placardpt
    Biografia
    Jogadores

    Cafu: O Tri-Finalista

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E2

    Marcos Evangelista de Morais, paulista de nascimento, veio ao mundo a 7 de junho de 1970, como um dos seis filhos de uma pobre família que vivia na favela do Jardim Irene, em São Paulo.

    Começou por jogar no São Paulo FC como atacante, jogando a extremo-direito, até que o treinador Telé Santana o fez recuar no campo para a posição de defesa lateral direito onde se consagraria como um dos melhores de sempre na posição. Um ano depois, em 1990, já era chamado à seleção brasileira.

    A primeira final

    Rapidamente tornou-se um dos craques da equipa que conquistou a Taça Libertadores em 1992 e 1993, e ganhou um lugar nos convocados para o Mundial de 1994.

    O titular era Jorginho, mas Cafu acabou por entrar na final, para substituir Jorginho aos 22 minutos, começando a escrever uma página histórica do futebol, sem o imaginar então… O Brasil venceria a Itália no desempate através de grandes penalidades, festejando o tetracampeonato, 24 anos depois da última conquista...

    Com duas Taças Libertadores, duas Taças Intercontinentais e com a medalha de ouro do Campeonato do Mundo E.U.A. 94, ganhou o prémio de melhor jogador sul-americano do ano.

    Salto para a Europa e segunda final

    Foi contratado então pelo Zaragoza, onde ajudaria a conquistar a Supertaça europeia em 1995. Mas acabou por não conseguir ganhar um lugar na equipa de Aragão e voltou ao Brasil, para jogar no Palmeiras durante uma época.

    Voltou à Europa para jogar na Roma, onde as suas constantes subidas no relvado lhe valeram a alcunha de  Il Pendolino [o comboio expresso]. Seria ao serviço dos giallorossi que conquistaria o Scudetto em 2001 e uma Supertaça Italiana. Três anos antes, voltara a pisar o palco da final de um mundial, desta feita em Paris, contra a anfitriã França.

    No dia em que Ronaldo jogou e não esteve presente no relvado, Cafu foi incapaz de juntamente com os seus colegas, parar a máquina francesa, que comandada por Zidane arrebatou o Campeonato do Mundo com um claro 3x0. Para Cafu restava a lembrança de receber uma segunda medalha de presença numa final de um mundial.

    A terceira final

    Quatro anos depois, convocado por Scolari, brilhou mais uma vez ao serviço da canarinha no palco privilegiado do Campeonato do Mundo.

    Nos campos da Coreia e do Japão, o Brasil conquistou a sua quinta estrela de campeão mundial e Cafu jogou a sua terceira final consecutiva de um mundial, entrando para os livros da história.

    Um ano depois, o Pendolino chegou finalmente a sua estação de destino, assinando pelo AC Milan. No colosso milanês colecionaria troféus, somando conquistas ao seu já muito premiado palmarés: Supertaça europeia em 2003, a Serie A e a Supercoppa Italiana em 2004, a Liga dos Campeões, a Supertaça europeia e o Mundial de Clubes em 2007. 

    Zidane impede a quarta

    Em 2006 Cafu jogou o seu quarto mundial e o Brasil caiu nos quartos-de-final às mãos da França de Zidane, que assim impediu novamente a «canarinha» de conquistar o troféu e Cafu de jogar uma insuperável quarta final consecutiva...

    142 internacionalizações e cinco golos, 26 troféus conquistados tanto pelos clubes que defendeu como pelo escrete, Cafu marcou uma era no futebol brasileiro e europeu, como um dos melhores laterais de sempre.

    D

    Fotografias(35)

    Cafu (BRA)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Marcos Evangelista de Morais
    2016-09-07 21h31m por SilverArrow
    . . . eternamente conhecido por Cafu, ou Cá Foge, era agarrá-lo!!! Simplesmente sublime!! Dava gosto vê-lo a fazer aquela ala direita - sem dúvida o melhor defesa direito que eu já vi jogar à frente de um senhor chamado Javier Zanetti. Tem uma carreira no mínimo curiosa. Depois de ser campeão do mundo em 1994 na "sombra" de Jorginho, assina pelo Zaragoza o que desde logo é uma estranha escolha para um campeão do mundo e habitué da selecção desde 1990. Faz apenas 17 jogos com a camisola do ...ler comentário completo »
    Zerozero
    2012-06-08 00h09m por nedcats
    Em 2006 Cafu jogou o seu quarto mundial e "o Brasil" caiu nos quartos-de-final às mãos da França de Zidane. . .

    Acho que seria isto que queriam dizer
    Cafú
    2012-06-07 19h44m por RFBMarques
    Era fantástico vê-lo a correr por aquela lateral direita!

    Que jogador fantástico, lembro-me dele no Mundial 2002 a fazer jogos extraordinários. . .
    zerozero
    2012-06-07 17h08m por ACferrari
    parece-me haver engano

    "Em 2006 Cafu jogou o seu quarto mundial e a França caiu nos quartos-de-final às mãos da França de Zidane"

    no lugar de "a França" deveria ser "o Brasil"
    QU
    cafú
    2012-06-07 15h12m por Quark_Return
    já não se fazem jogadores destes.

    era o meu favorito do milan, dos melhores laterais direitos de sempre, (danilo é dado como o próximo cafú), sem dúvida que ainda hoje o futebol mundial sente a falta deste senhor. (dani alves e maicon têm de comer muita sopinha para chegar aos calcanhares deste).
    OL
    ajuda
    2012-06-07 12h41m por olygator
    Espanha vai invadir Portugal! Ajuda-nos no combate aos espanhóis num divertido jogo online! link http://www. erepublik. com/en/referrer/olygator
    Erro ZZ
    2012-06-07 03h00m por gil15
    "Em 2006 Cafu jogou o seu quarto mundial e a França caiu nos quartos-de-final às mãos da França de Zidane" , e o Brazil caiu nos quartos :P