placardpt
    Espanha 1982
    À volta do jogo

    O dia em que o Sheik invadiu um jogo do Mundial

    Texto por Gonçalo Borges
    l0
    E0

    Mundial de 1982, Espanha, Estádio José Zorrilla (Valladolid), 21 de junho. De um simples jogo de futebol para um dos maiores insólitos da história do desporto-rei. O dia em que Sheikh do Kuwait, Fahad Al-Ahmand Al-Sabah, invadiu o campo do França x Kuwait para protestar um fora-de-jogo. A maior supresa? O golo que acabou mesmo por ser anulado...

    Contexto político

    O Kuwait atravessava um período de tensão a nível político devido, sobretudo, ao país vizinho, Irão, cuja revolução de 1979 ainda deixava profundas marcas. Para além disso, a posição estratégica dos Estados Unidos da América no Iraque despoletou um conflito armado com o Irão, e o Kuwait, inserido geograficamente entre as duas nações, optou por apoiar a causa iraquiana.

    Assim, com a militarização do governo do Kuwait pelo próprio Iraque, algo que durou cerca de uma década, praticamente todos os setores ficaram destinados a generais. No desporto, quem assumiu o cargo foi Al-Sabah, profundo apaixonado que fundou o Comité Olímpico do Kuwait, do qual se tornou presidente.  

    O apuramento para o Mundial de 1982 (primeiro e único até aos dias de hoje) foi alcançado em grande parte devido ao investimento de Al-Sabah, com a tarefa árdua de ocupar uma das duas vagas reservadas a Ásia e Oceania (a Nova Zelândia reservou a outra).

    O jogo

    Decorria a segunda jornada da fase de grupos e o duelo do dia colocava a poderosa França de Michel Hidalgo frente ao estreante Kuwait orientado por Carlos Alberto Parreira. Os franceses, liderados pela figura de Michel Platini, procuravam os primeiros três pontos após a derrota por 3x1 frente à Inglaterra, ao passo que os kuwaitianos estavam moralizados com o empate (1x1) diante da Checoslováquia de Panenka e companhia.

    Os gauleses não demoraram a transportar o favoritismo para dentro de campo e aos 31 minutos de jogo abriram o marcador através de um livre direto da autoria Genghini. Um pouco mais tarde, Plantini ampliou a vantagem na sequência de uma excelente desmarcação, levando o 2x0 para o intervalo.

    Na segunda parte, a seleção francesa não tirou o pé do acelerador e foram preciso apenas três minutos para Didier Six aumentar a vantagem, reduzida aos 75' por Al-Buloushi. E depois...

    A invasão

    ... Um passe fenomenal de Platini desmarcou Giresse, que fuzilou a baliza defendida por Ahmad Al Tarabilsi para o 4x1. O lance deu que falar e os jogadores do Kuwait rapidamente se fizeram ouvir, queixando-se ao árbitro do encontro, Myroslav Stupar, que o golo fora marcado em posição irregular.

    Quando tudo parecia uma situação de discórdia típica, o insólito aconteceu. Sheik Al-Sabah, inconformado com a decisão do juiz soviético, e já depois de ter ordenado a retirada aos jogadores, desceu até ao relvado, acompanhado por dezenas de militares kuwaitianos, alegando que os seus jogadores ouviram um apito e que, por isso, pararam de pressionar, pelo que o golo deveria ser anulado.

    Após todo o espalhafato e toda a confusão gerada por um golo que foi completamente legal, Myroslav Stupar decidiu anulá-lo, mesmo sabendo da decisão inicial, por temer pela sua vida. Depois de comunicada a decisão, Al-Sabah voltou para a tribuna e a partida recomeçou, com os franceses incrédulos e sem reação perante o sucedido. Golo anulado, golo reposto e a turma gaulesa a acabou mesmo por fazer (e confirmar) o quarto aos 89 minutos, por intermédio de Maxime Bossis.

    No dia seguinte, Myroslav Stupar foi suspenso pela FIFA e Fahad Al-Sabah não se livrou de uma multa pesada por todo o espalhafato causado, acusando mesmo o organismo de estar «dominado pela máfia». Esta é a história de um dos momentos mais surreais da história do futebol...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Segunda, 21 Junho 1982 - 16:15
    Estadio José Zorrilla
    Myroslav Stupar
    4-1
    Bernard Genghini 31'
    Michel Platini 43'
    Didier Six 48'
    Maxime Bossis 89'
    Abdullah Al-Buloushi 75'
    Estádio
    (sem foto)
    Lotação10000
    Medidas105 x 68 metros
    Inauguração1940