placardpt
    História
    Clubes

    AFC Kairat Futsal

    Texto por Mário Rui Mateus
    l0
    E0

    Kainur, assim se chama a equipa fundada em 1995, por um grupo de fãs de futsal, habitantes da cidade cazaque de Almaty. Conhecido atualmente como Kairat Almaty, o clube é o grande dominador do futsal do Cazaquistão e já é uma referência e potência europeia.

    Kainur, o motor do futsal cazaque

    Segundo o Presidente do clube, Kairat Orazbekov, a desintegração da União Soviética levou a um «período de vácuo» no desporto do Cazaquistão. Perante esta situação, o seu grupo de amigos combinava vários encontros para jogarem futebol de salão (5x5) e assim nasceu o Kainur.

    @Kairat
    Estes encontros foram ganhando cada vez mais ‘imitadores’ e daqui até à criação de mais equipas foi um instante. Em pouco tempo, o futsal alastrou-se por toda a cidade de Almaty. Os vários torneios e campeonatos experimentais iam ganhando cada vez mais adeptos, mas era necessário algo mais.

    Então, o Kainur teve de ir à Rússia ver como trabalhavam os moscovitas Dínamo e Spartak, mas não era suficiente. A verdadeira revelação aconteceu numa viagem dos responsáveis cazaques a Espanha, onde se respirava futsal. As informações e conhecimentos adquiridos tiveram um impacto imediato e depressa o clube começou a crescer.

    A estrutura profissional do Kairat Almaty começou a ser montada. Construi-se um complexo desportivo, com a ajuda da mãe do Presidente (cedeu um terreno perto do Parque Gorky), e também uma escola de futsal, para incrementar e convidar crianças a praticar a modalidade.

    Com um elenco composto por jogadores locais, o Kainur arranca para as primeiras competições no país. Apesar de ter sido batido várias vezes pelo poderoso Lokomotiv Karaganda, o emblema de Almaty consegue envolver-se na luta pelos títulos.

    Primeiros títulos do novo Kairat

    Após várias tentativas, num duelo de Almaty, o Kainur bateu o Alibi e conquistou o seu primeiro troféu na viragem do milénio: Taça do Cazaquistão, em 1999/00, sob o comando de Anatoly Ionkin - antigo futebolista soviético e primeiro treinador do clube. Paralelamente, o Kainur passou a designar-se Kairat (nome do Presidente), decisão consensual entre todos.

    @Kairat
    Além disto, em 2000, o Presidente Kairat Orazbekov participou numa importante reunião em Conversano (Itália). Aqui reuniram-se várias figuras do futsal para dar início ao ‘renascimento’ da modalidade. Um ano depois (2001), novo marco histórico, com a entrada do Cazaquistão na UEFA, algo que abriu novos horizontes aos clubes cazaques.

    Com duas Taças do Cazaquistão arrecadadas, o Kairat chegou ao primeiro título na Liga em 2003/04. Tal feito só foi possível com nova evolução: a chegada de estrangeiros. O técnico russo Sergey Belokurov trouxe consigo alguns compatriotas, nomeadamente o goleador Yuri Butrin e o guardião Vitaly Khalyavin, assim como os brasileiros Choco e Gustavo Paradeda (naturalizado russo).

    Caminho para a glória europeia

    Depois da cimentação a nível nacional, com uma equipa mais competitiva e com mais qualidade, chegou o desafio europeu. Após a primeira experiência em 2004/05 (eliminado na Fase de Grupos), o Kairat caiu nas meias-finais, perante o Dínamo Mosvoco.

    @Kairat Almaty
    O clube não parava de crescer e, como tal, foi necessário melhorar as suas infraestruturas e profissionalismo (médicos, nutricionistas, fisioterapeutas…). Como consequência, chegaram também mais treinadores (José Alesio, João Barbosa) jogadores brasileiros, como Rafael Lira, Jadder Dantas (internacionais azeri), Léo Jaraguá (internacional cazaque), Cacau, Dentinho e Marcinho, que voltaram a aumentar a qualidade da equipa. Consequentemente, o Kairat obteve um quarto (2007/08) e dois terceiros lugares (2008/09 e 2010/11).

    A nível interno, o emblema de Almaty arrecadou 15 campeonatos (todos de forma consecutiva), 14 Taças do Cazaquistão e uma supertaça cazaque. Supremacia total.

    Em termos europeus, após várias tentativas, a glória surgiu… duas vezes. O Kairat conquistou a UEFA Fustal Cup por duas vezes: em 2012/13 (bateu o Dínamo Moscovo) e 2014/15 (venceu o FC Barcelona). Em 2014 também venceu o Mundial de Clubes. Em 2016/17, os cazaques conseguiram, novamente, um honroso terceiro lugar.

    Entretanto, um rol de estrelas (principalmente de origem brasileira), continuou a desfilar por Almaty: Diego Roncaglio, Divanei, Hossein Tayyebi, Lukaian ou Leo Higuita.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados