placardpt
      Taça das Taças 1977/78
      Grandes jogos

      Anderlecht x Austria Wien: a final de roxo

      Texto por Álvaro Gonçalves
      l0
      E0

      Tanto os belgas como os austríacos estão longe de ser potências europeias dos nossos dias, mas a verdade é que são duas das mais afamadas escolas de futebol do velho continente. Entre os grandes clubes de ambos os países encontram-se o Anderlecht de Bruxelas, e o Austria de Viena, dois históricos do pontapé na bola europeu, que já se encontraram numa final da Taça das Taças, na década de 1970.

      Recuando à década do disco e do punk, o  Anderlecht e o Austria Wien discutiam entre si a final da Taça dos Vencedores das Taças na temporada de 1977/1978. Os belgas, que na altura disputavam a sua terceira final consecutiva e que pelo caminho tinham deixado o FC Porto de Pedroto, foram superiores e golearam o Austria Wien por 4x0. Numa goleada «sem espinhas» que confirmava a superioridade e o favoritismo 

      No Parque dos Príncipes, a final da Taça das Taças esteve longe de ser emocionante, pois ao intervalo a formação da Bélgica já vencia por 3x0, com golos de Rob Rensenbrink, aos 13 e 41 minutos, e outro de Gilbert van Binst, a poucos instantes do intervalo.

      Na segunda parte, o Austria Wien, além de não ter conseguido reduzir a diferença no marcador, ainda viu o Anderlecht a marcar por mais uma ocasião, com Gilbert van Binst a bisar ao minuto 80, pondo ponto final na história.

      De referir que o Anderlecht era orientado por Raymond Goethals, técnico que mais tarde viria a treinar o Vitória de Guimarães em 1984/1985, e contou no 11 inicial com Franky Vercauteren, que chegou a passar alguns meses no comando técnico do Sporting.

      Por seu lado, o Austria Wien também era treinado por um técnico que posteriormente a esta final veio a exercer a sua profissão em Portugal. Hermann Stessl era o treinador do FC Porto quando Pinto da Costa foi eleito presidente em 1982 e viria a ser substituído no comando técnico dos azuis e brancos por José Maria Pedroto. Após deixar as Antas, o treinador austríaco ainda passou pelo Boavista e Vitória de Guimarães.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      jogos históricos
      U Quarta, 03 Maio 1978 - 19:15
      Parc des Princes
      Heinz Aldinger
      4-0
      Rob Rensenbrink 13' 41'
      Gilbert van Binst 45' 80'
      Estádio
      Parc des Princes
      Lotação48583
      Medidas105x68
      Inauguração1897