placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2018/01/22
    E0
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.
    É de todos bem conhecido o quadro em que se move o nosso desporto em geral mas muito particularmente o futebol como a modalidade que a larga distância merece o interesse de uma esmagadora maioria dos portugueses.
     
    Há três clubes a que de forma mais ou menos se parola se chama os “grandes” e depois todos os outros com dimensões diferentes mas que se encontram em patamares competitivos que só quando o “rei faz anos” lhe permite incomodarem os tais três que são “donos disto tudo”.
     
    É certo que nalgumas modalidades, como o voleibol com o Sporting de Espinho ou o andebol com o ABC, existem clubes que conseguem de forma eficaz contrariar o predomínio dos três do costume e ganharem de forma consequente campeonatos e taças mas são de alguma forma a excepção que confirma a regra.
     
    Regra que no futebol tem pouquíssimas excepções.
     
    Em títulos apenas Belenenses e Boavista (e apenas por uma vez) conseguiram até hoje quebrar o monopólio embora clubes como os dois Vitórias, o Braga e a a Académica tenham andado lá perto enquanto em Taças de Portugal (uma competição apesar de tudo muito mais...democrática) já diversos clubes as conseguiram ganhar embora sem quebrarem o claro predomínio dos três clubes que já sabemos.
     
    Em Portugal há hoje, abaixo de Benfica,Porto e Sporting, muito pouco clubes que tenham possibilidades de ambicionarem um salto qualitativo que os projecte para patamares próximos desses três colocando-os em posição de com eles discutirem titulos (mais difícil) e apuramentos para a Liga dos Campeões (menos difícil) de forma a equilibrarem um futebol cronicamente desequilibrado e transmitirem mais emoção e competitividade às competições nacionais.
     
    Com Belenenses e Boavista longe de tempos de glória que dificilmente voltarão, com o Vitória de Setúbal mergulhado em crónicos problemas financeiros que tem inegável repercussão na valia das suas equipas, com a Académica a jogar no segundo escalão e sem uma correspondência em termos de adeptos ao seu historial, restam apenas dois clubes cujo potencial de crescimento lhes permite ambicionar darem o tal salto para o patamar acima.
     
    Vitória Sport Clube, de Guimarães, e o Sporting Clube de Braga.
     
    Os dois velhos rivais minhotos cuja rivalidade vai muito para lá da mera rivalidade entre dois clubes desportivos porque é nos tempos correntes a face mais visível de uma rivalidade milenar entre duas comunidades vizinhas.
     
    Ambos tem, de há muito, essa pretensão de crescerem e disputarem com os “donos disto tudo” os lugares cimeiros das provas nacionais, de conquistarem títulos e troféus, de serem primeiras figuras das nossas competições.
     
    Sendo verdade que ambos já conseguiram de quando em vez incomodar os tais três (ainda em tempos recentes o Vitória ganhou uma Taça ao Benfica e o Braga outra ao Porto), que ambos já disputaram em tempos diferentes o titulo quase o vencendo, é igualmente verdade que quer um quer outro estão ainda bastante longe de poderem de forma consolidada serem outsiders constantes desses três clubes.
     
    É certo que nesta última década o Braga fez bastante mais por isso do que o Vitória, como o provam as classificações na Liga e os percursos europeus de um e de outro, restando aos vitorianos a parca (mas importante apesar de tudo) consolação de em termos de envolvimento afectivo com a comunidade e em termos de número de adeptos continuar claramente à frente do seu velho rival.
     
    Mas o percurso ascensional do Braga nesta década e o extraordinário apoio popular em torno do Vitória (que permite aos vitorianos dizerem que no D.Afonso Henriques todos são pequenos excepto o Vitória) sendo importantes são ainda assim insuficientes para garantirem o tal salto para o patamar acima.
     
    É preciso mais.
     
    E esse mais terá de passar inevitavelmente por alguns parâmetros.
     
    Reforçar a influência nos orgãos dirigentes do futebol como a Liga e a Federação para que dessa forma possam contrariar aquilo que de há muito existe a criar desequilíbrios no nosso futebol a favor dos tais três.
     
    Conquista de posições na comunicação social que permitam que esses clubes também tenham opinião nos espaços de comentários das televisões que estão actualmente (e desde sempre aliás) entregues a comentadores “vermelhos”, “azuis” e “verdes” que na fiel interpretação das cartilhas condicionam muita coisa.
     
    Parcerias internacionais que lhes permitam dispor nas suas equipas, em termos quantitativos e quaitativos, de jogadores a que de outra forma nunca poderão chegar.
     
    Galvanização das suas massas adeptas em torno de projectos desportivos sólidos, ambiciosos e ganhadores,por etapas, que lhes permitam aumentar o número de adeptos assim contrabalançando os desequilibrios actualmente existentes.
     
    E exigindo, juntamente com todos os outros desfavorecidos, uma distribuição muito mais justa dos dinheiros da televisão a exemplo do que acontece noutros paises.
     
    Por esse caminho acredito que Vitória e Braga conseguirão, mais dia menos dia, contribuir para uma “democratização” do nosso futebol e para que este se torne,consequentemente, mais competitivo, mais verdadeiro e mais atractivo.


    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa