placardpt
    Chile 1962
    Grandes jogos

    Brasil x Checoslováquia: confirmação

    Texto por João Pedro Silveira
    l0
    E0

    O Estádio Nacional de Santiago recebeu uma das finais menos lembradas de sempre. Mesmo sem Pelé, o favoritismo do Escrete era inquestionável. Do outro lado, a Checoslováquia parecia ser fraca oposição para os brasileiros. Alguns ainda recordavam 1954 e a diferença que havia entre húngaros e alemães (1), lembrando que a Checoslováquia fizera bem melhor que a Alemanha em 1954, conseguindo empatar o Brasil a zero na primeira fase. 

    Os mais pragmáticos lembravam que o Brasil estava avisado e que a Checoslováquia não tinha hipóteses. Os próprios checoslovacos não estavam muito confiantes, cientes da superioridade do adversário. O treinador Rudolf Vytlačil montou o seu 4x3x3 para tentar parar a esperada avalanche canarinha.

    Com Zito e Didi nas costas, a linha avançada dos canarinhos contava com Zagallo na esquerda, Amarildo e Vavá no centro e o genial Garrincha na esquerda.
     
    Após a lesão de Pelé, o «Anjo das Pernas Tortas» assumira-se como a grande estrela da equipa, liderando a seleção, jogo após jogo até à grande final. 
    O Brasil de Aymoré Moreira estava longe da máquina ofensiva que Vicente Feola comandara quatro anos antes na Suécia. O 4x2x4 brasileiro assentava no meio campo com Zito e Didi nas costas da linha avançada formada por Zagallo na esquerda, Amarildo e Vavá no centro e o genial Garrincha na direita que após a lesão de Pelé assumira-se como a grande estrela da equipa, liderando a seleção jogo após jogo até à grande final. 

    Sem contarem com jogadores geniais como o «Anjo das pernas Tortas» (2), os europeus confiavam nas luvas de Viliam Schrojf para manterem as redes invioláveis e na qualidade de Josef Masopust, fantástico médio do Dukla de Praga ainda hoje lembrado como o melhor jogador checo de todos os tempos.

    Reviravolta

    Tal como na final de quatro anos antes, o Brasil começou a perder. Um passe longo de Adolf Scherer chegou a Masopust que não teve problemas para bater Gilmar. 1x0, a Checoslováquia saía na frente!

    Lembrando que a história nem sempre se repete, os jogadores brasileiros pegaram na bola e, dois minutos depois, Amarildo aproveitava um erro de Schrojf para empatar o jogo. 1x1, pouco durara a vantagem dos homens da Europa de Leste.

    Os checoslovacos acusaram o toque e reorganizaram-se, conseguindo aguentar os brasileiros até que o soviético Nikolay Latyshev apitou para o intervalo.

    Contudo, no segundo tempo, os 68,679 espetadores presentes no Estádio Nacional puderam confirmar a grandiosidade do futebol de Garrincha e companhia.

    Zito e Vavá fizeram mais dois golos, novamente com erros de um desalentado Schrojf, conseguindo a conquista do bicampeonato e confirmando que, mesmo sem o magistral Pelé, o Brasil estava claramente à frente da concorrência.

    --------------------------------------------------------------------------
    (1) Em 1954 a Hungria perdeu a final do mundial com a RFA por 2x3 depois de ter vencido por 8x3 na primeira fase da prova. 
    (2) «Anjo das Pernas Tortas» era uma das mais famosas alcunhas de Garrincha.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Domingo, 17 Junho 1962 - 19:30
    Nacional de Santiago
    Nikolay Latyshev
    3-1
    Amarildo 17'
    Zito 69'
    Vavá 78'
    Josef Masopust 15'
    Estádio
    Nacional de Santiago
    Nacional de Santiago
    Chile
    Ñuñoa, Santiago de Chile
    Lotação65127
    Medidas105 x 68
    Inauguração1938