placardpt
    México 1986
    Cultura do Futebol

    John 3:16

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Não há uma imagem de um grande evento desportivo da década de oitenta onde não apareça o mítico cartaz com a mensagem «John 3:16». Durante anos, muitos se perguntavam o que quereria dizer tão enigmática mensagem. Seria uma mensagem de um adepto para outro? Seria algum código secreto entre claques? Alguma mensagem oculta para o mundo? A resposta contudo seria bem mais prosaica... 

    João 3:16, trata-se do terceiro capítulo e décimo sexto versículo do Evangelho de São João do Novo Testamento, onde se pode ler: 

    «Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.»

    Esta frase, mensagem fulcral do credo cristão, começou a surgir em cartazes colocados estrategicamente nas bancadas durante os principais eventos desportivos realizados nos Estados Unidos durante a década de oitenta. 

    O autor dos cartazes, Rollen Frederick Stewart, também conhecido por Rock n' Rollen ou Rainbow Man (1), um cristão evangélico convertido para a igreja quando assistia a um programa de um pregador de um canal religioso, dedicou a sua vida a passar a mensagem de Cristo à humanidade.

    Segundo Rollen, não havia local melhor para fazer passar a mensagem do Senhor, do que os grandes eventos desportivos. Das finais da NBA à Stanley Cup(2), passando por Indianapolis e até uma célere presença - terminada em prisão - nos Jogos Olímpicos de Moscovo, Rollen conseguiu tornar viral o seu cartaz «John 3:16», duas décadas antes, do viral se tornar moda na internet.

    Em 1986, acompanhado de alguns ajudantes, Rollen deslocou-se para o México, com objetivo de apresentar a sua mensagem a uma audiência estimada de mais de 2.800 milhões de espetadores.

    Com a ajuda de outros evangélicos devotos, Rollen conseguiu criar a ilusão de que estava em todo o lado a todo o tempo, aparecendo em todos os estádios do México, nalguns casos, a quilómetros de distância do local onde se tinha disputado o jogo anterior, apenas algumas horas antes. 

    Para a história desse verão mexicano ficou a Ola, conhecida em Portugal como «onda mexicana», o génio de Maradona, a «mão de Deus», a «Dinamáquina», o caso Saltillo e a vergonhosa prestação portuguesas, os golos de Lineker, e a mensagem inconfundível de Rollen. 

     

    --------------------------------------------------------------

    (1) Rainbow Man - Homem Arco-Íris
    (2) Stanley Cup - Final da NHL, liga norte-americana de hóquei em gelo

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    DA
    Austin 3:16
    2018-03-06 11h17m por damc
    You sit there and you thump your Bible, and you say your prayers, and it didn’t get you anywhere. Talk about your psalms, talk about John 3:16…
    Austin 3:16 says I just whiped your a$h yeah!
    Tópicos Relacionados
    Competição