
         
        Apesar de todo o amadorismo o clube foi crescendo e a qualidade da equipa foi melhorando e perto do início da I Guerra Mundial (1914-18) o clube era já uma das mais fortes equipas da região. 
         
        Foi preciso esperar um ano, após o fim do grande conflito, para o Olhanense“voltar”. Foram os irmãos José e Manuel Marcolino que reorganizaram o clube, utilizando as traseiras do seu estabelecimento comercial como sede e balneário do clube.
         
        Foram eles também que alugaram a Cêrca D. Maria Ventura, um terreno bem mais adequado à pratica do futebol, que o lardo das praínhas, que constantemente era inundado pela maré cheia.
         
        Era dourada
         
        Em 1921 os leões de Olhão disputam a I edição do Campeonato Regional do Algarve e sagram-se campeões em todas as três categorias. 
        Na época seguinte, já com Cândido do Ó Ventura na direcção o text.php?id=74  constrói o Estádio Padinha e reforça a equipa com alguns jogadores de fora, inclusive Lisboa.
         
        Em 1922/23 contratou o primeiro treinador da sua história: o ex-jogador benfiquista Rogério Peres.
        Com um estilo muito próprio e uma combatividade que fez escola o text.php?id=74 tornou-se num dos melhores conjuntos do país e em 1923/24 conquista o Campeonato de Portugal batendo na final o FC Porto por 4x2, tendo chegado ainda nas duas edições seguintes à meia-final.
         
        Ainda nos anos 20 o Olhanense foi admitido como 4ª filial do Sporting Clube de Portugal. Na década seguinte o clube manteve a hegemonia regional e foi campeão da II Liga em 1935/36 e mais tarde em 1940/41.
         
        Em 1941/42 estreia-se na I Divisão com um 8º lugar. Nos anos seguintes os leões algarvios conseguem consecutivamente dois quintos, um sexto e um quarto lugar – a melhor classificação de sempre, de permeio, em 1945 chegou à final da Taça de Portugal perdendo nas Salésias com o Sporting 1x0.
         
        Nos anos seguintes o clube manteve-se sempre nos 10 primeiros lugares até que caiu para a II Divisão em 1950/51, após ficar em último lugar. Durante longos onze anos o clube manteve-se na II Divisão, perdendo inclusive o domínio no futebol algarvio para o Lusitano de Vila Real de Santo António.
         
        Decadência e renascimento
         
        Só em 1961/62 é que os homens de Olhão voltam a jogar entre os grandes, atingindo um “descansado” oitavo lugar. Em 1963/64 voltou a cair na segunda para regressar dez anos mais tarde.
         
        Vivendo tempos difíceis o clube caiu anos mais tarde até à III Divisão, de que foi campeão em 1969/70.  Em 1973/74 o clube voltou ao convívio dos grandes para cair novamente em 1975 e entrar no mais longo jejum de presenças na 1ª Divisão de toda a sua história.
         
        Em 1984 o clube inaugurou o seu estádio relvado, o José Arcanjo, onde ainda hoje actua regularmente. Foi só bem mais tarde, e sob a batuta de Jorge Costa, numa equipa que contava com vários jovens jogadores emprestados por FC Porto e Sporting que o Olhanensevoltou a subir ao escalão principal, 34 anos depois, conseguindo um 13º lugar no ano do regresso e um mais descansado 11º na segunda época.
         
        Ao longo da sua história quase centenária o Olhanense pode orgulhar-se de uma história com grandes momentos, onde durante muitos anos bateu os pés aos grandes de Lisboa e Porto. Apesar da decadência a partir de 1975, o Olhanensevoltou a crescer, assumindo novamente no início da II década do novo século o estatuto de maior potência algarvia.
        Comentários (11)
        Gostaria de comentar? Basta registar-se!
        motivo:
        olhanense
        2012-04-28 11h16m por Tobin
        Parabéns!
        Olhanense
        2012-04-27 23h15m por andreavila95
        Parabéns, boa equipa
        AN
        Parabéns
        2012-04-27 22h37m por andre---
        Muitos Parabéns Sporting Clube Olhanense !

        Feliz centenário ! Venham mais 100.

        Amo-te. E grande vitória, hoje.

        Vénia !
        maior do mundo
        2012-04-27 22h22m por Crasch
        Parabéns OLHANENSE pelo centenário . . . Para mim será smp o melhor clube do mundo. . . Viva o S. C. Olhanense . . . .

        Já agora excelente vitoria assim chegaremos rapidamente aos "novos" objectivos do mister. . .
        OLHANENSE até Morrer
        cheio de Orgulho
        AJ
        Parabéns
        2012-04-27 21h48m por AJP1919
        Parabéns ao Olhanense, um dos poucos (7) clubes Portugueses que já foram Campeões!
        AD
        Olhanense
        2012-04-27 18h12m por adolfo97
        Grande clube!
        Olhanense
        2012-04-27 14h03m por pseudo_filosofo
        Amo-te Olhanense! Feliz centenário!!!
        Olhanense
        2012-04-27 11h14m por tcb9277
        O Farense é provavelmente, o melhor clube de Faro de todos os tempos, pois já participou nas competições europeias, esteve mais anos na 1ª Liga e até já chegou a uma final da Taça de Portugal (o Olhanenste também já chegou à final, mas já foi há mais de 65 anos).
        Mas por este andar, não tarda nada em vermos o Olhanense obter esse estatuto de melhor clube Algarvio de todos os tempos!
        Desde que voltou a subir de divisão, tem feito sempre temporadas tranquilas, ficando sempre ...ler comentário completo »
        Olhanense
        2012-04-27 10h09m por AljezurenseSLB
        Parabens
        OLHANENSE!!!
        2012-04-27 05h46m por rikardo37
        FORÇA OLHANENSEEEE!!! somos uma grande equipa. . . com uma excelente massa associativa ;) cada vez somos mais. . . temos historia, temos espirito e temos equipa . . . sou de olhao e com todo o orgulho! SCO !!!!
        TI
        olhao
        2012-02-01 20h06m por Tiaguinhopec
        melhor clube do mundo. força olhanense
        Tópicos Relacionados
        Equipa