placardpt
    Alemanha 1974
    Grandes jogos

    RFA x RDA: Um jogo entre irmãos

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    No dia 22 de junho de 1974, na cidade de Hamburgo, Alemanha, defrontava-se, num jogo do Campeonato do Mundo de futebol, um país divido ao meio pela cortina de ferro - como Winston Churchill brilhantemente denominou a linha que separou, em dois blocos, a Europa desde o fim da II Guerra Mundial.

    De um lado, a Alemanha, organizadora do Mundial, já com um título de Campeã Mundial (1954), finalista vencida em 1966, terceira classificada em 1970 e grande favorita à vitória; do outro lado a Alemanha, estreante em Mundiais, uma potência desportiva que não tinha atingido no futebol a dimensão vitoriosa de outros desportos.
     
    Talvez este Alemanha-Alemanha faça confusão aos leitores mais desprevenidos. Falamos, obviamente, da República Federal da Alemanha (Ocidental) e da República Democrática Alemã (Oriental), as duas Alemanhas que se encontraram no Mundial de 1974, num jogo que marcou a história do país.
     
    Os de leste tinham neste embate a batalha de uma vida, a oportunidade histórica de, perante os olhos do mundo, superiorizarem-se aos seus "irmãos" ocidentais. O Governo de Berlim Leste - capital da R.D.A. - não poupou esforços para preparar os atletas para esta partida. Enquanto a R.F.A, anfitriã e favorita, jogava em casa contra um estreante que tinha tudo a perder.
     
    De Berlim Oriental partiram 1500 adeptos, escolhidos a dedo pelo Governo entre os membros do Partido Comunista. Coube à Stasi, a polícia secreta da R.D.A, a missão de testar, um por um, a fidelidade política dos 1500 adeptos eleitos para viajar até a Hamburgo. Viajaram de comboio imbuídos no espírito da Luta de Classes, sabendo que iam defrontar os capitalistas e eternos adversários da classe operária.
     
    O Muro de Berlim, símbolo da divisão alemã, construído em 1961, teve o seu fim em 1989, abrindo o caminho para a reunificação alemã.
     A Alemanha Ocidental, que contava com jogadores como Beckenbauer, Breitner, Overath, Maier ou Muëller já tinha vencido um Mundial em 1954, tinha sido finalista vencida em 1966 e, no Mundial anterior, havia conseguido um 3º lugar. Além do mais era campeã europeia em título e o Bayern Munique tinha ganho a Taça dos Campeões Europeus um mês antes da competição.
     
    Por sua vez, os de leste, apesar de não contarem com nenhuma grande estrela, tinham conseguido duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de 1964 e 1972 e o Magdeburgo havia conquistado a Taça das Taças pouco antes de começar o Campeonato do Mundo.
     
    As duas selecções já se tinham encontrado por três vezes em jogos de qualificação para os Jogos Olímpicos o que, à luz dos regulamentos da época, implicava a obrigatoriedade de utilizar só jogadores amadores, fazendo com que o jogo de 1974 fosse o primeiro encontro disputado com profissionais entre os dois países.
     
    As duas equipas encontravam-se já qualificadas para a segunda fase da prova quando entraram no relvado do Volksparkstadion, em Hamburgo, mas o ambiente era de final do Campeonato do Mundo e só a vitória estava em mente.
     
    O golo de Juergen Sparwasser, aos 77 minutos, deixou o estádio em silêncio enquanto se ouvia o cântico dos adeptos da R.D.A. Quando o apito final chegou, os alemães de leste festejaram efusivamente, ao passo que os anfitriões caminhavam rapidamente e cabisbaixos para os balneários.
     
    A maior vitória da história do futebol da R.D.A. terá feito mais pelos ideais comunistas na Alemanha de Leste que os próprios textos de Marx e Engels...
     
    Mais tarde, os alemães de leste acabariam na segunda fase eliminados num grupo com Brasil, Holanda e Argentina, enquanto a Alemanha Federal venceu o seu grupo e chegou à final de Munique onde bateu a Holanda de Cruijff e sagrou-se Campeã do Mundo.
     
    A sorte nunca mais juntou os caminhos das duas selecções e a R.D.A. nunca aceitou a desforra. Em 1990, depois da queda do Muro de Berlim e como consequência da reunificação alemã, a selecção da R.D.A. deixou de existir.
     
    A maior vitória da história do futebol da R.D.A. terá feito mais pelos ideais comunistas na Alemanha de Leste, que os próprios textos de Marx e Engels.
     
    Os alemães de leste acabariam na segunda fase eliminados num grupo com Brasil, Holanda e Argentina, enquanto a Alemanha Federal venceu o seu grupo e chegou à final de Munique onde bateu a Holanda de Cruijff e sagrou-se campeã do mundo.
     
    A sorte nunca mais juntou os caminhos das duas selecções e a R.D.A. nunca aceitou a desforra aos ocidentais.
     
    Em 1990, depois da queda do Muro de Berlim, e como consequência da reunificação alemã a selecção da R.D.A. deixou de existir.
    O golo de Juergen Sparwasser aos 77 minutos deixou o estádio em silêncio enquanto se ouvia o cântico dos adeptos da R.D.A.
    Quando o apito final chegou os alemães de leste festejaram euforicamente enquanto os anfitriães caminhavam rapidamente e cabisbaixos para os balneários.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Sábado, 22 Junho 1974 - 19:30
    Volksparkstadion
    Ramon Barreto
    1-0
    Jürgen Sparwasser 77'
    Estádio
    (sem foto)
    Lotação
    Medidas-
    Inauguração
    Estádio
    Volksparkstadion
    Lotação56889
    Medidas105x68
    Inauguração1953