história
Grandes Equipas

Manchester United: Os «Bebés de Busby»

Texto por João Pedro Silveira
l0
E1
Os «Bebés de Busby» era uma equipa do Manchester United, que se tornou famosa não só por ser um grupo de jovens talentosos, mas por esse conjunto de jovens ter sido formado no próprio clube, onde foi burilado e aperfeiçoado sob a supervisão do lendário treinador Matt Busby, numa era em que os principais clubes ingleses, formavam as suas equipas recrutando os melhores jogadores dos clubes mais pequenos das redondezas.

Matt Busby, lendário treinador do Manchester United entre 1945 e 1971
A alcunha da equipa surgiu por intermédio de Frank Nicklin, um jornalista do Manchester Evening News, que apelidou aquela geração de jogadores bicampeã inglesa (1955-56/56-57) em virtude da média de idade de 21 e 22 anos que os devils apresentaram nesses dois campeonatos.
 
Pioneiros na Europa
 
O Manchester United foi a primeira equipa inglesa a participar na Taça dos Campeões, desrespeitando a interdição da The Football Associaton (Federação Inglesa de Futebol). Em 1957 chegou às meias-finais, sendo derrotado pelo Real Madrid, que era então o campeão europeu em título.
 
Em 1957-58, em sequência de novo título e da carreira europeia do ano anterior, os red devils surgiam como candidatos a roubar o cetro ao colosso espanhol, depois de eliminarem os irlandeses do Shamrock Rovers e os checos do Dukla, venceram de seguida o Crvena Zvezda (Estrela Vermelha de Belgrado) por 2x1 em Old Trafford.
 
Quinze dias depois, na capital jugoslava, um empate a três bolas garantiu a qualificação novamente para as meias-finais, deixando o Manchester United e os seus bebés tão perto de fazer história.
 
O desastre de Munique
 
Mas horas depois, de regresso a casa, os bebés de Busby entraram na história pela mais triste das razões. Oito jogadores – Roger Byrne, Eddie Colman, Mark Jones, Duncan Edwards, Billy Whelan, Tommy Taylor, David Pegg e Geoff Bent – faleceram em virtude de um acidente aéreo em Munique na Alemanha enquanto Jackie Blanchflower  e Johnny Berry, sofreram lesões que os incapacitaram de voltar a jogar futebol.
 
Relógio em Old Trafford marca a hora da tragédia de Munique
Entre os sobreviventes encontrava-se o jovem Bobby Charlton, que juntamente com o treinador e mentor Matt Busby, conduziriam o Manchester United a reencontrar o caminho da história, conquistando a Taça dos Campeões Europeus, apenas dez anos mais tarde da tragédia, com uma nova equipa, repleta de estrelas, pacientemente reunida e construída nas "oficinas" de Old Trafford, pelo grande artesão de jogadores de classe mundial que era Sir Matt Busby. 
Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ED
Manchester United
2014-05-30 16h24m por edgar67
Lindo. . GGMU
Tópicos Relacionados