placardpt
      Itália 1990
      Grandes jogos

      Alemanha x Argentina: a vingança romana

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E0

      Dois adágios definem na perfeição a final do mundial de 1990: «Não há duas sem três» e «À terceira é de vez». Era a terceira vez consecutiva que a Alemanha - pela última vez ainda separada - chegava à final do Campeonato do Mundo.

      Em 1982, em Madrid, a Mannschaft caíra perante a Itália de Rossi (3x1); na Cidade do México, quatro anos mais tarde, nova derrota (2x3) com a seleção de Maradona. Agora em Roma, Itália, a possibilidade da vingança, contra a mesma Argentina que havia saído vitoriosa quatro anos antes.

      Uma final tática

      Tal como o resto do Mundial, a final de Roma foi bastante «chata» para se ser simpático. A Alemanha mostrou desde o primeiro minuto que queria vencer, mas a Argentina levou avante a mesma tática que pusera em campo até então e que com sucesso conseguira eliminar a Itália na meia-final.

      O jogo arrastou-se com uma certa dureza da parte sul-americana perante a condescendência do mexicano Edgardo Codesal. Mas, aos poucos, a «muralha» argentina abriu fendas.

      Pedro Monzón, que entrara no segundo tempo, era expulso aos 65 minutos (Gustavo Dezotti seria expulso aos 87) e as esperanças argentinas reduziam-se. Pela primeira vez na história dos mundiais, os cartões vermelhos saíam do bolso de um árbitro. À Argentina cabia a triste distinção.

      A equipa alemã, fria e paciente, foi-se acercando da área adversária, como o predador da sua presa, preparado para desferir o golpe final a qualquer momento. O desfecho chegou aos 85 minutos quando uma grande penalidade apontada por Brehme, muito contestada pelos argentinos, logo seguida da expulsão de Dezotti, traçou o resultado.

      Pouco depois o mexicano Codesal apitava para o final, a Alemanha era tricampeã mundial e igualava Brasil e Itália em troféus, oportunidade essa perdida pela Argentina. No centro do relvado, Diego Maradona chorava compulsivamente numa imagem que correu mundo. Contraste perfeito do que acontecera quatro anos antes na Cidade do México. 

      D

      Fotografias(47)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      jogos históricos
      U Domingo, 08 Julho 1990 - 19:00
      Stadio Olimpico
      Edgardo Codesal
      1-0
      Andreas Brehme 85' (g.p.)
      Tópicos Relacionados
      Estádio
      Stadio Olimpico
      Lotação70634
      Medidas105x68
      Inauguração1937