placardpt
    A preto e branco
    Luís Cirilo Carvalho
    2017/11/20
    E7
    "A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

    Amanhã pode ser o início de um processo de mudança no nosso futebol, com a reunião do denominado G-15 no Porto, mas também pode não passar de uma tentativa que dá em nada se os clubes envolvidos não tiverem a coragem e o discernimento de levarem o assunto por diante.

    Vamos por partes.

    Segundo a comunicação social tem divulgado, mas perante o silêncio de alguns deles, os quinze clubes da Liga NOS a que não chamam “grandes”, descontentes com o rumo que o nosso futebol vai levando, agendaram uma reunião a quinze, dela excluindo Benfica, Porto e Sporting, para debaterem problemas que são comuns a todos eles mas que nada dizem aos outros três, a quem comummente se pode chamar os “donos disto tudo”.

    Sob a liderança de Sporting de Braga, Marítimo e Belenenses (pelo menos os respectivos presidentes têm sido os mais visíveis), os clubes pretendem discutir matérias que vão dos direitos televisivos, que são um dos vértices do triângulo de poder dos chamados “grandes” (os outros são a arbitragem e a comunicação social quase toda), à regulamentação dos campeonatos, passando pelo triste espectáculo que Benfica, Porto e Sporting têm dado com as suas guerras, guerrinhas e guerrilhas constantes, que apenas servem para estragar a imagem da indústria do futebol e afastar patrocinadores e adeptos.

    É evidente que estes quinze clubes (a confirmar-se que todos estão neste movimento) têm toda a razão para este verdadeiro “grito do Ipiranga” que agora dão.

    Desde logo porque os “DDT” não jogam sozinhos, o campeonato não é só deles, sem os outros não poderiam competi,r mas na hora de distribuírem as receitas televisivas assiste-se à pouca vergonha de os três levarem o grosso do bolo, enquanto aos outros tocam percentagens bem inferiores e desfasadas da realidade.

    Claro que, por razões de audiência, seria impensável que todos recebessem o mesmo e aceita-se que quem tem mais adeptos, e portanto mais telespectadores, receba mais do que aqueles que nessa matéria (e não importa agora e aqui discutir as razões disso) são pouco mais que residuais ou que, tendo números que não envergonham, ainda assim andam longe dessas realidades.

    Isso é uma coisa.

    Outra, a discrepância que existe que contribui para que o fosso entre os três e os outros seja cada vez maior, com prejuízo do equilíbrio interno das competições, mas também da prestação das equipas portuguesas que, nas competições europeias, acabam por encontrar uma competitividade a que não estão habituadas.

    E por isso a exigência de mudar.

    Que só pode ser no sentido de uma negociação centralizada dos direitos televisivos, feita por uma Liga que não a Liga do Proença, que já deu sobejas mostras de ser incapaz de se libertar das velhas “amarras”, e na qual o “bolo” a distribuir tenha duas “fatias".

    Uma a distribuir igualmente por todos e outra em função das classificações obtidas.

    Só assim existirá uma distribuição equitativa, justa e que permita equilibrar minimamente as competições.

    Mas também na arbitragem há que mudar.

    Nomeadamente transformando o vídeo-arbitro num verdadeiro auxiliar da verdade desportiva e acabando com aquilo que ele tem sido e que é ser mais um factor de protecção e favorecimentos dos “donos disto tudo”, como semana após semana se vem assistindo.

    Também na área da comunicação social, especialmente das televisões e da descarada protecção e promoção que oferecem a Benfica, Porto e Sporting, bem como aos seus patrocinadores, os clubes têm de tomar posições firmes e exigir equidade no tratamento, no acesso à opinião televisiva, na cobertura justa das suas actividades e na divulgação da suas posições.

    O G-15 é um movimento justo e que tem toda a razão de ser.

    Se algum defeito tem é pecar pelo atraso, porque já devia ter surgido há muitos anos, de molde a evitar a triste situação que temos hoje de um futebol sem credibilidade, com a verdade desportiva pelas ruas da amargura e com uma imagem pública cada vez mais semelhante às rixas de taberna por culpa exclusiva dos chamados “grandes”, dos seus responsáveis e alguns funcionários.

    A pergunta para o milhão de dólares é, contudo, esta:

    Terá o movimento a força, a coragem e a liberdade de avançar rumo ao pretendido ou vai ser sabotado por alguns “cavalos de Troia” que sempre surgem nestas oportunidades dispostos a venderem-se por um prato de lentilhas a que também se pode, neste caso, chamar empréstimos de jogadores?

    Essa é a questão fundamental.

    Que pode transformar esta terça-feira no princípio de uma revolução no nosso futebol ou apenas numa declaração de intenções sem qualquer efeito prático.

    A ver vamos…



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    1King
    2017-11-21 16h35m por otario007
    És filosofo? É que esses argumentos são dignos de Aristotle.
    amo-te-vitoria
    2017-11-21 16h34m por otario007
    Os direitos todos juntos devem valer uns 170/180 milhoões (soma dos individuais, mais coisa menos coisa). O que dá um valor à volta de 10 milhoes por equipa. Assumamos que o 1º lugar ganha 15 milhoes em direitos, achas que algum clube grande consegue-se aguentar lá fora sabendo que a partir de agora em todas as epocas em vez de vender 2 jogadores tem de vender 3? Sim porque caso nao saibas o dinheiro nao chove em Portugal e os grandes teriam de arranjar maneiras de compensar a queda de rendi...ler comentário completo »
    100% de acordo
    2017-11-21 15h31m por 1King
    Atenção: n vale a pena discutir este tema com estarolas, é como tentar chegar à razão com um frigorífico.
    otario007
    2017-11-21 15h12m por amo-te-vitoria
    Esquece, já vi que não vais conseguir entender. Ninguém falou em distribuição equitária, mas sim mais equilíbrio. Nunca poderá ser um receber 40 ou 50 milhões e outro 1, 5 ou 2 milhões.
    Isto só lá vai quando os parolos dos 15 deixarem os 3 eucaliptos a jogar sozinhos.
    Eles que façam um campeonato a 15 voltas . . .
    amo-te-vitoria
    2017-11-21 14h43m por otario007
    O benfica tem 30 vezes a assistencia do Moreirense ou Tondela. É completamente normal que se tem uma massa adepta muito maior, tenham um maior orçamento. Se distribuires tudo igualmente Portugal passa a lutar contra equipas como a Holanda, Belgica ou Polonia. Se quiseres continuar a ver 3 clubes portugueses na champions (eu sei que portugal so vai ter 2 para o ano, mas honestamente acho que é uma questão de tempo até voltarmos a ultrapassar a russia), tens de te habituar que a vida não é ...ler comentário completo »
    otario007
    2017-11-21 09h06m por amo-te-vitoria
    O problema não é o dinheiro que entra ou é gerado. O problema é a forma como essa receita, pouca ou muita, é distrubuída.
    Só a título de exemplo o Porto e o Benfica, têm um orçamento 30 vezes, repito 30 vezes superior a equipas como o Moreirense ou Tondela, por exemplo o orçamento do benfica e porto é 90 milhões, estas equipas têm orçamentos de 3 milhões.
    Achas isto normal e bom para um campeonato?
    Escritor
    2017-11-20 23h13m por otario007
    O que este escritor não percebe é que o futebol, como tudo na vida, é motivado por dinheiro. Portugal pura e simplesmente não tem uma população grande o suficiente para conseguirem competir com as maiores ligas extrangeiras, o que significa que não entra dinheiro suficiente porque ninguém extrangeiro se preocupa com a nossa liga. Mais, isto também prova a razão da comunicação social não se interessar pelos outros clubes, porque é que iriam gastar dinheiro em cobrir clubes em que só meia d...ler comentário completo »

    OPINIÕES DO MESMO AUTOR

    Devem ter rejubilado, FPF e patrocinadores da prova, quando constataram que as meias-finais da Taça de Portugal iam ser disputadas pelos quatro clubes com maior número de adeptos, o que ...
    04-04-2024 14:50
    O jogo da passada quinta feira, em Guimarães, e o da próxima terça feira, na Eslovénia, serão as últimas oportunidades para Roberto Martinez tirar algumas ...
    24-03-2024 19:50E3
    Fica já o alerta  para os leitores deste texto de que ele apenas compara realidades e não é nenhum tipo de crítica a ninguém pese embora os ...
    07-03-2024 18:03E5
    Opinião
    Treino Invisível
    Pedro Filipe Maia
    Oitava Arte
    Álvaro Costa
    O Melhor dos Jogos
    Carlos Daniel
    O sítio dos Gverreiros
    António Costa