placardpt
Biografia
Jogadores

Maniche: O Homem dos Mísseis

Texto por Gaspar Castro
l0
E0

Não há fã de futebol que não se lembre de uns quantos golos de Maniche (no mínimo, aquele contra a Holanda no Euro2004, da esquina da grande área). Não era avançado, era um médio box to box bem capaz de transportar jogo para o ataque, mas explorou ao máximo a apetência para os grandes golos de longa distância e deixou momentos inesquecíveis pelo YouTube fora. Um jogador talhado para grandes momentos, aliás.

Nuno Ribeiro, Maniche no mundo futebolístico, é dos poucos jogadores que passaram pelos três grandes do futebol português. Nasceu no Benfica, foi campeão europeu no FC Porto e despediu-se no Sporting, clube de que sempre foi sócio. Pelo meio passou ainda por grandes clubes lá fora como Chelsea, Atlético Madrid ou Inter. Na seleção acumulou mais de meia centena de internacionalizações.

Crescimento nas águias até aos atritos

O futebol apareceu-lhe pelas ruas de Lisboa, mais precisamente no bairro da Boavista, freguesia de Benfica. A infância foi dura e o pequeno Nuno refugiava-se nos toques na bola, tendo chegado ao Benfica aos nove anos. Era (e é) sportinguista, por influência do pai, mas «queria era jogar e o bilhete do autocarro só dava até à Luz». Teve Arnaldo Teixeira como primeiro treinador nas camadas jovens benfiquistas e foi ele quem o rebatizou: Maniche, pelas semelhanças físicas com o dinamarquês Michael Manniche, que andava pela equipa principal.

Foi no Benfica que se formou e iniciou a carreira @Getty /
Como miúdo, passou por quase todas as posições do campo - não jogou a central porque a estatura não permitiu - mas foi no meio-campo que acabou por se estabelecer e passar a maior parte da carreira. Fez todo o percurso nas camadas jovens encarnadas até que, em 1995/96, Artur Jorge decidiu chamá-lo dos juniores para a equipa principal e convocá-lo para um encontro da Taça UEFA com o Lierse. Antes do jogo houve mudança de treinador e acabou por ser Mário Wilson a estreá-lo... estava dado o primeiro passo numa ilustre carreira profissional.

Ainda jovem, não teve logo direito a lugar no plantel. Foi crescer, ganhar calo, para a vizinhança: no Alverca (onde já andava também um jovem Deco) passou três temporadas, sempre sob a atenção do clube encarnado, que acabou por chamá-lo de volta quando Jupp Heynckes era o homem do leme. E logo na primeira época em que foi opção consistente no Benfica... 12 golos em 35 jogos, a jogar no flanco esquerdo. Nem nos seus maiores sonhos Maniche imaginava um número de golos assim, mas estava claro que este era um médio diferente, principalmente num Benfica muito abaixo dos seus melhores anos.

Afirmou-se na equipa com Jupp Heynckes no comando @Getty / Getty Images
Maniche ganhou estatuto no balneário encarnado e chegou até a envergar a braçadeira, pelos anos de casa que tinha. Em 2000/01 conheceu José Mourinho, um treinador que viria a marcar a sua carreira pela forma como sempre o espicaçou. Já a carreira no clube não durou muito mais, muito devido a uma polémica em que o médio se viu envolvido. Mourinho durou pouco no banco encarnado e, já com Toni como treinador, o Benfica andava a acumular resultados negativos (acabou a época em 6º). O presidente Manuel Vilarinho disse que «a equipa de hóquei em patins é melhor do que a de futebol», Maniche contestou a comparação de forma pública... e foi ostracizado no Benfica. Um ostracismo de uma época inteira (2001/02) em que jogou na equipa B e nada mais, vendo apenas o tempo passar até terminar a ligação ao clube.

Glória europeia na Invicta

O pouco tempo que Mourinho tinha passado no comando do Benfica tinha chegado para que o treinador conhecesse bem Maniche, e quando foi para o FC Porto quis levá-lo também. Mourinho continuou a espicaçá-lo, relatou o próprio Maniche que o técnico lhe dizia que não seria titular e lhe dava o colete dos suplentes nos treinos... até que lhe deu a titularidade. Tudo funcionou, Maniche correspondeu logo, deixando para trás uma época de deserto competitivo.

Maniche venceu a Taça UEFA em 2002/03 @Getty / Michael Steele
Íamos em 2002/03, a primeira de duas épocas de sonho para o FC Porto, a primeira das três épocas em que Maniche foi dragão. Nessa primeira fez nove golos, um deles no 4x1 à Lazio que foi um dos grandes jogos europeus da história azul e branca. Campeonato nacional, Taça de Portugal, Taça UEFA: um triplete de sonho de que Maniche fez parte integrante...

...Como na época seguinte, a época de mais um campeonato e da conquista da Liga dos Campeões. Terá essa sido a melhor época a nível individual para o médio, autor de dez golos. Na fase de grupos marcou um contra o Marselha, nos quartos-de-final marcou dois em Lyon, assegurando o salto para as meias. Ocupava um dos vértices do losango de meio-campo, dava músculo, passe e capacidade de remate de fora da área a esse FC Porto que tocou o céu.

O médio conquistou ainda a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental, entre outros troféus @Getty / Matthew Ashton - EMPICS
O verão que se seguiu trouxe a Maniche a primeira fase final de torneios de seleções. Tinha chegado relativamente tarde à seleção principal de Portugal, apesar da experiência nas camadas jovens, mas depois de uma época assim era impossível ignorá-lo para o Euro2004. Partilhou o meio-campo com Costinha e Deco também na seleção e foi um dos jogadores em maior destaque na prova, com um golo contra a Rússia e um outro contra a Holanda (o tal, um golo inesquecível). Só faltou o troféu, como faltou a todos os colegas.

Muitas das estrelas do plantel do FC Porto tinham saído no fim da época, Maniche ficou, porque o clube não queria que a equipa fosse destruída de um dia para o outro. Ficou mais uma temporada, que lhe permitiu juntar ao palmarés uma Taça Intercontinental graças a um jogo em que foi o melhor em campo. A saída, porém, iria chegar mais cedo ou mais tarde. Se calhar poucos esperavam era que o destino fosse... Moscovo.

A saltitar até ao clube de sangue

A escolha do Dínamo Moscovo prendeu-se mais com a vertente financeira do que com outra coisa... por 16 milhões de euros pagos ao FC Porto, Maniche foi para a equipa que lhe pagava mais, e onde encontrou os colegas Seitaridis, Costinha e Derlei. Não durou muito tempo por lá até que o Dínamo aceitou emprestá-lo ao Chelsea para que reencontrasse Mourinho, na segunda metade de 2005/06, e aproveitasse para juntar ao currículo uma Premier League.

Em 2005 foi para o Dínamo Moscovo @Getty /
Após isso, a segunda ida a um grande torneio, o Mundial2006, em que voltou a ser precioso para as quinas: golos decisivos contra México e Holanda, a manterem a equipa na rota até ao eventual quarto lugar do torneio em solo alemão.

Seguiu-se uma transferência para o Atlético Madrid, em agosto de 2006, que lhe permitiu reencontrar (mais uma vez) Costinha e apontar quatro golos na primeira temporada de La Liga... até que um alegado desentendimento com o treinador Javier Aguirre o deixou de fora das opções até um eventual empréstimo ao Inter de Milão, onde jogou onze vezes e marcou um golo.

O fim de carreira foi no «seu» Sporting @Getty / FRANCISCO LEONG
Já a caminho do fim de carreira, Maniche regressou a Madrid e passou mais um ano no Atlético, foi destaque no arranque da época mas perdeu fulgor depois - diz-se que houve novo desentendimento com o topo da pirâmide hierárquica - e acabou por rescindir pouco antes do final da época. A isso seguiu-se uma passagem pelos alemães do Colónia, onde passou apenas uma época, e o eventual regresso a Portugal para o fim de carreira.

Com o cartão de sócio do Sporting no bolso, Maniche teve por fim a oportunidade de ser leão. As lesões, porém, foram impiedosas, e o médio viria a acabar por terminar contrato no fim dessa temporada, pendurando as chuteiras. Com 14 troféus no currículo.

D

Fotografias(50)

Maniche (POR)
Comentários (0)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados
Jogador