placardpt
    História
    Clubes

    Kaiserslautern

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    ##Kaiserslautern, é uma pequena cidade alemã junto à fronteira com a França, que recebeu o seu nome, por ser o refúgio de caça preferido de Frederico, o Barbarossa, imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

    Frederico, tinha um castelo numa pequena ilha situada no meio do rio Lauter, onde hínas do castelo, ainda podem ser encontradas na frontaria da Rathaus (Câmara Municipal) da urbe que orgulhosamente ainda responde pelo nome de Cidade do Barbarossa.

    Seria na cidade em que o grande imperador em tempos caçou, que cerca de sete séculos depois, nasceria um clube que apesar de localizado numa pequena cidade - em parâmetros alemães- e longe dos grandes centros, tornou-se num dos maiores do futebol alemãe. Hoje conhecemos esse clube por 1. Fußball-Club Kaiserslautern.

    Primeiros anos

    Tudo começou a 2 de junho de 1900, depois da fusão entre o Germania 1896 e o FG ##Kaiserslautern. Nove anos passados, o clube juntou-se ao FC Palatia, que havia nascido em 1901 e ao FC Bavaria, que nascera em 1902, para formar o FV 1900 ##Kaiserslautern.

    O processo so ficaria completo, 20 anos mais tarde, quando em 1929, em vésperas da grande crise que acabaria com a República de Weimar e faria nascer o Terceiro Reich, quando o FV 1900 se uniu ao SV Phönix, para se tornar no FV Phönix-Kaiserslautern, que três anos depois, mudaria o nome para o atual 1. Fußball-Club Kaiserslautern e. V.

    Ao longo da sua história centenária, os roten teufel (diabos vermelhos) conquistaram quatro campeonatos alemães e duas taças, que ajudaram a cimentar a aura vencedora do clube da Renânia-Palatinado.

    Em 1920 era inaugurado o novo estádio, conhecido como o «Betze» por ficar localizado na colina de Betzenberg. Só mais tarde, em 1954, já depois do famoso «Milagre de Berna» é que o estádio mudou de nome para Fritz-Walter-Stadion, para homenagear o herói da primeira grande conquista do futebol alemão.

    Durante os anos 30 o clube foi crescendo até se tornar num dos principais competidores da região. Depois de conquistar a Südwest/Staffel Saarpfalz, acabou por perder a final de acesso ao Campeonato Nacional, ao ser derrotado pelo Kickers Offenbach.
     
    Terceiro Reich e Segunda Guerra Mundial
     
    Na temporada 1941/42, já com o conflito a grassar na frente ocidental, a Gauliga Südwest foi dividida em Gauliga Hessen-Nassau e Gauliga Westmark, para incluir e reorganizar novos territórios incorporados no Terceiro Reich.
     
    Os vermelhos venceram a Gauliga Westmark, ganhando o direito, de pela primeira vez disputar a fase final do campeonato alemão, mas a experiência acabou por terminar abruptamente, após uma pesada derrota por  9x3 com o Schalke 04, a grande potência do futebol alemão da altura.
     
    Abalado pela derrota, o Kaiserslautern acabou por desiludir nos anos que se seguiram, chegando mesmo a ficar na última posição da sua Gauliga Regional em 1944. Pouco tempo depois, com o avanço das tropas aliadas, as diversas competições foram acabando, à medida que diversas partes do Terceiro Reich eram ocupadas por americanos e ingleses de um lado, e soviéticos do outro. 
     
    Kaiserslautern seria conquistada pelos americanos em março de 1945, no começo de uma longa relação que perdura até aos dias de hoje, pois nas proximidades da cidade, está localizada a base de Ramstein, pertença da NATO, onde estão localizados em permanência, 50 mil americanos, que transformam a cidade alemã - conhecida pelos norte-americanos por K Town - , no maior centro populacional de cidadãos estado-unidenses fora do país. O FCK, como todas as entidades e associações alemãs, foi desmantelado pelos aliados, para impedir qualquer forma de encontro público entre antigos nazis.
     
    Pós-Guerra
     
    Após o fim da guerra, e como consequência do Tratado de Potsdam, o sudoeste alemão ficou incluído na zona de ocupação francesa. As autoridades "gaulesas", mais preocupadas com a desnazificação da sociedade alemã, deixaram o associativismo desportivo num limbo, permitindo que as equipas da região aderissem à entretanto renascida liga nacional alemã.
     
    Em 1945, o Kaiserslautern integrou a Oberliga Südwest, onde conseguiu o segundo lugar, logo atrás do 1. FC Saarbrücken. Na época seguinte, venceu o grupo norte da liga, com destaque para os golos da dupla Ottmar e Fritz Walter, o último dos quais, que nos anos seguintes se tornaria no grande herói do clube e ídolo do futebol alemão, mas que já defendia as cores do FCK desde 1937 e que abandonara o clube em 1942, para combater na frente russa.
     
    Os anos de Fritz Walter
     
    Com os irmãos Walter em grande forma, o FCK tornou-se numa máquina vencedora, conquistando a Oberliga Südwest por onze vezes ao longo de doze épocas.
     
    Tão avassalador domínio regional teria de ter repercussão no horizonte nacional, e sem surpresa, em 1948, no primeiro campeonato alemão que se disputava depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o FCK avançou até a grande final, que teve lugar no Müngersdorfer Stadion, em Colónia.
     
    Pela frente, o Nuremberga, que marcou dois golos a abrir. Um autogolo na segunda parte ainda deu esperança aos «diabos vermelhos», mas o título acabaria por voar para o norte da Baviera.
     
    No ano seguinte a eliminação nas meias-finais pelo Borussia Dortmund valeu um terceiro lugar que confirmava a constância do clube na ascensão à ribalta do futebol germânico.
     
    O primeiro título só chegaria em 1951, em Berlim, numa suada vitória por 2x1 sobre o Preußen Münster. Dois anos volvidos e nova vitória, graças a uma goleada por 4x1 sobre o Vfb Stuttgart, que um ano antes se sagrara campeão. Seguiram-se mais duas presenças na final, respetivamente perdidas para o Hannover 96 (5x1) e o Rot-Weiss Essen (4x3).
     
    Bundesliga: conquistas e desilusões
     
    Com o gradual envelhecimento da equipa campeã que culminou no abandono de Fritz Walter em 1959, o FCK foi decaindo nas prestações, merecendo apenas nota de destaque, a classificação para a final da Taça em 1961, perdida para o Werder Bremen por 0x2. Campeã regional novamente em 1963, ganhou o direito a ser um dos dezasseis clubes a participar na primeira edição da Bundesliga, a nova liga de futebol profissional na Alemanha, onde participaria ininterruptamente durante 33 épocas.

    Em 1972 voltou a ser finalista vencido da Taça da Alemanha e teria ainda de perder mais três finais (1976 e 1981) até finalmente vencer a competição em 1990, nas vésperas do maior feito desportivo do clube, quando conquistou pela primeira vez a Bundesliga (1990/91).

    1995/96 seria o ano agridoce dos «diabos vermelhos». Pois se é verdade que conquistaram a Taça da Alemanha pela segunda vez, terminaram a Bundesliga na 16ª posição, que lhe valeu uma inédita despromoção, fazendo com que o Kaiserslautern perdesse o estatuto de ser um dos únicos quatro clubes alemães a nunca terem descido de divisão desde a fundação da Bundesliga.
     
    Curiosamente, o Eintracht Frankfurt, um dos quatro, também desceu nessa época, e o Colónia duas épocas mais tarde, deixando ao Hamburgo a honra solitária de ter participado em todas as edições da Bundesliga
     
    Os Roten Teufel regressaram à elite logo na temporada de 1996/97 conquistando o título de campeões da segunda divisão (2. ##Bundesliga), conseguindo o feito histórico de se sagrarem campeões nacionais - pela mão de Otto Rehhagel logo no ano da promoção, conquistando sucessivamente os dois campeonatos. 
     
    Após alguns anos no topo, o FCK voltou a cair na tabela, ao ponto de, passados dez anos da despromoção, repetir o 16º lugar e voltar a cair no abismo da segunda divisão onde ficou quatro épocas, voltando novamente à Bundesliga para iniciar um novo período na história, com constantes despromoções e rápidos regressos ao topo, que fazem sofrer a sua tão dedicada e apaixonada massa associativa. 
    O 1. FCK venceu uma segunda vez a Copa da Alemanha, em 1996, mas na temporada 1995-1996 ficou em décimo-sexto lugar e acabou rebaixado a 2. Bundesliga, a apenas uma semana da final da copa. Na época, o Kaiserslautern era um dos quatro times que haviam atuado desde o início da formação da Bundesliga sem jamais ter sido rebaixado. Esse grupo incluía o Eintracht Frankfurt, que caiu na mesma temporada, 1. FC Köln, rebaixado em 1998, e o ainda invicto Hamburger SV.
    Os Diabos Vermelhos retornaram à Bundesliga na temporada em 1996-1997, conseguindo um feito único na história do campeonato ao conquistar a 2. Bundesliga e, na temporada seguinte, ganhar o campeonato alemão sob o comando do famoso treinador Otto Rehhagel. O time, na temporada 1998-1999 chegou à UEFA Champions League, caindo no mesmo grupo de PSV Eindhoven, SL Benfica e HJK Helsinki.
    Comentários (0)
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Estádio
    Fritz Walter
    Fritz Walter
    Alemanha
    Kaiserslautern
    Lotação50000
    Medidas105 x 68 metros
    Inauguração1920