placardpt
    Alemanha 2006
    Grandes jogos

    Itália x França: Un´Estate Italiana

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0
    Encontro marcado

    Antes do jogo começar, muitos preconizavam uma final muito tática, com duas equipas expectantes e sem grande emoção, pelo menos nos primeiros minutos. França e Itália, dois vizinhos e velhos rivais, tinham atravessado a competição sem deslumbrar, mas embalando definitivamente para um grande prova quando chegaram à fase eliminatória. 
     
    A Itália bateu a Austrália com dificuldade - e celeuma -, mas depois impôs-se com classe sobre a Ucrânia e a anfitriã Alemanha. Por sua vez, a França puxou dos galões para eliminar, sem espinhasEspanha, Brasil e Portugal

    Dos golos à cabeçada
     
    A verdade é que, com vinte minutos passados, já ambas as equipas tinham marcado. Primeiro a França, depois de um penálti controverso que Zidane apontou magistralmente. Materazzi, que cometera a grande penalidade, empatou com uma cabeçada aos 19 minutos. 
     
    Aos 35 minutos, meio estádio levantou-se a festejar golo, mas a bola, rematada por Luca Toni, esbarrou no ferro. A Itália esteve tão perto...

    O adeus de Zizou 
     
    Na segunda parte, a França andou mais perto do golo, com mais ataques e remates, mas o resultado manteve-se inalterado até ao prolongamento. 
     
    Aos 110 minutos, os autores dos golos envolveram-se numa cena que terminou com a icónica cabeçada de Zidane em Materazzi.

    O argentino Horacio Elizondo não teve contemplações e expulsou Zidane que via um cartão vermelho no jogo que anunciara ser o último da sua carreira. Zizou saiu de cabeça baixa em direção aos balneários, passando ao lado da Taça que ajudara a conquistar oito anos antes.
     
    A consagração italiana

    Até ao fim do jogo não houve golos e a final teve de ser decidida no desempate por grandes penalidades.
     
    A Itália, uma histórica perdedora de penáltis - já perdera assim a final de 1994 e fora eliminada em 1990 e 1998 -, estava decidida a mudar história.
     
    Nenhum italiano falhou, enquanto Trezeguet desperdiçou a sua grande penalidade. Tudo ficou decidido quando Fabio Grosso, que já fora decisivo na meia-final, apontou o penálti que deu a vitória à Squadra Azzurra. 24 anos depois de Madrid, a Itália voltava a conquistar o mundo. Na Alemanha, sempre se vivera o tão esperado verão italiano...

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Domingo, 09 Julho 2006 - 19:00
    Olympiastadion Berlin
    Horacio Elizondo
    1-1
    (5-3 g.p.)
    Marco Materazzi 19'
    Zinedine Zidane 7' (g.p.)
    Estádio
    Olympiastadion Berlin
    Lotação76243
    Medidas105x68
    Inauguração1936