placardpt
    Rivalidades
    Rivalidades

    Derby Della Madonnina: Inter x Milan

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    O Derby della Madonnina é o grande clássico da cidade de Milão, opõe Milan e Inter, os dois colossos da capital da Lombardia, e é um dos dérbis mais mediáticos do mundo.

    Desde 1908 que divide não só a cidade, como a Itália, com ninguém a conseguir ficar indiferente à velha rivalidade entre rossoneri e nerazzurri.

    Duas identidades

    A Madonnina, a pequena Nossa Senhora que encima a Catedral de Milão, simbolo da cidade e que empresta o nome ao dérbi milanês.
    Desde o berço que a rivalidade assenta também numa diferença de classes, o Inter é desde os seus primeiros dias associado à burguesia, e os seus adeptos conhecidos como bàuscia (1), enquanto os rossoneri, oor sua vez, eram colados à classe operária, apelidados de casciavìt, palavra que no dialeto milanês significa «chave de fendas», o que reforçava a ligação operária do clube.

    Nos anos vinte, durante o auge do poder fascista, o Inter, que então se passou a chamar de Ambrosiana(2), era conotado com o regime de Mussolini, enquanto o Milan, passava por ser um símbolo dos movimentos operários.

    Curiosamente, com o passar dos anos, e a chegada de Silvio Berlusconi (3) à presidência do Milan, assistiu-se a uma inversão de papéis, com o gigante rossonero a ser associado às ideias conservadoras de direita de Il Cavaliere. Já o Inter, liderado por Massimo Moratti, é hoje em dia associado ao centro-esquerda, tendo muitos apoiantes na bem-pensante burguesia socialista e até em comunistas de Milão, que olham para o Inter como o grande rival do «odioso» Milan de Berlusconi. A história muda, as posições à esquerda ou a direita podem mudar, mas Milan e Inter estarão sempre no lado oposto da barricada, e ambos igualmente equidistantes da Juventus...

    1908: a cisão

    O clube rossonero foi fundado por ingleses a 16 de dezembro de 1899, com o nome de Milan Cricket and Football Club. Na primerica década, pôs fim ao domínio do Genoa e conquistou três Scudettos em oito épocas. Em 1908, aproveitadando uma sugestão da Federação Italiana, que tentava terminar a influência inglesa no futbeol italiano, alguns dirigentes milaneses encetaram uma tentativa de alteração dos estatutos com a objetivo de restringir a presença de jogadores estrangeiros no clube, provocando uma verdadeira revolução, que culminou com uma cisão dentro do clube e o abandono de um número de jogadores, dirigentes e sócios.

    O nerazzurro Sandro Mazzola e o rossonero Gianni Rivera antes de se enfrentarem em mais dérbi de Milão.

    O grupo que defendia a presença tanto de italianos como de estrangeiros na equipa, abandonou o Milan e fundou o FC Internazionale Milano.  Focando a sua internacionalidade no nome, por oposição ao então mais xenófobo AC Milan, que parecia esquecer então a sua origem britânica, deixando sair do clube um dos fundadores como o inglês Herbert Kilpin, que impedido de defender as cores do seu clube, nunca mais se dedicou ao futebol, morrendo poucos anos depois, na pobreza e esquecido pelos dirigentes e adeptos do clube, que ele de forma tão dedicada e apaixonada fundara e ajudara a crescer. 

    Nascia a grande rivalidade, que segundo as fontes, teve o primeiro embate, num amigável disputado a 18 de outubro de 1908, em território neutro, a cidade de Chiasso na Suíça, cidade de onde provinham muitos jogadores e adeptos do novo clube. Os rossoneri venceram por 2x1.

    San Siro: o palco das estrelas

    Los inicios del derbi tuvieron, prácticamente hasta 1929, un neto dominio del Milan. Pero el Inter se tomó cumplida "venganza" en los años 60, en los que casi durante diez campañas dejó "seco" de triunfos a sus vecinos milanistas.
     
    La disputa en Chiasso del primer derbi milanés no ha sido la única que se ha celebrado fuera de las fronteras italianas. El 29 de junio de 1969 ambos conjuntos se enfrentaron en Nueva York, en un partido amistoso jugado en el Yankee Stadium con motivo del "Torneo Ciudad de Nueva York".
     
    Como tampoco se han celebrado todos en el estadio "San Siro", denominado "Giuseppe Meazza" desde el 3 de marzo de 1980 en honor de quien fuera uno de los delanteros históricos del fútbol italiano y que militó tanto en el Milan como en el Inter, fallecido en 1979.
     
    Y es que "San Siro", estadio municipal regalado a la ciudad por el entonces presidente del Milán Piero Pirelli, fue inaugurado en 1926. Y como no podía ser menos, con un derbi. El partido, amistoso, se jugó el 19 de septiembre de 1926 y terminó con claro triunfo del Inter, por 6-3.
     
    Además, hasta 1945, el estadio de "San Siro" (el 3 de marzo de 1980 pasó era la casa únicamente del Milán ya que el Inter jugaba sus encuentros caseros en el histórico "Arena".
    Beppe e Franco Baresi, os dois irmãos enfrentaram-se a 2 de março de 1980.
     
    O dérbi teve no Milan um dominador implacável até aos anos trinta. E só, durante o período em que era conhecido por Ambrosiana, é que o Inter começou a equilibrar as contas do clássico. 
     
    Seria contudo apenas nos anos 50 e 60, que o Inter se vingaria das muitas derrotas sofridas nos primeiros anos, conseguindo deixar o adversário atravessar longos períodos sem conseguir vencer o dérbi entre 1954 e 1960 e 1964 e 1968, para desespero da massa adepta rossonera

    O San Siro, foi o palco da esmagadora maioria desses jogos, apesar de a estreia ter acontecido na Suíça, e de um ou outro amigável disputado longe da Madonnina. A 3 de março de 1980,  San Siro (4) passou a ser oficialmente denominado de Giuseppe Meazza, em honra do histórico e genial jogador italiano, que militara tanto no Inter como no Milan, e que falecera em 1979. 
     
    Ambos os clubes concordaram homenagear assim o seu mais genial jogador, herói dos dois, e um dos mais celebrados símbolos do Derby Della Madonnina.
     

    Mas o que é a Madonnina? 

    @Getty / Michael Steele
    O dérbi entre o Inter e o Milan, será juntamente com a glamourosa indústria da moda e o La Scalla (5), um dos principais ícones da cidade de Milão. Mas a primazia está guardada para uma pequena estátua que há gerações é a menina dos olhos dos milaneses, a Madonnina (6), é uma estátua dourada da Virgem Maria que encima a Duommo de Milano, a catedral milanesa, símbolo da cidade. 

    O pináculo da Madonnina ou a guglia del tiburio (7) é uma das principais características da catedral. Construído em 1762, com uma altura de 108,5 metros, (356 pés), o pináculo foi um projeto do italiano Francesco Croce. No topo foi colocada uma estátua, a Madonnina, da autoria de Giuseppe Perego em 1774, tornando-se num dos símbolos da cidade, e que durante séculos, foi o ponto mais alto da capital lombarda (8).

    @Getty / Clive Mason
    Imponente, omnipresente, a Madonnina já lá estava muito antes do dérbi, mas desde que a bola começou a rolar nos jogos entre Milan e Inter, que começou a ter que temporariamente partilhar a fama com nomes como Meazza, Mazzola ou Luis Suárez; lendas como Facchetti, Altafini e Burgnich; capitães como Altobelli e Zenga; maestros como Matthäus, Sneijder e Roberto Baggio; tridentes estrangeiros como Gren, Nordahl e Liedholm, ou Van Basten, Gullit e Rijkaard; símbolos como Gianni Rivera e Paolo Rossi; muralhas como Beppe Bergomi, Franco Baresi e Paolo Maldini; craques como Roberto Carlos, Ronaldinho e Ronaldo; máquinas como Papin, Boban ou Klinsmannn; sem nunca esquecer a capacidade letal de Weah, Shevchenko e Filippo Inzaghi; a magia de Kaká, ou dos portugueses Figo, Paulo Futre e Rui Costa...

    Foram estes alguns dos nomes que tornaram o Inter x Milan, ou o Milan x Inter, num dos capítulos mais belos, do livro de glórias do futebol mundial.
     

    --------------------------------------------------------------
    (1) - Bàuscia - Fanfarrão
    (2) - Em 1928, por pressões do regime fascista, que não gostava do nome Internazionale - que em italiano se escrevia da mesma maneira que a Internacional Comunista -  obriga o clube a fundir-se com a Unione Sportiva Milanese e assumir o nome de Società Sportiva Ambrosiana - Ambrosiana derivava de São Ambrósio, Sant'Ambrogio em italiano, Santo padroeiro de Milão - que dura até 1932, ano em eu as pressões dos adeptos e dirigentes do clube, levaram o regime a aceitar uma alteração do nome para  Associazione Sportiva Ambrosiana-Inter, denominação que duraria até ao fim da II Guerra Mundial em1945.
    (3) - Silvio Berlusconi é um empresário e político italiano de centro-direita. Fundador e Presidente do Partido O Povo da Liberdade [it: Il Popolo della Libertà]. Foi presidente do Conselho de Ministros da Itália entre 1994 e 1995, de 2001 a 2005, entre 2005 e 2006 e de 2008 a 2011.
    (4) - O Estádio de San Siro foi inaugurado em 1926 com um dérbi, amigável, jogado a 19 de setembro e que terminou com uma vitória do Inter por 6x3.
    (5) - O Teatro La Scalla [it: Teatro alla Scalla] é uma das mais famosas casas de ópera do mundo, e um dos principais orgulhos dos milaneses. O Teatro alla Scala foi construído por determinação da imperatriz Maria Teresa da Áustria, inaugurado a 3 de agosto de 1778. No seu celebrado palco, assistiram-se às estreias de óperas apresentadas entre outros por nomes como Antonio Salieri, Marcos Portugal, Gioachino Rossini, Gaetano Donizetti e Giuseppe Verdi.
    (6) - Madonnina - A pequena Nossa Senhora.
    (7) - Torre lanterna.
    (8) - Por tradição, nenhuma construção em Milão pode ser maior que a Madonnina. Quando o edifício Pirellii estava a ser construído no fim dos anos cinquenta, atingindo uma altura de 127,1 m, uma pequena réplica da Madonnina foi colocada no seu topo, para que a nova Madonnina continuasse a ser o ponto mais alto de Milão. Em 2010, uma nova réplica foi colocada no topo do Palazzo Lombardia, que com 161 m, se tornou no edifício mais alto da cidade. 

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...