placardpt
Biografia
Jogadores

Pinga: O Antecessor de CR7

Texto por João Pedro Silveira
l0
E2

O madeirense Pinga, interior esquerdo do FC Porto de 1930/31 a julho de 1946, tinha reunidas em si todas as características dos maiores jogadores de futebol: atacava e defendia com igual eficácia, era senhor de um fantástico domínio de bola, exímio na finta e era portador de um remate fortíssimo.

Quando, em julho de 1946, teve a sua festa de despedida, o Estádio do Lima foi um mar de lágrimas com um delirante estrugido de palmas num jogo do FC Porto com uma seleção dos melhores de Portugal: Azevedo, Cardoso e Feliciano; Amaro, Francisco Ferreira, Serafim; Espírito Santo, Alberto Gomes, Peyroteo, José Pedro e João Cruz. Sporting, Benfica, Belenenses e Académica disponibilizaram os melhores jogadores para a justa homenagem a Pinga
 
Internacional aos 21 anos, num jogo contra o selecionado de Espanha, logo aí a imprensa espanhola fez eco da promessa portuguesa, desfazendo-se em elogios pela sua brilhante atuação.
 
Em 31/32, o Porto foi campeão de Portugal. Nas meias-finais, num vibrante FC Porto 3x0 Benfica, o cronista da então revista de referência «Stadium» escreveu: «Agrada registar, como exemplo e motivo de louvor, a forma de Pinga actuar. É o homem que nunca pára. Que está na defesa e sempre no ataque. Que dribla, intercepta e passa... Nunca cometendo violências. Pinga representa o jogador completo: à mestria da técnica, alia a maneira mais elegante de jogar.»
 
As crónicas da época fazem referência ao árbitro espanhol, Ramon Melcon, que após dirigir a finalíssima Porto 2x1 Belenenses, confessou estar maravilhado com a atuação de Pinga.
 
Apontou nove golos nas suas 23 internacionalizações. Foi o melhor marcador da Primeira Divisão em 1935/36, com 26 golos.
 
Após abandonar a carreira devido a uma lesão no menisco, tornou-se treinador do Tirsense da 3ª Divisão e espantou Portugal ao eliminar o Sporting dos cinco violinos com um 2x1 na 1ª eliminatória da Taça de Portugal. Continuou a carreira sem grande sucesso na Sanjoanense e no Gouveia, para depois regressar ao seu Porto como adjunto e treinador das equipas jovens. 
 
Faleceu em 1963, deixando um legado tanto no seu FC Porto como na Madeira, os seus dois amores. Pedroto nunca escondeu a admiração pelo avançado portista, e a Pérola do Atlântico nunca esqueceu o seu filho, dando-lhe o nome a uma rua do Funchal.
 
Pode dizer-se que Artur Soares Pinga foi o maior futebolista madeirense de todos os tempos, até que surgiu um menino chamado Cristiano Ronaldo...
D

Fotografias(2)

Pinga
Pinga (POR)
Comentários (10)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
VD
Weezard
2016-12-18 20h02m por VddDesportiva99
E eu acho imensa piada em como numa pessoa só existe tanta imbecialidade porque eu quero exactamente que não comparem quando o que estão a fazer é exactamente isso. . . Não preciso de pesquisar no google porque ao contrário de certas criaturas lerdas por aqui, toda a gente sabe o nome deste grande jogador, só menos você mas uns morrem outros ficam assim, não posso fazer. . . Pelos vistos, sei muito + de futebol pré-histórico (como uma certa criatura por aqui diz) do que você mas isso é porqu...ler comentário completo »
Weezard
2016-12-18 19h31m por VddDesportiva70
Sinceramente. . .
Weezard
2016-12-18 19h29m por VddDesportiva70
E também gostava de saber o quanto você que tem a mania de entendido disto pode comparar jogadores de épocas diferentes mas cada um é idiota à sua maneira. Eu não preciso de pesquisar no google (ao contrário de outras criaturas desentendidas por aqui) porque além do nome do jogador questão estar na página inicial, todo e qualquer amante de futebol sabe o nome completo deste grande jogador, menos você que deve ter um QI abaixo da média. Já viu que se está a contradizer? Isso é normal em pesso...ler comentário completo »
RN
Weezard
2015-10-22 15h00m por RnvDesportiva69
Então você só fala dos jogadores que vê certo? Nota-se que percebe bastante de futebol, tanto como eu percebo de astrologia. Então se lhe disserem que o Maradonna foi um jogador mediano ou quase amador, você acreditaria era? Enfim. Eu não preciso pesquisar no google pelo nome completo de qualquer jogador, basta vir aqui ao site (google e para gente como você que não sabe nada de nada). Posso não saber tudo sobre os tempos antigos do futebol mas, pelos vistos, sei muito mais do que você a...ler comentário completo »
Weezard
2015-10-22 14h40m por VddDesportiva70
Então você só fala dos jogadores que vê certo? Nota-se que percebe bastante de futebol, tanto como eu percebo de astrologia. Então se lhe disserem que o Maradonna foi um jogador mediano ou quase amador, você acreditaria era? Enfim. Eu não preciso pesquisar no google pelo nome completo de qualquer jogador, basta vir aqui ao site (google e para gente como você que não sabe nada de nada). Posso não saber tudo sobre os tempos antigos do futebol mas, pelos vistos, sei muito mais do que você a...ler comentário completo »
Patriotas
2015-10-22 01h11m por VddDesportiva70
E qual o problema de se falar de um jogador que jogou nos primórdios do futebol? Ai você só fala dos jogadores que vê? Deve ser muito percebido na matéria então, nota-se logo. Deixo o seu menino bonito (e talvez sua paixão escondida) quando pararem de fazer comparações entre ele e futebolistas de classe mundial que, tal como disse, jogaram em épocas diferentes e estilos de jogo diferentes mas isso deve ser coisa que você nunca conseguira entender. Não preciso de usar o google para saber o n...ler comentário completo »
WE
VddDesportiva
2015-05-19 01h41m por Weezard
Acho piada que fale com tantas certezas de um jogador que, muto provavelmente, jogou décadas antes de ter nascido. Deixe lá o Cristiano em paz, não é por dizer o nome completo do Pinga (que pesquisou no google) que faz de si um entendido na pré-história do futebol e que muito menos lhe dá o conhecimento para o avaliar como maior ou menor que o Cristiano Ronaldo
comparações
2014-10-21 20h31m por JoseTiagoVale
Este VddDesportiva está com uma bebedeira de todo o tamanho. . . O Pinga foi um grande jogador sim senhor mas o resto que disseste é simplesmente disparatado e ridículo. Cura te. . .
Comparações?
2014-09-12 16h40m por VddDesportiva70
Qual o vosso objectivo em comparar esta lenda do futebol português e mundial com esse menino chamado cristiano? Tudo neles é diferente: épocas diferentes, estilos de jogo diferentes, entre muitas outras coisas. Sim, o cristiano pode ser um gtande jogador mas Artur Soares de Sousa Pinga era um mestre, um mágico, um jogador como poucos existem, ou existiram à face da terra e esse menino ronaldo não é de certeza um deles. A mestria com que Pinga jogava e encantava os adversários não tinha i...ler comentário completo »
AN
prognostico
2014-06-30 23h13m por andreportuense26
MELHOR-JOGADOR-PORTUGUES-DE-SE MPRE
Tópicos Relacionados