placardpt
    Inglaterra 1966
    Grandes jogos

    Portugal x Coreia do Norte: A sagração de Eusébio

    Texto por Luís Rocha Rodrigues com João Pedro Silveira
    l0
    E0

    Primeira fase de sonho

    Portugal chegara ao Mundial como um outsider, uma seleção promissora, baseada na grande equipa do Benfica e em jogadores do Sporting, que vira os dois grandes lisboetas a conquistarem troféus internacionais, mas que, como seleção, estava muito longe de convencer.

    Na sua primeira participação, Portugal "passeou" na fase inicial, batendo a Hungria com dificuldade e a Bulgária com relativa facilidade. Seguiu-se o bicampeão Brasil, derrotado com um claro 3x1. De um momento para o outro Portugal tinha de ser levado em conta e Eusébio era visto como um caso sério.

    Entre as oito melhores equipas do mundo, os lusitanos iriam enfrentar a Coreia do Norte e não podiam recusar o favoritismo.

    Um susto

    Depois do sucesso na primeira fase, os quartos-de-final reservaram um confronto épico. Novamente em Liverpool, a surpresa começou por ser enorme. Nem um minuto de jogo e já os coreanos marcavam. Aos 25' havia já um 0x3 no marcador.

    «Não nos podemos esquecer que a equipa da Coreia tinha estado dois anos a preparar-se para a competição na Alemanha do Leste e já tinham eliminado a Itália. Tinham jogadas estudadas e mecanizadas e o seu capitão, que tinha uma meia elástica, era o organizador da equipa. Era ele que, ao receber a bola, via a equipa movimentar-se de determinada forma e colocava a bola num jogador em específico», recorda o Magriço José Augusto, antes de explicar o que mudou entretanto.

    Asneiras e um esquecimento

    «Depois do 3x0, o Otto Glória chamou-me e disse-me para o marcar, para que ele deixasse de ter bola. E foi assim que começámos a mudar o jogo», um desafio que teve um momento épico ao intervalo, onde um furibundo Otto Glória rebentou a escala. As palavras contadas por quem lá estava.

    «Ao intervalo já tínhamos marcado dois golos, estava 3x2, mas o Otto Glória não nos perdoou. Disse-nos, com estas palavras: 'Seus filhos da puta, vocês deram-me a maior alegria de ter ganho aos meus irmãos brasileiros e agora estão a perder com uma equipa da Walt Disney. Vão lá para dentro, metam o colhão na garganta e comam o coreano vivo'»... E foram mesmo, como comprova o 5x3 final, com quatro de Eusébio e um de José Augusto, ele que contou outro detalhe delicioso.

    «Depois o Otto Glória foi à conferência de imprensa, nós arranjámo-nos, vestimo-nos e fomos para o autocarro. Perguntou-se: 'Está tudo? Está'. Seguimos viagem e deixámos o Otto Glória a pé. Ele chegou ao hotel todo "fodido" e começou a berrar: 'Está tudo maluco? Já ganhámos o campeonato, é?'», revelou, entre sorrisos, uma história que outros juram ter acontecido no fim do jogo com o Brasil. Num ou noutro, aconteceu, e a verdade é que o treinador teve que ir à boleia dos jornalistas para onde se encontrava a seleção.

    Portugal seguiria até à meia-final para cair às mãos da equipa da casa. O reencontro com os norte-coreanos teve de esperar décadas, até 2010 na África do Sul. À segunda ocasião, Portugal foi demolidor (7x0) e certamente que, para os lados da Coreia do Norte, ainda não se deve mencionar o nome de Portugal

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Sábado, 23 Julho 1966 - 15:00
    Goodison Park
    Menachem Ashkenazi
    5-3
    Eusébio 27' 43' (g.p.) 56' 59' (g.p.)
    José Augusto 80'
    Pak Seung-Zin 1'
    Lee Dong-Woon 22'
    Yang Seung-Kook 25'
    Estádio
    Goodison Park
    Goodison Park
    Inglaterra
    Liverpool
    Lotação40410
    Medidas100,5x68
    Inauguração0