placardpt
Biografia

Hernâni: O Furacão de Águeda

Texto por António Ferreira Dias
l0
E0

Foi um dos mais famosos jogadores de futebol da história do Futebol Clube do Porto. Em 277 jogos para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, marcou 136 golos, alguns deles a revelar a arte e a superior capacidade com que driblava em velocidade, sempre em direção à baliza.

Interior direito, no começo, armador de jogo na segunda parte da sua carreira, exímio nos passes certos, Hernâni jogava com a «inteligência toda».
 
Num Académica-Porto, em 1956/57, marcou um dos mais belos golos do seu historial. Apoderara-se da bola ainda no meio campo portista, ultrapassou os médios da Académica, sempre em alta velocidade, saem-lhe os defesas a caminho, também eles a falhar nos argumentos...
 
Ramin vê o perigo, sai da baliza, mas quando dá o segundo passo, Hernâni, descaído sobre a esquerda, remata forte, com a parte de fora do pé direito, ainda fora da área, e coloca-lhe a bola no fundo da baliza.
 
Na bancada central estava o saudoso médico da Mealhada, Dr. Dias dos Santos, um fervoroso adepto academista. Ao ver a facilidade e a velocidade com que Hernâni se aproximava da baliza da sua Académica, levanta-se aos gritos: «Querem ver que o cavalo mete golo, querem ver que o cavalo mete golo!»
 
E é que meteu mesmo.
 
O próprio Hernâni considerou-o um dos golos mais bonitos do seu historial de jogador.
 
Essa facilidade com que driblava, em zig-zagues curtos e em velocidade, foi um dia realçada por Alves dos Santos no seu programa televisivo «Domingo Desportivo.»
 
Disse Alves dos Santos aos «Senhores telespectadores» que reparassem na magistral jogada de Hernâni a construir e depois a oferecer o golo, quase feito, ao seu colega António Teixeira.
 
Foi no Barreiro. Hernâni em jogada semelhante à do Académica x Porto, também ele partiu uns metros à frente da sua área, foi driblando um a um, todos quantos encontrou, quase sempre em linha reta, e já dentro da área adversária toca a bola para Teixeira que seguia à sua direita para fazer o golo.
 
Poucos meses antes de morrer, Hernâni ouviu de um amigo e fidelíssimo dragão palavras de grande elogio. Hernâni ouviu a recordação de alguns dos seus melhores golos. 
 
Orgulhoso (para quê a falsa modéstia?) Hernâni rematou: 
-Sabe, até Eusébio tinha grande admiração por mim, tratava-me por «Sr. Hernâni».
 
(O «Rei» Eusébio estava no princípio do seu reinado, quando o jogador portista preparava a sua despedida do Futebol).
 
Hernâni vivia desafogadamente quando a morte o levou, a 5 de Abril de 2001.
Inteligente na arte do futebol, inteligente na sua conduta como homem, como industrial, como comerciante.
 
Teve sempre os seus magníficos pés no presente, e os olhos bem abertos no futuro.
D

Fotografias(2)

Hernâni
Hernâni (POR)
Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CU
Sou Dragão
2015-02-03 15h57m por Cunhafp
Nascido a 81 não poderei falar do que não vi, mas posso acreditar no que leio. Das coisas que acho que o futebol actual perdeu para os seus antecessores (mesmo recentes) é o respeito. Não era dificil ver um dos melhores do mundo saudar e tratar respeitosamente outro colega de profissão do mesmo calibre por maior que fosse a rivalidade entre os clubes que representavam. Veja-se a situação ridicula entre CR7 e Messi. Verdade seja dita, 90% da causa desta rivalidade é criada pela imprensa que...ler comentário completo »
Tópicos Relacionados
Jogador
Equipa