placardpt
      Liga dos Campeões 2003/04
      Grandes jogos

      Man United x FC Porto: A glória nos descontos

      Texto por Pedro Marques Silveira
      l0
      E0

      Antes de ser o Special One, Mourinho apresentou-se ao mundo com uma célebre correria junto à linha lateral para festejar o golo de Costinha, no último minuto, que garantiu a qualificação dos dragões para os quartos da Liga dos Campeões de 2003/04, que venceriam. Mas voltemos ao princípio, duas semanas antes, na Cidade Invicta...

      Vitória suada made in South Africa

      No Dragão, o FC Porto olhava o gigante inglês de frente. O ainda recentemente inaugurado anfiteatro portista encheu-se de fãs - dos dois clubes - para presenciar uma partida que prometia. 

      Alex Ferguson escalou um onze ambicioso, onde na frente pontificava a dupla Van Nistelrooy-Saha, deixando no banco o ainda jovem Cristiano Ronaldo. Por sua vez, Mourinho apostava num meio-campo reforçado com Pedro Mendes e o russo Alenichev. Costinha ficava guardado para a segunda mão...

      O jogo no Dragão foi espetacular. Os azuis e brancos foram surpreendidos pelo golo madrugador do sul-africano Fortune, que aproveitou uma defesa incompleta de Baía, mas reagiram com dois golos do também sul-africano Benni McCarthy, o segundo dos quais uma cabeçada extraordinária que Tim Howard apenas acompanhou com os olhos. No fim, Roy Keane foi expulso e o treinador escocês ganhou uma dor de cabeça para a segunda-mão. 

      Olhar o gigante nos olhos

      Duas semanas depois, o FC Porto chegou ao Teatro dos Sonhos para jogar o jogo pelo jogo, tentando não cair no risco de esperar pela iniciativa dos locais. 

      Mourinho escolheu um onze votado para o sucesso e atrás o quinteto que era garantia de sucesso: Baía, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente e Paulo Ferreira. No miolo havia a magia de Deco, o encanto de Alenichev, o pulmão de Maniche e a regra e ordem de Costinha. Na frente, Carlos Alberto e Benni McCarthy tinham ordem para pôr a defesa mancuniana em xeque. 

      Apesar das cautelas lusas, a toada do jogo revelou um Manchester incisivo na procura do golo. Ao 23º minuto, o holandês van Nistelrooy apareceu isolado, mas Baía roubou-lhe o golo. Contudo, os ingleses não desistiram e a pressão acabou por dar frutos com o golo de Scholes aos 32 minutos. 

      Mesmo a chegar ao intervalo, o médio inglês podia ter bisado, mas o russo Ivanov invalidou o golo por fora de jogo depois da indicação errada do auxiliar. 

      Golpe de teatro

      Se na primeira parte, aqui e ali, o FC Porto já tinha deixado a defesa dos red devils em sentido, na segunda parte, muito por fruto das alterações de Mourinho, o campeão português foi apertando o «nó górdio» em volta dos ingleses, como que asfixiando o adversário, adormecendo a fera e esperando pelo momento exato para desferir o golpe final.

      Um golo que fica na memória da liga milionária @Getty / PAUL BARKER
      No banco, Ferguson percebeu o objetivo de Mourinho e lançou Cristiano Ronaldo para espevitar o jogo, mas há muito que o treinador luso antecipara as jogadas do escocês: pouco depois entrou Ricardo Fernandes para o lugar de Alenichev, com as últimas fichas a serem apontadas no jogo direto.

      O Manchester aceitou o repto e recuou mais um pouco, acabando por pagar caro no minuto 90 quando Costinha foi mais rápido que os defesas e chegou primeiro à bola defendida por Howard, rematando para a baliza com convicção. O médio avançou para a bandeirola de canto, perseguido pelos colegas, mas imagem de marca da vitória portista foi a épica corrida de Mourinho junto à linha final.

      Minutos depois, Ivanov apitou para o fim do jogo e o FC Porto fez história, abrindo caminho para uma aventura que seria coroada de sucesso, alguns meses depois, em Gelsenkirschen.

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Lembro-me bem. . .
      2024-03-09 11h44m por Platinum_Returns
      . . . em particular da câmara filmar, imediatamente antes da marcação do livre que deu o golo do empate, dois meninos na bancada; um deles estava com um ar muito apreensivo a olhar para o relvado, enquanto o outro, arrogante e presunçoso, ria-se e dizia palavras ao amigo ao lado dele, possivelmente "tá ganho, estes gajos n valem nada". Que lindo. Só gostava de ter visto a câmara novamente a filmar esse miúdo depois do Costinha ter marcado golo.
      jogos históricos
      U Terça, 09 Março 2004 - 19:45
      Old Trafford
      Valentin Ivanov
      1-1
      Paul Scholes 32'
      Costinha 90'
      Estádio
      Old Trafford
      Old Trafford
      Inglaterra
      Manchester
      Lotação75643
      Medidas105x68m
      Inauguração1910