O Derby della Madonnina é o grande clássico da cidade de Milão, opõe Milan e Inter, os dois colossos da capital da Lombardia, e é um dos dérbis mais mediáticos do mundo.
Desde 1908 que divide não só a cidade, como a Itália, com ninguém a conseguir ficar indiferente à velha rivalidade entre rossoneri e nerazzurri.
Duas identidades
Nos anos vinte, durante o auge do poder fascista, o Inter, que então se passou a chamar de Ambrosiana(2), era conotado com o regime de Mussolini, enquanto o Milan, passava por ser um símbolo dos movimentos operários.
Curiosamente, com o passar dos anos, e a chegada de Silvio Berlusconi (3) à presidência do Milan, assistiu-se a uma inversão de papéis, com o gigante rossonero a ser associado às ideias conservadoras de direita de Il Cavaliere. Já o Inter, liderado por Massimo Moratti, é hoje em dia associado ao centro-esquerda, tendo muitos apoiantes na bem-pensante burguesia socialista e até em comunistas de Milão, que olham para o Inter como o grande rival do «odioso» Milan de Berlusconi. A história muda, as posições à esquerda ou a direita podem mudar, mas Milan e Inter estarão sempre no lado oposto da barricada, e ambos igualmente equidistantes da Juventus...
1908: a cisão
O clube rossonero foi fundado por ingleses a 16 de dezembro de 1899, com o nome de Milan Cricket and Football Club. Na primerica década, pôs fim ao domínio do Genoa e conquistou três Scudettos em oito épocas. Em 1908, aproveitadando uma sugestão da Federação Italiana, que tentava terminar a influência inglesa no futbeol italiano, alguns dirigentes milaneses encetaram uma tentativa de alteração dos estatutos com a objetivo de restringir a presença de jogadores estrangeiros no clube, provocando uma verdadeira revolução, que culminou com uma cisão dentro do clube e o abandono de um número de jogadores, dirigentes e sócios.
O grupo que defendia a presença tanto de italianos como de estrangeiros na equipa, abandonou o Milan e fundou o FC Internazionale Milano. Focando a sua internacionalidade no nome, por oposição ao então mais xenófobo AC Milan, que parecia esquecer então a sua origem britânica, deixando sair do clube um dos fundadores como o inglês Herbert Kilpin, que impedido de defender as cores do seu clube, nunca mais se dedicou ao futebol, morrendo poucos anos depois, na pobreza e esquecido pelos dirigentes e adeptos do clube, que ele de forma tão dedicada e apaixonada fundara e ajudara a crescer.
Nascia a grande rivalidade, que segundo as fontes, teve o primeiro embate, num amigável disputado a 18 de outubro de 1908, em território neutro, a cidade de Chiasso na Suíça, cidade de onde provinham muitos jogadores e adeptos do novo clube. Os rossoneri venceram por 2x1.
San Siro: o palco das estrelas
Mas o que é a Madonnina?
O pináculo da Madonnina ou a guglia del tiburio (7) é uma das principais características da catedral. Construído em 1762, com uma altura de 108,5 metros, (356 pés), o pináculo foi um projeto do italiano Francesco Croce. No topo foi colocada uma estátua, a Madonnina, da autoria de Giuseppe Perego em 1774, tornando-se num dos símbolos da cidade, e que durante séculos, foi o ponto mais alto da capital lombarda (8).
--------------------------------------------------------------
(1) - Bàuscia - Fanfarrão
(2) - Em 1928, por pressões do regime fascista, que não gostava do nome Internazionale - que em italiano se escrevia da mesma maneira que a Internacional Comunista - obriga o clube a fundir-se com a Unione Sportiva Milanese e assumir o nome de Società Sportiva Ambrosiana - Ambrosiana derivava de São Ambrósio, Sant'Ambrogio em italiano, Santo padroeiro de Milão - que dura até 1932, ano em eu as pressões dos adeptos e dirigentes do clube, levaram o regime a aceitar uma alteração do nome para Associazione Sportiva Ambrosiana-Inter, denominação que duraria até ao fim da II Guerra Mundial em1945.
(3) - Silvio Berlusconi é um empresário e político italiano de centro-direita. Fundador e Presidente do Partido O Povo da Liberdade [it: Il Popolo della Libertà]. Foi presidente do Conselho de Ministros da Itália entre 1994 e 1995, de 2001 a 2005, entre 2005 e 2006 e de 2008 a 2011.
(4) - O Estádio de San Siro foi inaugurado em 1926 com um dérbi, amigável, jogado a 19 de setembro e que terminou com uma vitória do Inter por 6x3.
(5) - O Teatro La Scalla [it: Teatro alla Scalla] é uma das mais famosas casas de ópera do mundo, e um dos principais orgulhos dos milaneses. O Teatro alla Scala foi construído por determinação da imperatriz Maria Teresa da Áustria, inaugurado a 3 de agosto de 1778. No seu celebrado palco, assistiram-se às estreias de óperas apresentadas entre outros por nomes como Antonio Salieri, Marcos Portugal, Gioachino Rossini, Gaetano Donizetti e Giuseppe Verdi.
(6) - Madonnina - A pequena Nossa Senhora.
(7) - Torre lanterna.
(8) - Por tradição, nenhuma construção em Milão pode ser maior que a Madonnina. Quando o edifício Pirellii estava a ser construído no fim dos anos cinquenta, atingindo uma altura de 127,1 m, uma pequena réplica da Madonnina foi colocada no seu topo, para que a nova Madonnina continuasse a ser o ponto mais alto de Milão. Em 2010, uma nova réplica foi colocada no topo do Palazzo Lombardia, que com 161 m, se tornou no edifício mais alto da cidade.