placardpt
História
Clubes

Ludogorets Razgrad

Texto por Francisco Paulo Carvalho
l0
E0

Em tempos chamado de Antibiotic, o Professional Football Club Ludogorets 1945, conhecido no mundo do futebol como Ludogorets Razgrad, ou simplesmente Ludogorets, é uma equipa búlgara sediada em Razgrad que tardou em surgir entre a elite do futebol da Bulgária, mas que tem dominado a nível interno naquele país desde 2010.

Fundado em 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial, o Ludogorets, nome dado devido à sua localização, a região de Ludogorie - que significa “região de florestas selvagens” -, no nordeste da Bulgária, começou por jogar no terceiro escalão do futebol búlgaro e demorou até daí sair.

Sem grande destaque na pequena cidade de Razgrad – em 2003 tinha apenas cerca de 39 mil habitantes -, lutou durante vários anos até conseguir a tão desejada subida de divisão, que apenas chegou na década de 60, em 1961/62.

Contudo, o pequeno Ludogorets nunca conseguiu subir à Primeira Liga da Bulgária e passou por tempos conturbados, até que, em 1997, se fundiu com o FC Antibiotic-Ludogorets, o outro clube da cidade para colmatar os problemas financeiros que ambos tinham. A vida deste novo clube que juntou as duas melhores equipas de Razgrad não durou muito, no entanto, uma vez que em 2005 este acabou por ser extinto.

Renascer com a mesma base

Apesar do Ludogorets “original” ter tido uma vida bastante curta e sem grande sucesso, o seu renascimento surgiu rapidamente e ano seguinte à sua extinção, em 2006, com o refundado FC Razgrad 2000. Curiosamente, as “águias” – animal que representa o clube e está presente no seu símbolo -, como são conhecidos, foram refundadas precisamente num ano histórico para o futebol búlgaro, quando o Levski Sofia se tornou a primeira equipa daquele país a participar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Começando nas divisões amadoras búlgaras, o quarto escalão, o FC Razgrad 2000 teve uma ascensão muito rápida e foi queimando etapas nos seus primeiros anos de existência.

Em 2009/10, Aleksandar Aleksandrov, na altura diretor do clube, ganhou a “guerra” pela história do clube e conseguiu que o FC Razgrad 2000 herdasse a história e os registos ao antigo Antibiotic-Ludogorets e devolvendo ao clube o seu nome original de PFC Ludogorets 1945 Razgrad.

Nessa mesma época, Ivaylo Petev – que em 2009 teve uma curta passagem enquanto jogador-treinador do modesto Lyubimets – foi nomeado como treinador da equipa principal do Ludogorets e conseguiu prontamente subir à Segunda Liga búlgara e mostrando que se tratava de um “casamento” de sucesso.

Milhões farmacêuticos trouxeram glória

Contudo, o ponto de viragem completo do Ludogorets chegou na época seguinte, quando os empresários farmacêuticos búlgaros e irmãos Georgi e Kiril Petrov Domuschiev – onde se destacou o papel do segundo – investiram na formação de Razgrad e compraram o clube em setembro de 2010, começando também a chegar jogadores de maior relevo (por valores também mais elevados) à equipa comandada por Petev

Ludogorets tem dominado na Bulgária desde 2011 @Getty /
O investimento mostrou-se acertado, até porque em 2010/11, a primeira época de ligação dos irmãos Domuschiev ao clube, o Ludogorets voltou a conseguir a subida de divisão e desta vez para a Primeira Liga búlgara.

Na sua época de estreia entre a elite do futebol da Bulgária, o Ludogorets consegui acabar por completo com o domínio das formações de Sofia (Levski e CSKA), capital do país, que vinham sendo campeãs desde 2004/05, com exceção para as épocas de 2009/10 e 2010/11, quando o Litex Lovech venceu dois campeonatos.

Nessa histórica época de 2011/12, a primeira do Ludogorets entre a elite do futebol búlgaro, as águias fizeram história e conquistaram o primeiro triplete do futebol daquele país, vencendo o Campeonato, Taça e Supertaça.

O primeiro título surgiu em maio de 2012, quando bateu o Loko Plovdiv por 1x2 na final da Taça da Bulgária e apenas alguns dias depois chegou a conquista do primeiro título de campeão búlgaro, num intenso campeonato onde o Ludogorets terminou com apenas mais um ponto que o histórico CSKA Sofia. Em agosto, foi a vez da conquista da Supertaça, ao vencer o Loko Plovdiv por 3x1.

Este foi o início da era de ouro do Ludogorets, que desde 2011/12 foi crescendo cada vez mais o seu legado e sagrou-se campeão búlgaro em todas as temporadas desde aí até 2020/21, um total de dez campeonatos consecutivos conquistados, ao qual adicionou ainda mais uma Taça da Bulgária (2013/14) e três Supertaças búlgaras (2018, 2019 e 2021).

Estreia europeia

Se a nível interno o Ludogorets tem estado em grande destaque, isso levou a que também começasse a surgir nas discussões pelas provas europeias. Em 2012/13, graças a ser campeão búlgaro, o Ludogorets estreou-se na Liga dos Campeões, ao ser eliminado pelo Dínamo Zagreb por 3x4 na 2ª pré-eliminatória.

No ano seguinte, novamente campeão, o Ludogorets voltou a participar nas pré-eliminatórias da Champions League, mas voltou a falhar o acesso à fase de grupos. Após eliminar o Slovan Bratislava (Eslováquia) e o Partizan (Sérvia), caiu aos pés do Basileia (Suíça), no play-off (2x6). Contudo, isso permitiu-lhe ir para a Liga Europa, onde terminaram invictos no grupo B, com 16 pontos (em 18 possíveis) e deixando pelo caminho o PSV e o Dínamo Zagreb. O Ludogorets não se ficou por aqui na sua estreia em fases finais das provas europeias e nos 16avos de final conseguiu eliminar a Lazio (3x4), caindo apenas na fase seguinte aos pés do Valencia (0x4), que chegaria às meias finais.

lNa Europa as dificuldades têm sido maiores @Getty /
Depois de ter falhado a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões dois anos seguinte, a época 2014/15 trouxe a tão esperada estreia na fase final da Prova Milionária. Após ultrapassar o F91 Dudelange (Luxemburgo), o Partizan (Sérvia) e o Steua Bucaresti (Roménia), no play-off, conseguiu qualificar-se para a fase de grupos. Ficaram em último num grupo com o Real Madrid, Basileia e Liverpool, onde ainda fizeram quatro pontos, mas para a história ficou a estreia nesta fase da prova.

Desde aí, o Ludogorets tem batalhado época após época para conseguir chegar aos Milhões da maior prova europeia de clubes, mas apenas voltou a repetir presença na fase de grupos em 2016/17. Tem sido, contudo, presença habitual na Liga Europa, nunca conseguindo, no entanto, igualar os oitavos de final conseguidos em 2013/14.

Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados