placardpt
    Selecção nacional juniores
    Competições

    Os 50 anos da primeira conquista do futebol português

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Comemoram-se hoje os 50 anos da primeira vitória de uma selecção Nacional numa prova oficial. 

    Precisamente neste dia, há meio século, quatro golos de Serafim (FC Porto) levaram Portugal ao seu primeiro grande triunfo internacional.
     
    Numa equipa onde pontificava António Simões (Benfica), foi o portista Serafim que com os seus 9 golos, foi a figura maior da competição.
     
    Portugal recebia a competição, depois de no Europeu anterior ter conquistado um brilhante 3º lugar na Áustria.
     
    Comandados por David Sequerra (Seleccionador) e José Maria Pedroto (treinador), os jovens lusitanos começaram a competição com um empate a zero com a Itália no Estádio das Antas. Seguiram-se duas vitórias no Estádio José Alvalade, em Lisboa: Inglaterra (4-0) e a Espanha (4-1) em jogo a contar para as meias-finais. 
     
    Na grande final, realizada no Estádio da Luz em Lisboa, quatro golos sem resposta sobre a selecção da Polónia, que também chegava à sua primeira final, foram motivo para grande festa e regozijo dos portugueses.
     
    Portugal voltaria a conquistar o troféu em 1994 na Espanha e em 1999 na Suécia; e seria finalista vencido em seis ocasiões: 1971, 1988, 1990, 1992, 1997 e 2003.
     
    A selecção inglesa com 9 títulos é a mais vitoriosa, logo seguida pela Espanha e a França que já conquistaram sete troféus cada.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...