placardpt
    Liga Portuguesa 1953/54

    1953/54: Sporting conquista o tetra

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0
    1954 viu o Sporting tornar-se o primeiro clube português a conquistar quatro campeonatos seguidos, um feito de tal dimensão que teriamos de esperar pelos anos 90 para ver outro clube igualar - e depois superar - o feito. Seria só em 1997/98, que o FC Porto bateu o recorde que os leões conquistaram nos anos 50.
     
    Um recorde que erroneamente é atribuído aos «Cinco Violinos», quando na equipa campeã de 1953/54 já não jogavam nem Fernando Peyroteo, nem Jesus Correia, e o próprio Albano só já participou em três encontros.
     
    A verdade é que a vitória não foi tão fácil como a classificação final pode deixar pensar. Quando a um terço do campeonato o Sporting seguia em quarto lugar a três pontos do líder Belenenses, poucos podiam acreditar que o leão chegaria a um histórico tetra campeonato.
     
    Mas a partir da 11.ª jornada os verde e brancos começaram a vencer jornada após jornada, acabando por conquistar o campeonato com mais sete pontos que os portistas e 11 que o Benfica, conquistando com todo o mérito o sétimo campeonato em oito edições, somando apenas só três derrotas no trajeto vencedor: Antas, Salésias e Tapadinha.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...